Decorreram nos dias 2 e 3 as primeiras jornadas organizadas pela AEPEA Portugal 2022, associação local Sigma Mente– Associação de Apoio à Saúde Mental Infantil e Juvenil, em parceria com a Câmara Municipal de Loulé.
O tema destas Jornadas foi “Identidades e Género” e foram abordadas as questões das identidades associadas ao género e à sexualidade. A abordagem ao tema pretendeu representar várias perspetivas – teóricas, clínicas, educativas – mas, sobretudo, “em Género de Conversa” moderado pela jornalista Andreia Friaças, a partilha e o debate às várias narrativas e vivências de jovens alunos e ex-alunos da Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres.
Contou também com a exposição “Nós não somos artistas, mas encaixamo-nos”, trabalhos elaborados pelos alunos da turma PIEF- O Programa Integrado de Educação e Formação, pelo jovem Lúcio Mestre e pelas alunas da turma Profissional Técnico Ação Educativa.
Obrigada a todos que apoiaram e participaram!
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No dia 6 de dezembro comemora-se o dia de São Nicolau (Nikolaustag). Na Alemanha esta data é muito aguardada pelas crianças, que na noite anterior colocam um sapato à frente da porta na esperança de receber guloseimas ou presentinhos de São Nicolau.
São Nicolau, bispo de Myra, nasceu em Patara (na Turquia), no século III e faleceu no dia 6 de dezembro do ano de 350, motivo pelo qual se celebra o seu dia nessa data. Filho de uma família rica e nobre, ficou órfão muito jovem e distribuiu, anonimamente, a sua riqueza pelos pobres. Esta boa ação é considerada uma das muitas atitudes heroicas e milagrosas associadas à figura de São Nicolau, que ficou conhecido pela sua sabedoria, caridade e afinidade com as crianças. Devido à sua imensa generosidade e aos milagres que lhe foram atribuídos, foi canonizado pela igreja católica.
Os alunos das turmas de alemão aprenderam a história e algumas lendas associadas à figura de São Nicolau, o que lhes permitiu entender o motivo da celebração desta data; compararam as imagens de São Nicolau e do Pai Natal identificando as diferenças existentes entre ambas as figuras e realizaram diferentes atividades lúdicas para comemoração desta festividade (colorir desenhos, fazer figuras de São Nicolau e sacos de papel para colocarem as prendinhas: chocolates, nozes e tangerinas, como manda a tradição.) Froher Nikolaustag!
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Nos dias 22, 23 e 24 de novembro na Escola Básica 2,3 de São Pedro do Mar esteve presente o Veículo de Educação Ambiental, disponibilizado pela ALGAR. Este veículo é uma unidade móvel que percorre a área de abrangência geográfica da empresa e está equipado com painéis expositivos, interativos e vários jogos multimédia de cariz ambiental, que entre outras temáticas aborda a importância dos “3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar os resíduos”. Esta atividade está inserida nas atividades dinamizadas pelas docentes de Ciên@A (Físico-Química e Ciências Naturais) das turmas do 7º ano e devido à pertinência do tema, a atividade abrangeu outros ciclos de ensino, em articulação com o Projeto Ecoescolas.
Nesta visita houve a consciencialização das atividades de recolha, triagem e valorização dos resíduos urbanos e os alunos puderam refletir sobre as consequências ambientais caso os processos dos “3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar os resíduos” não forem implementados por toda a comunidade.
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Anabela Machado, Judite Rebelo, Ana Cavaco, Ana Rita, Carla Silva, Mónica Amaro
Documentos para a eleição da Associação de Pais e Encarregados de Educação:
- calendário eleitoral (aqui)
- edital (aqui)
- regulamento eleitoral (aqui)
- Convocatória (aqui)
- formulário de candidatura (aqui)
No dia 09 de novembro do presente ano, reuniu pelas 14:30, o Conselho Eco-Escolas no auditório da Escola Secundária Drª. Laura Ayres. A apresentação do projeto ficou ao cargo do representante da equipa Eco-Escolas, ao serviço do agrupamento na Escola Secundária, José Miguel Araújo. Nesta sessão inicial, estiveram presentes os Eco-Embaixadores, Docentes, a representante do Órgão de Gestão e os representantes da Junta de Freguesia. Com este propósito, foi apresentada a proposta de ação para a concretização dos projetos, (já do conhecimento da Comunidade Escolar); os sete passos para a implementação do Eco-Escolas, e o regulamento que viabiliza toda a ação, validará a monitorização e a avaliação, assim como a pertinência dos projetos a desenvolver na Escola Secundária. O trabalho colaborativo fundamentado na Educação Ambiental é uma “rotina desejada”, sem desgaste emocional e capaz de olhar para o presente como uma forma de ganhar o futuro. A missão é simples, criar as condições para uma Escola Sustentável, des(construir) o adquirido e abraçar o desafio emergente. Não tenhamos receio de deixar um caminho em que possamos todos caminhar.
José Miguel Araújo
(representante da Equipa Eco-Escolas no Agrupamento).
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