O projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES) celebrou a semana dos afetos, na passada semana, e a importância dos mesmos para a saúde mental.
Os alunos da escola básica 2,3 foram convidados a expressar os seus sentimentos/afetos construindo trabalhos, em forma de mural, e escreveram frases, em corações, sobre o que é o amor.
Estas atividades tiveram bastante adesão por parte dos alunos, tendo como objetivo principal sensibilizar para a importância dos afetos na nossa vida, bem como a importância de saber expressar sentimentos e opiniões, respeitando os outros, nos vários tipos de relações, e a sua importância para a saúde mental.
Na escola secundária os alunos foram convidados a refletir sobre o tema “violência no namoro”. Foram, para esse efeito, partilhados vídeos e um texto para debate sobre o que é um “Namoro Saudável”. Equipa do PES
Nos passados dias 7 e 19 de fevereiro o projeto EduCar By Zoomarine, realizou, mais uma vez, um conjunto de sessões de sensibilização orientadas para os alunos do 7.º e 8.º anos, no âmbito da "Ciênci@ em Ação". O objetivo destas sessões foi contribuir para o incremento da consciência ambiental, face à nova realidade ambiental do planeta, alertando simultaneamente para a importância da água e para os desafios das alterações climáticas.
Docentes de Ciências Naturais e Físico-Química do 7º e 8º ano
Dia 8 de fevereiro, Palavras com História – histórias (Com) Vida, convidaram a docente da ESLA, Isabel Marçalo, a dar uma palestra sobre a “A Cor das Emoções”.
O desafio foi aceite, e o tema despertou em todos os que assistiram um interesse emocional.
As cores estão intimamente ligadas às nossas ações, à forma de vestir, à decoração de uma casa, elas regem o nosso estado de espírito. Como afirmou, Isabel Marçalo, "os nossos sentimentos são privados, mas as emoções, essas são públicas e são exteriorizadas através das nossas expressões e reações, das formas mais variadas, sendo de base biológica elas são necessárias à nossa sobrevivência partilhamos, esse aspeto, com outros animais, que tal como nós se adaptaram aos estímulos do mundo, através delas. Estão também na base das nossas decisões e são definidas pelas nossas experiências. Tomam "cor" nas nossas memórias..."
Visita de Estudo a Lisboa de Turmas do 12º anos do Ensino Profissional, no passado dia 7 de fevereiro:
O dia começou cedo, mas os nossos alunos estavam presentes para a visita de estudo a Lisboa.
A manhã distribuía os alunos entre o Auditório de Santa Joana Princesa para assistirmos à peça de teatro interativo em inglês “The Invisible Man” e a visita à Calouste Gulbenkian nomeadamente ao seu jardim, obra-prima dos arquitetos António Barreto e Gonçalo Ribeiro Teles, construído na década de 60, assim como as esculturas subtilmente distribuídas pelos seus recantos. Foi neste espaço mágico de floresta encantada que teve lugar a atividade lúdico-pedagógica “Luz e sombra”.
Esta convidava os alunos à descoberta das subtilezas escondidas no jardim, que se iam revelando paulatinamente, numa dança de reflexos, tonalidades, luzes e sombras. Tecnicamente falando, a atividade consistiu na revelação fotográfica usando as plantas tanto como motivo a imortalizar assim como componente do químico revelador.
Tomaram posse, no dia oito de fevereiro de dois mil e vinte e quatro, os órgãos sociais eleitos da Associação de Estudantes da Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres.
Com a presença dos professores Inês Aguiar e Gabriel Almeida, e sob presidência da diretora Dalila Afonso, houve lugar a cerimónia simples e breve. As fotos documentam a sessão e ficam para a memória até pelo comprometimento de todos os alunos na prossecução e melhoria do agrupamento com as iniciativas em preparação.
Bom trabalho e boa representatividade dos alunos da escola secundária Dr.ª Laura Ayres.