Parlamento dos Jovens – Literacia Financeira

Tema difícil e complexo, trabalhado com a participação de cerca de 40 alunos do ensino secundário e 60 alunos do ensino básico, que se mostraram motivados na elaboração de medidas e respetivos argumentos.
O tema foi desenvolvido no âmbito de um conjunto de disciplinas, em articulação interdisciplinar e em contexto extracurricular, o que contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento da capacidade crítica e argumentativa, do respeito pelo outro, pelas suas ideias e por pontos de vista diferentes, estimulando ainda o interesse dos jovens pela participação cívica e política.
No ensino básico, o trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento (CeD), contando com uma colaboração profícua dos professores Antonieta Silva, Sónia Aleixo, Anabela Machado, Lina Caldeira, Jacinta Afonso e Nuno Gonçalves, cujo empenho foi determinante para o sucesso da atividade.
Foram realizados vários debates, que culminaram na sessão escolar, para ambos os níveis de ensino, no dia 21 de janeiro, com os seguintes objetivos:
• aprovar o projeto de recomendação final a apresentar na sessão distrital;
• eleger os deputados;
• eleger o candidato à mesa da sessão distrital;
• propor um tema a debater no próximo ano letivo.

No ensino básico, foram eleitos deputados os alunos Rita Coelho Lima, Gabriel Solidade Alves e Izabela Mauryna Silva. A candidata à mesa foi a aluna Marta Dias de Campos, que presidiu à mesa da sessão escolar. O tema mais votado para debate foi “O Estado do Serviço Nacional de Saúde”.
No ensino secundário, foram eleitas como deputadas Stephany Santos Muniz, Grace Emily Cleaton, Íris Amado e Matilde Morgado Martins. A candidata à mesa da sessão distrital foi a deputada Tatiana Ghemu, tendo sido escolhido como tema “A não obrigatoriedade dos exames nacionais para a conclusão do 12.º ano”.
Por fim, deixa-se um agradecimento especial a todos os alunos envolvidos, pelo entusiasmo, sentido crítico e responsabilidade demonstrados ao longo de todo o processo, bem como a todos os professores que, direta ou indiretamente, apoiaram e colaboraram na efetiva dinamização deste programa, cujo contributo foi essencial para o seu sucesso.

A equipa da República dos Jovens