Projeto UBUNTU
O Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres aderiu ao projeto Academia de Líderes Ubuntu no ano letivo 2023- 2024, considerando-o uma mais-valia na promoção de competências sociais e emocionais, e na promoção da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e Desenvolvimento.
É um projeto que pretende capacitar jovens, através da metodologia Ubuntu, enquanto agentes de transformação ao serviço das suas comunidades, promovendo o desenvolvimento integrado de competências socioemocionais, com especial enfoque nas suas capacidades para a liderança ao serviço das comunidades.
O que significa Ubuntu?
Ubuntu é uma filosofia de origem africana, que significa “Eu sou porque tu és”, e que valoriza a relação, a interdependência e a responsabilidade perante o outro.
O que é a Academia de Líderes Ubuntu nas Escolas?
É um programa de capacitação de jovens (entre os 13 e os 18 anos), através de um modelo de educação não formal, inspirado pela filosofia Ubuntu, que tem o objetivo de desenvolver competências socio-emocionais, capacitando para a liderança ao serviço da comunidade.
Durante o ano e de uma semana intensiva com os jovens pretende-se:
- Formar jovens para a liderança servidora;
- Trabalhar o seu sentido e o seu propósito;
- Promover as suas competências socio-emocionais;
- Potenciar competências de comunicação, de criatividade, gestão de conflitos, negociação, etc.;
Como é que vamos conseguir tudo isto?
O método Ubuntu utilizado na Academia de Líderes Ubuntu, tem como objetivo o desenvolvimento de cinco pilares centrais – Autoconhecimento, Autoconfiança, Resiliência, Empatia e Serviço. Estes 5 pilares do método Ubuntu serão trabalhados através de vários jogos, visualização de filmes, momentos de debate e reflexão, etc.