O AGRUPAMENTO

O Agrupamento

Reconhecendo a importância fundamental que a instituição escolar desempenha na vida das crianças e jovens, nas suas famílias, na comunidade local e na sociedade em geral, o Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres esforça-se por atender aos desafios apresentados pela sua população estudantil. O objetivo é criar um ambiente escolar distinto que fomente o sucesso académico e educativo dos alunos.

Para alcançar este objetivo, o agrupamento procura desenvolver processos eficazes de comunicação e uma pedagogia baseada em incentivos, além de tomar decisões que promovam o “Saber”, o “Saber Fazer” e o “Saber Ser”.

História

A história deste Agrupamento de Escolas é profundamente marcada pela multiculturalidade da sua população, pelo mar e pelo turismo. A cidade é um microcosmo de diversidade cultural, onde tradições locais convivem harmoniosamente com influências globais. Esta riqueza cultural é personificada no patrono do Agrupamento, a investigadora Laura Ayres, cujo trabalho exemplar em saúde pública e investigação científica lhe conferiu reconhecimento a nível nacional e internacional. Além das suas extensas praias de águas cálidas e ambiente acolhedor.

Quarteira é uma terra do Algarve, de Portugal e do Mundo, onde a convivência de diferentes culturas e o desenvolvimento contínuo se refletem diretamente na missão e nos valores do Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres. A cidade e o Agrupamento caminham juntos, de mãos dadas, na procura pela excelência educativa e na promoção de uma comunidade inclusiva e dinâmica.

Origem

O Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres, constituído em agosto de 2010, resultou da agregação do Agrupamento S. Pedro do Mar com a Escola Secundária Drª Laura Ayres. Desde então, tem sido uma prioridade aproveitar todas as oportunidades resultantes desta união, com o objetivo de consolidar um Projeto Educativo coeso e abrangente, que garanta uma trajetória educativa contínua de qualidade, desde o pré-escolar até ao ensino secundário.

A mobilização de toda a comunidade educativa em torno de um projeto comum foi fundamental para o sucesso deste processo, promovendo um ambiente de colaboração e envolvimento que beneficia diretamente os alunos e restante comunidade escolar. Esta abordagem resultou num ambiente educativo acolhedor e dinâmico, facilitador da transição dos alunos entre os diferentes ciclos de ensino; promoveu uma harmonização curricular eficaz, bem como a partilha ativa de recursos e métodos pedagógicos inovadores, além da otimização da gestão dos recursos humanos.