Apoio ao aluno estrangeiro

Apoio ao Aluno Estrangeiro

Pretende-se proporcionar aos alunos provenientes do estrangeiro, que vão chegando ao AE ao longo do ano e sem domínio da língua portuguesa, uma integração mais rápida e facilitadora do seu sucesso escolar com base no perfil sociolinguístico.

As atividades desenvolvidas ajudarão os alunos a acelerar o domínio das suas competências linguísticas, de forma a assegurar a sua plena integração.

Projeto All Included

O projeto All Included surgiu como resposta à necessidade premente de promover a inclusão de jovens estrangeiros recém-chegados ao nosso sistema educativo.

Reconhecendo os desafios únicos enfrentados por esses alunos, o projeto visa proporcionar um ambiente de aprendizagem acolhedor e inclusivo, onde todos os alunos têm a oportunidade de alcançar o sucesso académico e social. Para além da barreira linguística, verifica-se também, a nível curricular, diferenças muito significativas entre o currículo do país de origem destes alunos e o currículo nacional. 

A Gestão Curricular que a seguir se apresenta é a metodologia que temos vindo a desenvolver nos últimos 6 anos, no âmbito do PPM TEIP, para acolher e manter esses jovens motivados não só nas aprendizagens, mas também no desenvolvimento de um sentido de pertença. 

Realizado o diagnóstico e de acordo com a equivalência de estudos, o aluno será integrado numa turma correspondente ao seu ano de escolaridade, designada por Turma de Origem (TO). Em coordenação com os professores da Turma de Origem, a Equipa Multidisciplinar define a medidas educativas a mobilizar, que podem ser de natureza linguística e/ou curricular, bem como as disciplinas que o aluno irá frequentar na Turma de Origem e na Turma de Acolhimento (TA)-ALL INCLUDED, assegurando sempre a frequência na Turma de Origem.

Assim, a Turma de Acolhimento – ALL INCLUDED pode integrar alunos de diferentes anos de escolaridade, sendo as aprendizagens essenciais das diferentes disciplinas trabalhadas numa perspetiva de ciclo. O aluno integra a Turma de Origem em todas as componentes do currículo quando atingir um nível de proficiência linguística que lhes permita frequentar todas as disciplinas nessa turma de origem/matrícula, isto é, o nível B1 de proficiência linguística.

Português Língua Não Materna – PLNM

A disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM) é um programa educativo destinado a alunos que têm o português como segunda língua, ou seja, que não são falantes nativos dessa língua. Esta disciplina é oferecida principalmente em contextos escolares onde há uma necessidade de integrar estudantes de diversas origens linguísticas e culturais.

Para ter acesso à disciplina, cada estudante tem de fazer um teste de conhecimento linguístico. Com base no resultado, a escola decide se tem acesso à disciplina de Português Língua Não Materna e que apoios pode receber.

Conforme o resultado do teste, cada estudante pode ficar num destes escalões:

  • iniciação (A1/A2)
  • intermédio (B1)
  • avançado (B2/C1).

OBJETIVOS:
Desenvolvimento de Competências Linguísticas:
Melhorar a proficiência dos alunos na língua portuguesa em termos de compreensão oral, expressão oral, leitura e escrita.

Integração Escolar e Social:
Facilitar a integração dos alunos no sistema educativo e na sociedade em geral, ajudando-os a se adaptar ao ambiente de ensino e às práticas culturais do país.

Promoção da Interculturalidade:
Incentivar a valorização da diversidade cultural e linguística, promovendo um ambiente de respeito e inclusão.

Preparação Acadêmica: Fornecer o suporte necessário para que os alunos possam acompanhar as demais disciplinas curriculares ministradas em português, garantindo que tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem que os falantes nativos.

A abordagem pedagógica da PLNM é adaptada às necessidades dos alunos, levando em consideração o nível de proficiência linguística de cada um. Isso pode incluir a utilização de materiais específicos, métodos de ensino diferenciados e avaliações ajustadas à realidade dos alunos que estão aprendendo o português como língua não materna.
A disciplina de PLNM desempenha um papel crucial na educação inclusiva, ajudando a criar um ambiente de aprendizagem mais equitativo e acolhedor para todos os estudantes, independentemente de sua língua materna.

Português Língua de Acolhimento – PLA

Os cursos de Português Língua de Acolhimento – PLA são uma ferramenta essencial para a integração dos imigrantes em Portugal, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento pessoal e profissional através da aprendizagem da língua portuguesa.

Diurno e Noturno

Os cursos de Português Língua de Acolhimento (PLA) permitem elevar a capacidade de expressão e compreensão da língua portuguesa, junto de adultos imigrantes em Portugal, e facilitar o seu processo de integração social, profissional e cívico, contribuindo para a prevenção da discriminação em função da origem e promovendo a igualdade.

Os cursos de Português Língua de Acolhimento tem como objetivo promover a sua integração social, profissional e cultural através do aprendizado do português. Estes cursos são parte das políticas de acolhimento e inclusão de imigrantes, facilitando a sua comunicação e participação na sociedade portuguesa.

Destinam-se a cidadãos imigrantes, adultos, com idade igual ou superior a 16 anos, desempregados ou ativos empregados, cuja língua materna não é a portuguesa e/ou que não detenham competências básicas, intermédias ou avançadas, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).