“Raízes com História” leva escolas do Algarve a aprender com o território

Teve início no dia 9 de janeiro a apresentação do projeto educativo “Raízes com História”, na ESLA. Este projeto une escolas dos concelhos de Loulé, Silves e Albufeira numa iniciativa conjunta com o Geoparque Algarvensis, no âmbito do programa “O Geoparque é a Minha Escola”.
A primeira reunião de trabalho juntou professores dos Agrupamentos de Escolas Dr.ª Laura Ayres (Quarteira), de Ferreiras (EB 2,3 de Paderne), Silves (EB 2,3 Dr. João de Deus, S. Bartolomeu de Messines) e alunos do Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres, com o objetivo de promover uma aprendizagem baseada no contacto direto com o território e os seus recursos naturais.
Ao longo do ano letivo, alunos do 8.º, 9.º, 10.º, 11.º, 12.º anos, bem como dos cursos CEF de Jardinagem e Profissional de Cozinha, irão estudar plantas aromáticas, medicinais e condimentares, realizar saídas de campo e participar em atividades orientadas por técnicos do Geoparque. O projeto convida os estudantes a aprender em contacto direto com os recursos naturais das três regiões do território Algarvensis: litoral, barrocal e serra. O projeto contempla também a criação do Jardim do Geoparque e de um herbário físico e digital, um Mural/réplica do Metopossaurus Algarvensis em 3D, nas suas dimensões reais, desenvolvidos com o apoio de todos os alunos envolvidos.
“Raízes com História” aposta numa abordagem interdisciplinar e ativa, valorizando o território como espaço educativo vivo e promovendo valores como a cidadania, o respeito pelo ambiente e o sentimento de pertença ao Geoparque Algarvensis. As escolas prometem partilhar ao longo dos próximos meses várias iniciativas que reforçam a ligação entre educação, ciência e património natural e cultural.

LINK – mais Informação

PDF – Atividades