equipa multidisciplinar
de apoio à educação inclusiva

Equipa Multidisciplinar de apoio à Educação Inclusiva

A Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) é um grupo de profissionais especializados que trabalham em conjunto para promover a inclusão e apoiar a diversidade no Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres. Esta equipa é parte integrante do sistema educativo, especialmente em contextos onde é necessário assegurar que todos os alunos, incluindo aqueles com necessidades educativas especiais, tenham acesso equitativo à educação de qualidade.

Coordenadora da Educação Especial
Lina Caldeira

Contactos
T: 289 301 863
E: emaei@esla.edu.pt

É uma estrutura de apoio aos conselhos de turma empenhada na identificação das barreiras à aprendizagem dos alunos que propõe estratégias para as ultrapassar, de modo a assegurar que cada aluno tenha acesso ao currículo e às Aprendizagens Essenciais de cada disciplina e a potenciar o desenvolvimento do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

A EMAEI, no Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres, é uma componente vital do sistema educativo que trabalha para garantir que todos os alunos, independentemente das suas circunstâncias ou necessidades, tenham a oportunidade de alcançar o seu pleno potencial académico e pessoal.


COMPOSIÇÃO
Elementos permanentes:

  • Um dos docentes que coadjuva o diretor;
  • Um docente de educação especial;
  • Três membros do conselho pedagógico com funções de coordenação pedagógica de diferentes níveis de educação e ensino;
  • Um psicólogo.


Elementos variáveis:

  • O diretor de turma/docente titular de grupo/turma do aluno;
  • O coordeador de estabelecimento;
  • Outros docentes do aluno;
  • Assistentes operaconais;
  • Assistentes sociais;
  • Técnicos que intervêm com o aluno;
  • Pais ou encarregados de educação.


FUNÇÕES

Avaliação e diagnóstico: Identificação das necessidades específicas dos alunos através de avaliações multidisciplinares.
Planeamento e implementação de estratégias educativas: Desenvolvimento de planos educativos individualizados (PEI) para alunos com necessidades especiais.
Formação e aconselhamento: Oferecimento de formação e apoio contínuo aos professores e outros funcionários da escola para garantir práticas inclusivas.
Apoio direto aos alunos: Intervenções diretas, como terapias, adaptações curriculares, e apoio emocional.
Colaboração com as famílias: Trabalhar com as famílias para assegurar que os alunos recebam apoio contínuo tanto na escola como em casa.
Monitorização e avaliação: Acompanhamento do progresso dos alunos e ajuste das intervenções conforme necessário.


OBJETIVOS
Promover a inclusão: Assegurar que todos os alunos, independentemente das suas habilidades ou dificuldades, tenham oportunidades equitativas para aprender e participar na vida escolar.
Prevenir a exclusão: Identificar e remover barreiras que possam impedir a participação plena dos alunos no ambiente educativo.
Apoiar a diversidade: Valorizar e responder à diversidade dos alunos, contribuindo para um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor.