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Avaliação Institucional
A avaliação institucional do Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres refere-se a um processo estruturado de análise e reflexão sobre o desempenho escolar, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade da educação e identificar áreas de melhoria na prestação dos serviços educativos.
A Lei 31, de 20 de dezembro de 2002, regulamenta o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior. Este normativo faz depender a avaliação das escolas de dois mecanismos avaliativos diferentes, mas complementares: os processos de autoavaliação implementados nas próprias escolas e a avaliação externa desenvolvida pela IGEC.
A autoavaliação das escolas é obrigatória e permanente. É um processo sistemático que visa analisar e melhorar a qualidade e a eficácia do ensino e das operações dentro de um conjunto de escolas que funcionam sob uma gestão comum.
São instrumentos de prestação de contas o relatório anual de atividades, o relatório de autoavaliação e a conta de gerência, de caráter contabilístico.
A autoavaliação tem como referência os seguintes aspetos definidos na lei:
- grau de concretização do Projeto Educativo;
- nível de execução de atividades que contribuam para o desenvolvimento da escola;
- desempenho dos órgãos de administração e gestão das escolas;
- sucesso escolar;
- prática de uma cultura de colaboração entre os membros da comunidade educativa.
Deve ainda incluir as conclusões da monitorização da implementação das medidas curriculares, dos recursos e estruturas de suporte à educação inclusiva (art.º 33.º da Lei n.º 116/2019, de 13 de setembro).
Em 2023/24, com um compromisso contínuo de melhoraria, o Agrupamento iniciou a implementação do modelo integrado CAF Educação (Common Assessment Framework), também conhecido como Estrutura Comum de Avaliação. A CAF é um modelo europeu de avaliação da qualidade originalmente aplicado ao setor público, agora adaptado especificamente para o contexto educativo.
A adoção deste modelo integra-se numa estratégia mais ampla que inclui também o Referencial da Avaliação Externa e o EQAVET – Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional, visando garantir uma gestão educativa de qualidade, orientada para a melhoria contínua e o desenvolvimento integral dos nossos alunos.
Este modelo permite uma avaliação integrada dos nossos processos, economizando recursos e tempo, e proporcionando uma visão abrangente que orienta as nossas práticas educativas.
A Equipa de Autoavaliação
A equipa de autoavaliação (EAA) do Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres é constituída da seguinte forma:
Equipa Permanente:
- Oito docentes (um de cada nível de ensino ou departamentos), incluindo um elemento pertencente à Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI);
- Um docente coordenador(a) da equipa;
- Dois elementos da direção (diretor(a) e outro elemento).
De forma a assegurar a representatividade e a participação da comunidade educativa no processo de autoavaliação do agrupamento, a equipa de autoavaliação desenvolve a sua atividade em articulação com um grupo consultivo, que coopera e participa no processo de avaliação da escola.
Elementos variáveis:
- Dois pais/EE (podem pertencer, mas não necessariamente, a uma associação de pais/EE);
- Dois alunos (para se irem substituindo quando um não pode estar presente, de preferência um do 10º e outro do 9º ano, para que possam continuar a participar nos anos seguintes);
- Um assistente técnico;
- Um assistente operacional;
- Um elemento do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF)/Serviços de Psicologia e Orientação Escolar (SPO);
- Um elemento da comunidade/parceiros estratégicos (por exemplo, autarquia, junta de freguesia ou outro);
- A EAA poderá ainda integrar outros elementos do agrupamento, cujo contributo seja considerado relevante no âmbito dos trabalhos em curso, podendo esse contributo assumir um carácter permanente ou temporário.
Questionários de autoavaliação – 25 a 29 de novembro
A equipa de autoavaliação do agrupamento informa que, na semana de 25 a 29 de novembro, irão…