
Apoio ao Aluno Estrangeiro
Pretende-se proporcionar aos alunos provenientes do estrangeiro, que vão chegando ao AE ao longo do ano e sem domínio da língua portuguesa, uma integração mais rápida e facilitadora do seu sucesso escolar com base no perfil sociolinguístico.
As atividades desenvolvidas ajudarão os alunos a acelerar o domínio das suas competências linguísticas, de forma a assegurar a sua plena integração.








Projeto All Included
O projeto All Included surgiu como resposta à necessidade premente de promover a inclusão de jovens estrangeiros recém-chegados ao nosso sistema educativo.
Reconhecendo os desafios únicos enfrentados por esses alunos, o projeto visa proporcionar um ambiente de aprendizagem acolhedor e inclusivo, onde todos os alunos têm a oportunidade de alcançar o sucesso académico e social. Para além da barreira linguística, verifica-se também, a nível curricular, diferenças muito significativas entre o currículo do país de origem destes alunos e o currículo nacional.

Português Língua Não Materna – PLNM
A disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM) é um programa educativo destinado a alunos que não são falantes nativos de português. Pode funcionar como disciplina ou como medidas de apoio para integrar estudantes de diversas origens linguísticas e culturais.
Para usufruírem desta disciplina (ou medidas de apoio), cada estudante é submetido a um teste de posicionamento e diagnóstico. Com base no resultado, poderá ser colocado em PLNM e são definidos os apoios a receber. As turmas são organizadas por grupo-nível de proficiência, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas (QECR) e, no agrupamento, existem os seguintes:
- iniciação (A1/A2)
- intermédio (B1)
- avançado (B2)
OBJETIVOS:
Desenvolvimento de Competências Linguísticas:
Melhorar a proficiência dos alunos na língua portuguesa em termos de compreensão oral, expressão oral, leitura e escrita.
Integração Escolar e Social:
Facilitar a integração dos alunos no sistema educativo e na sociedade em geral, ajudando-os a se adaptar ao ambiente de ensino e às práticas culturais do país.
Promoção da Interculturalidade:
Incentivar a valorização da diversidade cultural e linguística, promovendo um ambiente de respeito e inclusão.
Preparação Académica: Fornecer o suporte necessário para que os alunos possam acompanhar as demais disciplinas curriculares ministradas em português, garantindo que tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem que os falantes nativos.
A abordagem pedagógica da PLNM é adaptada às necessidades dos alunos, levando em consideração o nível de proficiência linguística de cada um. Isso pode incluir a utilização de materiais específicos, métodos de ensino diferenciados e avaliações ajustadas à realidade dos alunos que estão aprendendo o português como língua não materna.
A disciplina de PLNM desempenha um papel crucial na educação inclusiva, ajudando a criar um ambiente de aprendizagem mais equitativo e acolhedor para todos os estudantes, independentemente de sua língua materna.

Português Língua de Acolhimento – PLA
Os cursos de Português Língua de Acolhimento – PLA são uma ferramenta essencial para a integração dos imigrantes em Portugal, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento pessoal e profissional através da aprendizagem da língua portuguesa.
Diurno e Noturno
Os cursos de Português Língua de Acolhimento (PLA) permitem elevar a capacidade de expressão e compreensão da língua portuguesa, junto de adultos imigrantes em Portugal, e facilitar o seu processo de integração social, profissional e cívico, contribuindo para a prevenção da discriminação em função da origem e promovendo a igualdade.
Os cursos de Português Língua de Acolhimento tem como objetivo promover a sua integração social, profissional e cultural através do aprendizado do português. Estes cursos são parte das políticas de acolhimento e inclusão de imigrantes, facilitando a sua comunicação e participação na sociedade portuguesa.
Destinam-se a cidadãos imigrantes, adultos, com idade igual ou superior a 16 anos, desempregados ou ativos empregados, cuja língua materna não é a portuguesa e/ou que não detenham competências básicas, intermédias ou avançadas, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).
Receitas do mundo ESLA
O Filpbook “Receitas do mundo ESLA” é um livro de receitas elaborado pelos formandos/formadores de…
Atividade Cultural (Quarteira-Loulé)
No dia 17 de maio, os formandos de Português Língua de Acolhimento (PLA) participaram numa…
Dia Mundial da Diversidade Cultural
AESLA celebra o Dia Mundial da Diversidade Cultural com atividades em todo o agrupamentoNo próximo…
Interculturalidade
No âmbito da mediação linguística e cultural, os alunos do 9º ano da turma All…
Leitura dramatizada da obra Auto da Barca do Inferno
No passado dia 20 de fevereiro, no auditório da Escola Secundária Drª Laura Ayres, realizou-se…
Jantar Multicultural de Natal
No dia 18 de dezembro, realizou-se, no bufete da Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres, o…