Formações Modulares 

Formações Modulares

As formações modulares certificadas permitem atualizar e aperfeiçoar os conhecimentos teóricos e práticos da população adulta, bem como elevar os seus níveis de habilitação escolar e profissional.
Destinam-se a pessoas que, à data do início da formação, tenham idade igual ou superior a 18 anos.

Alemão, Francês, Inglês, Contabilidade e Informática

As formações modulares são uma modalidade de educação e formação que permitem a aquisição de competências específicas de forma gradual e flexível, através de módulos de curta duração. Estas formações são especialmente desenhadas para responder às necessidades de qualificação e requalificação dos adultos, facilitando a sua adaptação às exigências do mercado de trabalho e promovendo a aprendizagem ao longo da vida.

Após a conclusão, com aproveitamento, é emitido um certificado de qualificações que discrimina todas as unidades de competência ou de formação de curta duração concluídas.

As formações modulares são, portanto, uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de competências específicas e a promoção da aprendizagem ao longo da vida, contribuindo para a melhoria das qualificações e da empregabilidade da população adulta.

CARACTERÍSTICAS

Estrutura Modular:

  • Módulos de Curta Duração: Cada módulo aborda um conjunto específico de competências, com uma carga horária reduzida (normalmente entre 25 a 50 horas);
  • Flexibilidade: Os módulos podem ser realizados de forma independente, permitindo que os formandos escolham e combinem os módulos de acordo com as suas necessidades e interesses.


Destinatários

  • Adultos empregados ou desempregados que desejam adquirir, atualizar ou aprofundar competências específicas;
  • Pessoas que pretendem obter uma qualificação profissional ou melhorar as suas perspetivas de empregabilidade.


Certificação:

  • Certificado de Formação Modular: A conclusão com aproveitamento de uma ou mais UC e ou UFCD dá lugar à emissão de um certificado de qualificações, a emitir pela entidade formadora, através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO).


Áreas de Formação:

  • As formações modulares na ESLA cobrem uma ampla variedade de áreas, incluindo informática, gestão, línguas, entre outras, para responder às necessidades do mercado de trabalho.


Metodologia:

  • Presencial: Todos os módulos são lecionados presencialmente.


Objetivos:

  • Facilitar a adaptação às mudanças e exigências do mercado de trabalho;
  • Promover a empregabilidade e a mobilidade profissional;
  • Incentivar a aprendizagem contínua e o desenvolvimento pessoal e profissional.



Vantagens

  • Flexibilidade e Adaptabilidade: Permitem uma aprendizagem personalizada, ajustada ao ritmo e às necessidades individuais dos formandos;
  • Acessibilidade: São acessíveis a uma ampla gama de pessoas, independentemente da sua situação profissional;
  • Reconhecimento de Competências: Cada módulo concluído é certificado, proporcionando reconhecimento oficial das competências adquiridas;
  • Facilidade de Inserção no Mercado de Trabalho: Ao adquirir competências específicas, os formandos aumentam a sua empregabilidade e podem responder mais eficazmente às necessidades dos empregadores.



Contrato de formação e assiduidade:

  • Para efeitos da frequência da formação, o adulto celebra com a entidade formadora um contrato de formação, no qual devem ser claramente definidas as condições de frequência das formações modulares certificadas, nomeadamente quanto à assiduidade e à pontualidade;
  • Para efeitos de conclusão das formações modulares certificadas com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade do formando não pode ser inferior a 90 % da carga horária total da formação.



Avaliação

  • O processo de avaliação compreende:
    a) A avaliação formativa, que se desenvolve ao longo da formação relativamente aos resultados da aprendizagem, permitindo a sua melhoria e o ajustamento das estratégias formativas;
    b) A avaliação sumativa, que se expressa com a menção «Com aproveitamento» ou «Sem aproveitamento», em função do formando ter ou não atingido os objetivos da formação.
  • Para efeitos da certificação conferida pela conclusão das formações modulares certificadas, o formando deve obter uma avaliação sumativa positiva, à qual corresponde a menção «Com aproveitamento».