Ensino Básico – 1º Ciclo
O 1º Ciclo do ensino básico é uma fase crucial na educação das crianças, proporcionando-lhes as bases necessárias para o seu percurso educativo e pessoal.
É um período de descoberta, aprendizagem e crescimento fundamental para o desenvolvimento global dos alunos.
Matriz Curricular e Critérios de Avaliação brevemente disponíveis
Este ciclo abrange geralmente crianças dos 6 aos 10 anos de idade, correspondendo aos anos de escolaridade do 1º ao 4º ano. É uma fase crucial na educação das crianças, onde são introduzidos aos conceitos fundamentais das diversas disciplinas.
O 1º Ciclo visa também o desenvolvimento social e emocional das crianças, preparando-as para etapas posteriores da sua educação.
O 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres fornece oportunidades iguais a todas as crianças, incentivando-as a um sistema de participação responsável e diálogo, sempre em parceria com as famílias.
Neste ciclo, também existe um Projeto de Educação Artística para os 3º e 4º anos, que tem como objetivo proporcionar aprendizagens de fruição, reflexão e experimentação nas diversas linguagens artísticas (plástica, dramática e musical), integradas com o currículo das outras disciplinas.
A disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), assegurada por um professor especializado em informática, é integrada transversalmente no currículo, preparando os alunos para o uso responsável e criativo das novas tecnologias.
Para promover a participação cívica e o desenvolvimento das competências sociais, promovemos assembleias de turma, onde os alunos têm voz ativa na discussão de temas relevantes para a comunidade escolar.
As Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) oferecidas no 1º Ciclo do Ensino Básico consistem em atividades extracurriculares que desenvolvem competências adicionais nos alunos, contribuindo para o seu sucesso escolar.
Estrutura e Idade dos Alunos: O 1º Ciclo abrange geralmente crianças dos 6 aos 10 anos de idade, correspondendo aos anos de escolaridade do 1º ao 4º ano em muitos sistemas educativos. Este ciclo é essencialmente dedicado à consolidação das competências básicas de aprendizagem.
Objetivos Educativos: Os principais objetivos do 1º Ciclo incluem proporcionar aos alunos uma base sólida em leitura, escrita, matemática e competências sociais. É uma fase crucial para desenvolver habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipa.
Currículo: O currículo do 1º Ciclo abrange várias disciplinas, incluindo Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio, Expressões (como Expressão Artística, Educação Física e Educação Musical) e Língua Estrangeira – Inglês, obrigatória nos 3º e 4º anos, e Oferta Complementar no 2º ano.
Metodologias de Ensino: As metodologias de ensino no 1º Ciclo geralmente são diversificadas e adaptadas ao desenvolvimento cognitivo das crianças. Incluem atividades lúdicas, projetos de aprendizagem, uso de materiais didáticos variados e aprendizagem cooperativa para promover a participação ativa dos alunos.
Avaliação: A avaliação no 1º Ciclo é frequentemente formativa e contínua, focando-se no acompanhamento do progresso individual dos alunos. São utilizados diversos instrumentos de avaliação, como observação, trabalhos práticos, testes e relatórios de desempenho.
Desenvolvimento Integral: O 1º Ciclo também visa promover o desenvolvimento integral das crianças, incluindo competências sociais, emocionais e motoras. As atividades de enriquecimento curricular também desempenham um papel importante nesse processo.
Transição para o 2º Ciclo: O final do 1º Ciclo marca uma transição para o 2º Ciclo do ensino básico, onde os alunos enfrentam novos desafios escolares e sociais. A preparação adequada no 1º Ciclo é essencial para facilitar essa transição tranquila e bem sucedida.