Cursos CEF 

Cursos de Educação e Formação

Os CEF são uma importante estratégia para a inclusão e valorização dos jovens no sistema educativo, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para uma inserção mais eficaz no mundo do trabalho e, simultaneamente, promovendo a continuidade dos seus estudos.

Cursos CEF

Os Cursos de Educação e Formação (CEF) são uma modalidade de ensino disponível no Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres destinada a jovens que abandonaram ou estão em risco de abandonar o sistema educativo sem terem concluído o ensino básico ou secundário.

Estes cursos oferecem uma via alternativa para a conclusão dos estudos obrigatórios, combinando formação teórica com formação prática, e visam proporcionar uma qualificação profissional que facilite a inserção no mercado de trabalho.

Assistente de Cabeleireiro – T2

Brevemente disponível mais informação

Empregado/a de Restaurante/Bar – T2

Brevemente disponível mais informação

Operador de Jardinagem – T3

Brevemente disponível mais informação

Destinatários:
Estes cursos são dirigidos a jovens a partir dos 15 anos que não completaram o ensino básico ou secundário, e que necessitam de uma abordagem mais prática e orientada para o mercado de trabalho.

Estrutura:
Os cursos combinam componentes de formação geral (matemática, português, etc.) com componentes de formação tecnológica e prática, que são adaptadas ao perfil e às necessidades dos alunos.

Níveis:
Existem diferentes níveis de CEF, correspondendo a diferentes graus de qualificação:

  • Tipo 2: Para alunos que tenham completado o 6º ano de escolaridade ou que tenham frequentado o 7º ou 8º ano sem os ter concluído;
  • Tipo 3: Destinado a alunos que tenham frequentado o 8º ou 9º ano de escolaridade sem os ter concluído;


Certificação:
Ao concluir um CEF, o aluno pode obter um certificado de qualificação profissional de nível 1 ou 2, dependendo do tipo de curso frequentado. Em alguns casos, também pode obter a equivalência ao 6º, 9º ou 12º ano de escolaridade.

Objetivos:

  • Combater o abandono escolar precoce;
  • Promover a integração no mercado de trabalho;
  • Incentivar a continuação dos estudos, permitindo que os alunos prossigam para outros níveis de ensino ou formação.