Programa Integrado de Educação e FormaçãO

Programa Integrado de Educação e Formação – PIEF

O Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) é uma medida socioeducativa, de caráter temporário e excecional, a adotar depois de esgotadas todas as outras medidas de integração escolar, que visa favorecer o cumprimento da escolaridade obrigatória e a inclusão social, conferindo uma habilitação escolar de 2.º ou 3.º ciclo.


PARA QUEM É:

Este programa destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, à data de 1 de setembro que, no momento da sinalização não frequentem, injustificadamente, as atividades letivas previstas no calendário escolar há mais de 20 dias úteis, seguidos ou interpolados, e estejam abrangidos por, pelo menos, uma das seguintes situações socioeducativas:

  • Desfasamento etário igual ou superior a 3 anos face ao nível de ensino frequentado, tendo por referência um percurso escolar iniciado aos 6 anos de idade;
  • Situação de risco e/ou perigo conforme Artigo 2.º da Lei n.º 147/99, de 1 de setembro, na sua redação atual;
  • Existência de processos de promoção e proteção, tutelares educativos ou processos penais.


OBJETIVOS:

  • Reinserção Escolar: Proporcionar condições para que jovens que abandonaram a escola ou estão em risco de abandono retornem ao sistema educativo;
  • Educação e Formação: Combinar uma educação formal com uma orientação profissional para preparar os jovens para o mercado de trabalho;
  • Inclusão Social: Promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades, combatendo a exclusão e a marginalização.


CARACTERÍSTICAS:

  • Abordagem Integrada: O Programa integra componentes de educação, orientação profissional e apoio psicossocial, ajustando-se às necessidades específicas de cada participante;
  • Personalização: São desenvolvidos planos de intervenção personalizados para cada aluno, tendo em conta as suas competências, interesses e dificuldades;
  • Apoio Multidisciplinar: Envolve uma equipa multidisciplinar que pode incluir formadores, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais;
  • Parcerias Locais: Muitas vezes, o PIEF é implementado em parceria com entidades como centros de formação profissional, empresas e organizações comunitárias;
  • Atividades Práticas: Inclui atividades práticas e formativas que visam desenvolver competências básicas, técnicas e sociais dos alunos.


IMPACTO:

  • Redução do Abandono Escolar: Contribui para a diminuição das taxas de abandono escolar, oferecendo alternativas e suporte contínuo;
  • Preparação para o Trabalho: Melhora a empregabilidade dos jovens ao fornecer competências e qualificações relevantes para o mercado de trabalho;
  • Inclusão Social e Cidadania: Fomenta a inclusão social e a participação ativa dos jovens na comunidade, promovendo um desenvolvimento integral.


O Programa Integrado de Educação e Formação, do Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres, promove estratégias que tentam combater o abandono escolar e a exclusão social. Numa perspetiva diferenciadora de aprendizagens, a equipa técnico-pedagógica trabalha numa dinâmica de projeto transversal a todas as disciplinas. As atividades, que integram os projetos, são aprovadas no Plano Anual de Atividades. Não incidindo sobre as características individuais de cada projeto e subsequentes atividades, todos têm como objetivo desenvolver competências, combater o abandono escolar, promover a autoestima e o sentido de pertença e de confiança a um espaço.