No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos da turma 5.ºE exploraram o tema da poluição e as suas vertentes. Após algumas pesquisas e visualização de vídeos em sala de aula, optaram por focar-se na poluição sonora no espaço escolar e no impacto desta, nas atividades do dia a dia. Resolveram então produzir um vídeo que alertasse a comunidade escolar para os efeitos deste tipo de poluição. poluicao-sonora-2.pngNa realização do trabalho foi utilizada a metodologia de projeto: pesquisa; planificação do trabalho; elaboração do guião; filmagem; edição e produção do vídeo. Os alunos tiveram ainda a preocupação de legendar o vídeo de forma a ser acessível a todos. O resultado foi um vídeo original, criativo, leve e bastante elucidativo quanto aos efeitos do excesso de ruído. Permitiu aos alunos perceber que o barulho/ruído, além do impacto negativo que pode ter ao nível da saúde, pode também prejudicar o rendimento dos estudantes.

Imagem Entre Escolas
 
A atividade “Entre Escolas” realizou-se nos dias 13 e 15 de maio de 2024, tendo como equipa organizadora as técnicas do GAAF, Cátia Cabrito e Susana Fernandes, e Ana Cristina Alves, Psicóloga do PAPE da Câmara Municipal de Loulé.
 
A ação teve como objetivo,  promover uma melhor adaptação na transição dos alunos do primeiro ciclo, 4º ano, para o segundo ciclo, 5º ano através do acolhimento realizado pelos alunos do 5º ano. Esta consistiu numa visita à escola básica 2/3 de Quarteira, na qual os alunos de 4º ano foram recebidos pelos alunos do 5º ano e convidados a assistir a uma palestra sobre o funcionamento da escola, seguida de uma visita guiada pela mesma.
 
Agradecemos a participação de todos os alunos e também dos professores envolvidos na atividade.
 
A equipa.

FotoOs recreios escolares são espaços privilegiados para a socialização, para a aprendizagem não formal e para a promoção de atividades lúdico-pedagógicas. 

A atividade "Dinamização dos Recreios Escolares" surgiu no âmbito da ação de formação sobre a importância de um bom ambiente de recreio escolar, centrada na promoção de atividades lúdicas. Neste sentido, foi lançado o desafio às assistentes operacionais da EB 2/3 de Quarteira, a dinamização de atividades nos espaços dos recreios. O desafio foi aceite, e com sucesso as ações decorreram nos meses de março, abril e maio de 2024. 

Um especial agradecimento às assistentes operacionais pela dedicação e motivação em todo o processo.

Cátia Cabrito. 

 

 

 

 

4Maio, o Mês do Coração, é uma iniciativa fundamental para a sensibilização sobre as doenças cardíacas na nossa comunidade escolar. Durante este mês, o PES promoveu várias atividades procurando realçar a importância de adotar um estilo de vida saudável, como a prática regular de exercício físico e fazer uma alimentação completa e equilibrada. Foram partilhados com os diretores de turma alguns links com informações e pequenos vídeos, com o objetivo de servirem como ponto de partida para abordar a problemática das doenças cardiovasculares e para a necessidade de prevenir o seu aparecimento.

Os alunos do 6º ano, nas aulas de Ciências Naturais, elaboraram um calendário com sugestões e boas práticas para um estilo de vida mais saudável. Na escola básica 2,3 São Pedro do Mar, a comunidade educativa foi desafiada a refletir sobre o tema e a completar a frase "... faz bem ao coração".
Em parceria com o grupo de Educação Física, o PES lançou ainda o desafio “ESLA em Movimento” onde foram dinamizadas sessões de Hip Hop, Ginástica Localizada e Aeróbica, no intervalo grande da manhã, nos dias 21, 22 e 23 de maio, pelos professores Ivone Fortes e Ivo Faleiro.
Equipa do PES
1 2 3

No dia 22 de maio, realizou-se, na Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres, um Convívio Multicultural dos Cursos de Português Língua de Acolhimento (PLA) e dos Cursos Noturnos.  

DSCF1829 DSCF1926 DSC 0002 DSC 0042

Imagem1.gifDecorreu no passado dia 29 de maio, no Auditório da ESLA,  aquela que será a última reunião deste ano letivo, antes dos nossos alunos partirem para um intercâmbio num país europeu.

Depois de concluído todo o processo de candidaturas, das entrevistas e da atribuição de campos em países europeus, esta reunião, presidida pelo sr Volker Biebesheimer, do Almancil International Rotary Club (AIRC), e pela professora Coordenadora do projeto, contou com a presença dos pais e alunos com o objetivo de esclarecer dúvidas e dar mais algumas informações pertinentes relativas aos campos e às viagens.

Please publish modules in offcanvas position.