Nas turmas do 4ºA e 4ºB da escola básica da Abelheira, a última aula de Filosofia para Crianças foi dedicada à prática de Yoga. Através da história do livro “Eu Sou Yoga” de Susan Verde e Peter Reynolds, os alunos foram convidados a experienciar algumas posturas, bem como alguns exercícios de relaxamento.  
Namastê 🙏
Dinamizadora da atividade: Cátia Cabrito (Facilitadora de Filosofia para Crianças).

IMG 20230628 172412 939

A atividade "Vamos falar sobre bullying?" realizou-se no mês de  junho de 2023, com as 12 turmas do ensino pré-escolar, dos três estabelecimentos de ensino do agrupamento. A história das 3 Y´s foi contada com a ajuda dos três fantoches, a Anny, a Caty e a Paty.
A atividade foi dinamizada pela educadora social do GAAF, Cátia Cabrito, pela psicóloga do GAAF, Andreia Mateus e pela psicóloga Ana Cristina Alves, do PAPE da Câmara Municipal de Loulé.
O nosso agradecimento especial aos alun@s e às educadoras.
IMG 20230626 WA0000 02

Ao longo deste ano letivo, em todas as escolas do nosso Agrupamento foram trabalhadas as temáticas da alimentação saudável e sustentável, água, energia, agricultura biológica, espaços exteriores da escola, biodiversidade e mar, com o objetivo de promover a sustentabilidade e a consciência ambiental nos nossos alunos e na comunidade escolar.

Na área da alimentação, promovemos ações para incentivar uma alimentação saudável e equilibrada. Realizamos trabalhos apresentados em sala de aula, nas bibliotecas, campanhas de sensibilização através de vídeos sobre a importância de evitar o desperdício de água, concursos e organizamos a Marcha pela Água na cidade de Quarteira, em conjunto com o Agrupamento de Escolas D. Dinis para toda a comunidade. Desenvolvemos iniciativas para promover o uso consciente e eficiente da energia, promovendo atividades de monitorização do consumo de painéis fotovoltaicos em 4 escolas e efetuamos a contagem energética. Quanto aos espaços exteriores da escola, desenvolvemos ações de melhoria e preservação dessas áreas. Organizamos brigadas de limpeza, plantio de árvores e flores. Em relação à biodiversidade, realizamos atividades de educação ambiental que destacaram a importância da preservação dos ecossistemas e da proteção das espécies. Realizamos saídas de campo para áreas naturais, promovemos a identificação de plantas e animais da região. Por fim, na temática do mar, desenvolvemos atividades de sensibilização sobre a preservação dos oceanos e a importância da sua biodiversidade com o Projeto “Nós e o Mar” e promovemos ações de monitorização e limpeza das praias do Forte Novo, da Gaivota, do Almargem e do Trafal.

Apesar dos desafios que encontramos ao longo do ano letivo, estamos orgulhosos dos resultados alcançados. Os nossos alunos demonstraram um maior envolvimento e consciência ambiental, adquirindo conhecimentos valiosos sobre a importância da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente. Agradecemos o apoio e a colaboração de todos os envolvidos nesse processo. É através do esforço conjunto que o Projeto Eco-Escolas pode alcançar resultados ainda mais significativos no próximo ano letivo.

Equipa Eco-Escolas

1 2 3a
4a 5 6
7 8a 9a

 

No Polivalente da escola secundária encontra-se disponível uma pequena exposição, organizada pela Biblioteca, com alguns dos trabalhos realizados pelo 10º C na disciplina de Filosofia e na área de Cidadania e Desenvolvimento. Recorrendo a diálogos, a uma entrevista, a um anúncio publicitário, a debates em vídeo e a apresentações em suporte digital, os alunos justificaram, com base nas teorias de Kant e Mill, a prática do voluntariado. Também apresentaram as suas opiniões.

Um agradecimento aos alunos, pelo empenho, e à técnica bibliotecária Maria João pela sua disponibilidade e incansável ajuda.

A professora de Filosofia

p.Sara m EKM1
EKM2 EKM3 EKM4
EKM5 EKM6 EKM7

 

Autores: turma do 10º B

Disciplina: Cidadania e Desenvolvimento

Enquadrado no domínio: segurança, defesa e paz, os alunos do 10º B, trabalharam diferentes momentos históricos que, de alguma forma, contribuíram para a inclusão, para o respeito pelos direitos humanos, para a manutenção da paz e igualdade entre os povos. Dessa reflexão conjunta, que envolveu as disciplinas em DAC de Filosofia, História da Cultura e das Artes e Inglês nasceu esta exposição de trabalhos, sob a égide de uma deusa da paz – Irene, um pouco assustadora, mas muito inclusiva, imponente e atual.

Contribuíram também para esta exposição o Professor Luís Reis, a Professora Suzel Brito, que disponibilizaram adereços e a sua ajuda. Para além da colaboração, sempre presente, da nossa Técnica Bibliotecária Maria João. A todos o nosso bem-haja.

Esta exposição pode ser vista nos dias 12 a 16 de junho, no átrio do primeiro andar, no bloco C, mesmo em frente à Biblioteca da Escola Secundária Drª Laura Ayres.

Aos nossos alunos do 10º B – curso de Artes Visuais, ano 2022-2023, agradece-se o empenho, o engenho e a criatividade. 

A Professora de Cidadania e Desenvolvimento

exposição geral Martim Daniel
Natali Irene trabalho3
Lucio Irene mesa propostas trabalho1 trabalho4
trabalho2

Durante o "Espreitar a Escola", os alunos do 10º G e alguns do 10º C dinamizaram o "Espaço GiraMat", essencialmente com jogos alusivos à Matemática e adequados à faixa etária das crianças do pré-escolar e do 1º ciclo, sob a coordenação das professoras responsáveis pelo projeto GiraMat, Carla Damásio e Nélida Filipe. Esta atividade revelou-se um sucesso quer para as crianças, quer para os jovens envolvidos. Surgiu, então, a ideia de alargar esta atividade, no âmbito das comemorações do dia da criança. Assim, as responsáveis articularam com as educadoras de infância e dinamizaram “A ESLA vai ao Jardim de Infância da Abelheira”, no dia 31 de maio, e “A ESLA vai ao Jardim de Infância da Fonte Santa”, no dia 14 de junho. Desta feita, foram os alunos das turmas a deslocar-se aos Jardins de Infância, onde promoveram, uma vez mais, atividades no âmbito da disciplina de Matemática, de uma forma lúdica.
O balanço final foi muito positivo. Através da interação entre alunos de diferentes idades, houve uma partilha de experiências e saberes que permitiu ampliar a visão prática e "divertida" da Matemática e o consequente gosto pela disciplina.
1 2

Please publish modules in offcanvas position.