|
||
|
||
Ficha de inscrição Descarregar AQUI
Matrizes ver AQUI |
A Grace Emily, aluna do 10º ano do nosso Agrupamento, foi um dos 30 alunos escolhidos, a nível nacional, para participar na atividade da Agência Espacial Portuguesa "Astronauta por um dia".
No dia 13 de junho, na E.B. 2/3 no âmbito da "Ciênci@ em Ação", realizou-se um Peddy Paper e a atividade dos fornos solares, construídos pelos alunos, que permitiu cozinhar alguns alimentos, comprovando a eficiência da energia solar com recurso a materiais de baixo custo. O objetivo destas atividades foi contribuir para o incremento da consciência ambiental, face à nova realidade atual.
Docentes de Ciências Naturais e Físico-Química do 7º e 8º ano
No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos da turma 5.ºE exploraram o tema da poluição e as suas vertentes. Após algumas pesquisas e visualização de vídeos em sala de aula, optaram por focar-se na poluição sonora no espaço escolar e no impacto desta, nas atividades do dia a dia. Resolveram então produzir um vídeo que alertasse a comunidade escolar para os efeitos deste tipo de poluição. Na realização do trabalho foi utilizada a metodologia de projeto: pesquisa; planificação do trabalho; elaboração do guião; filmagem; edição e produção do vídeo. Os alunos tiveram ainda a preocupação de legendar o vídeo de forma a ser acessível a todos. O resultado foi um vídeo original, criativo, leve e bastante elucidativo quanto aos efeitos do excesso de ruído. Permitiu aos alunos perceber que o barulho/ruído, além do impacto negativo que pode ter ao nível da saúde, pode também prejudicar o rendimento dos estudantes.
Os recreios escolares são espaços privilegiados para a socialização, para a aprendizagem não formal e para a promoção de atividades lúdico-pedagógicas.
A atividade "Dinamização dos Recreios Escolares" surgiu no âmbito da ação de formação sobre a importância de um bom ambiente de recreio escolar, centrada na promoção de atividades lúdicas. Neste sentido, foi lançado o desafio às assistentes operacionais da EB 2/3 de Quarteira, a dinamização de atividades nos espaços dos recreios. O desafio foi aceite, e com sucesso as ações decorreram nos meses de março, abril e maio de 2024.
Um especial agradecimento às assistentes operacionais pela dedicação e motivação em todo o processo.
Cátia Cabrito.
Maio, o Mês do Coração, é uma iniciativa fundamental para a sensibilização sobre as doenças cardíacas na nossa comunidade escolar. Durante este mês, o PES promoveu várias atividades procurando realçar a importância de adotar um estilo de vida saudável, como a prática regular de exercício físico e fazer uma alimentação completa e equilibrada. Foram partilhados com os diretores de turma alguns links com informações e pequenos vídeos, com o objetivo de servirem como ponto de partida para abordar a problemática das doenças cardiovasculares e para a necessidade de prevenir o seu aparecimento.