PEPA – Projeto Escolas-Piloto de Alemão
O Projeto Escolas – Piloto de Alemão teve a sua génese no ano letivo de 2007-2008, sendo o resultado de uma parceria iniciada entre a DGIDC, o Goethe Institut e 7 escolas convidadas, com o intuito de promover o ensino do Alemão nas escolas portuguesas.
A nossa escola foi convidada a integrar a rede de escolas PEPA um ano mais tarde, convite endereçado à professora Lurdes Seidenstricker, que desde essa altura é a Coordenadora do projeto.
O projeto PEPA conta com o alto-patrocínio da Embaixada da República Federal da Alemanha que dinamiza, paralelamente, o programa de prémios anual PAD (Pädagogischer Austausch Dienst / intercâmbio pedagógico) para o incentivo a alunos estrangeiros para o estudo da língua alemã, financiado pelo Ministério Federal das Relações Externas.
Nos últimos anos a Associação de São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa (Barttholomäus-Brüderschaft der Deutschen in Lissabon) também tem dado o seu contributo, apoiando alunos (pagaram a viagem a dois alunos que ganharam uma bolsa para cursos de verão na Alemanha) e enviando estagiários alemães para escolas PEPA (já recebemos 3 estagiários na nossa escola) através do programa “Schulwärts”.
O Goethe-Institut, juntamente com as entidades subscritoras do protocolo, assegura o acompanhamento pedagógico do projeto e desenvolve atividades múltiplas, visando contribuir para o aperfeiçoamento das competências linguísticas, pessoais, sociais e interculturais dos professores bem como de alunos. Para além do apoio em termos de apetrechamento dos centros de recursos com materiais pedagógicos e didáticos, os professores beneficiam de oportunidades de formação contínua e para os alunos existe uma vasta gama de ofertas extracurriculares ligadas à cultura alemã, incluindo o intercâmbio escolar entre Portugal e a Alemanha.
Neste momento a rede conta com 45 escolas em Portugal de norte a sul do país, e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
OBJETIVOS
- Dinamizar e apoiar uma rede de estabelecimentos de ensino público que possam desenvolver trabalho colaborativo e constituir um exemplo de boas práticas na área do ensino do Alemão;
- Promover o interesse dos alunos dos ensinos básico e secundário pela língua e cultura alemãs;
- Promover e disseminar atividades e experiências pedagógicas inovadoras na área do Alemão como Língua Estrangeira.
PARCEIROS
Direção Geral da Educação (DGE)
Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE)
Goethe Institut (GI)
Associação Portuguesa de Professores de Alemão (APPA)
- Asseguram o acompanhamento pedagógico do projeto e as atividades desenvolvidas pelas escolas em função das Aprendizagens Essenciais do Alemão;
- Asseguram formação aos docentes de Alemão, incluindo formação acreditada e ações de reabilitação para o ensino do Alemão;
- Organizam encontros anuais que, para além de assegurarem coordenação entre as escolas e as entidades parceiras, proporcionam formação acreditada aos docentes participantes.