Ensino Básico – 2º Ciclo
O 2º Ciclo do ensino básico é uma fase significativa na educação das crianças, proporcionando-lhes uma educação abrangente e preparatória para etapas educativas subsequentes. É um período de crescimento intelectual, social e emocional fundamental para o desenvolvimento global dos alunos.
Matriz Curricular e Critérios de Avaliação brevemente disponíveis
No 2º Ciclo, damos continuidade ao percurso educativo dos nossos alunos. Este ciclo representa uma fase de crescimento e consolidação, onde os alunos são desafiados a explorar novos conhecimentos e a desenvolver competências essenciais para o seu percurso escolar e pessoal.
A transição para o 2º ciclo do ensino básico é acompanhada de perto através da atividade “Entre Escolas”, que prepara os alunos para as mudanças significativas que os aguardam. Para além das transformações externas, como novas regras e relações com professores e colegas, entendemos que os jovens alunos estão a passar por um processo interno de desenvolvimento pessoal profundo. O Agrupamento procura criar um ambiente que facilite a integração dos alunos, assim como aproveitar as oportunidades decorrentes dessas mudanças, proporcionando-lhes as condições ideais para o seu crescimento académico e pessoal.
Na oferta complementar, destacamos a disciplina ComunicArte no 5º ano e no 6º um primeiro contacto com uma segunda Língua Estrangeira – Alemão, proporcionando aos alunos a experiência de aprendizagem de uma língua com uma rica herança cultural e económica na Europa.
Também oferecemos uma diversidade de apoios ao estudo, clubes temáticos e atividades extracurriculares que enriquecem o percurso dos alunos, proporcionando oportunidades adicionais para os alunos explorarem os seus interesses e talentos.
Para promover a participação cívica e o desenvolvimento das competências sociais, promovemos assembleias de turma e de delegados de turma, onde os alunos participam ativamente na discussão de temas relevantes para a comunidade escolar, desenvolvendo competências de cidadania e responsabilidade.
Estrutura e Idade dos Alunos: O 2º Ciclo abrange geralmente crianças com idades entre os 10 e os 12 anos, correspondendo aos anos de escolaridade do 5º ao 6º ano. Esta fase marca a transição das séries iniciais para um ambiente escolar mais diversificado e desafiador.
Currículo: O currículo do 2º Ciclo é mais amplo e variado em comparação com o 1º Ciclo. Inclui disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Ciências Sociais, Educação Artístico, Educação Física e Língua Estrangeira (normalmente Inglês). O objetivo é proporcionar uma educação mais abrangente, preparando os alunos para o 3º Ciclo.
Metodologias de Ensino: As metodologias no 2º Ciclo enfatizam o desenvolvimento de habilidades cognitivas avançadas, como análise crítica, resolução de problemas e trabalho em equipa. As aulas são frequentemente mais interativas e incluem projetos de aprendizagem, pesquisa autónoma e atividades práticas para promover a participação ativa dos alunos.
Avaliação: A avaliação no 2º Ciclo continua a ser formativa e contínua, com uma ênfase crescente na preparação para avaliações mais formais no final de cada ano letivo. Os alunos são avaliados através de uma variedade de métodos, como testes escritos, trabalhos práticos, apresentações e participação em sala de aula.
Desenvolvimento Social e Emocional: No 2º Ciclo é igualmente importante o desenvolvimento social e emocional dos alunos. É um período para fortalecer competências de comunicação, colaboração e autoconfiança, preparando-os para interações mais complexas no ambiente escolar.
Transição para o 3º Ciclo: O final do 2º Ciclo marca a transição para o 3º Ciclo do ensino básico, onde os alunos enfrentam novos desafios académicos e maiores responsabilidades. A transição bem-sucedida do 2º para o 3º Ciclo é essencial para o sucesso contínuo dos alunos no seu percurso educativo.