Calendário das Provas e Exames 2022/2023

Despacho nº3232-B/2023 - Altera o Despacho n.º 8356/2022, de 8 de julho, que aprova o calendário escolar, para os anos letivos de 2022-2023 e de 2023-2024, dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, dos estabelecimentos particulares de ensino especial, bem como o calendário de provas e exames.

Informações

  • Informações Prova - Provas de aferição, provas finais do 9º ano e exames nacionais do secundário.  

Informações das Provas de Equivalência à Frequência(novo) 

Básico ALM-09 CC-97 CD-96 CN-10 EF-26 ESP-15 ET-97 EV-14 FQ-11
FRC-16 GEO-18 HST-19 ING-21 MAT-82 PORT-81 PR-97 TIC-24  
Secundário API-303 BIO-302 DIR-329 ECONC-312 EF-311 FIS-315 GREG-322  OFA-316  OFMB-318
PSIB-340 QUI-342   

 

Prazo de inscrição: entre 04 e 17 de abril

Instruções para a inscrição nas Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário

  • Para se inscrever nas Provas Finais e Exames Nacionais
  1. A inscrição nas provas e exames é realizada, obrigatoriamente, através de formulário eletrónico. 

Inscreva-se aqui

  1. O encarregado de educação ou o aluno quando maior é o único responsável pelos dados introduzidos no processo de inscrição.
  1. Antes de proceder à inscrição, leia atentamente o Manual da Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE) e certifique-se que tem toda a documentação necessária.
  1. Todo o aluno que não seja portador de cartão de cidadão nacional tem de solicitar junto da escola de inscrição a atribuição de um número interno. O número interno deve ser solicitado aos serviços administrativos, através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., com a indicação do NOME DO ALUNO, ANO E TURMA.
  1. Eventuais dúvidas devem ser remetidas ao Diretor de Turma do seu educando ou, no caso de alunos externos à escola, através do endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

MUITO IMPORTANTE: Concluída a inscrição, esta é submetida à escola para validação. Deve estar atento à sua caixa de correio eletrónico caso a escola o contacte para proceder a alguma retificação. O prazo de retificação das inscrições efetuadas através da plataforma, quando solicitadas pela escola, é de dois dias úteis após o pedido de retificação.

Acesso ao Ensino Superior 2023

1. DGES

2. Pedido de Atribuição de Senha      

A Agência Portuguesa do Ambiente, IP – ARH do Algarve promoveu no dia 31 de maio a décima terceira edição do Fórum Água Jovem, dirigido aos jovens do Algarve que participaram no Concurso Água Jovem 2023 e frequentam o pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino para alunos com medidas educativas seletivas e adicionais.

 O Concurso Água Jovem promovido em parceria com as empresas Águas do Algarve SA, Mundo Aquático SA (Zoomarine), Internacional Water Technology S.A e o apoio da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - DSR Algarve, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, IP, teve como principais objetivos sensibilizar os jovens do Algarve para o conhecimento e a preservação do património água e incentivar a serem Embaixadores da Água na região.

 A “Serra de Monchique – A importância da água e dos seus ecossistemas aquáticos” foi um dos temas do Concurso no ano escolar 2022/2023, razão pela qual o Fórum Água Jovem 2023 aconteceu este ano em Monchique, com o apoio da Câmara Municipal de Monchique, da Junta de Freguesia de Monchique, da Associação A Nossa Terra, da Associação Sê + Sê Melhor, do Centro de Ciência Viva de Tavira, do Centro de Ciência Viva de Lagos, da Algar, da Associação Lilaz e Projeto GEA, da OIKOS e do Centro Europe Diret Algarve.

O grande desafio do Fórum foi o de sensibilizar os jovens participantes para a importância dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) constantes da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, convidando-os a participar em várias atividades associadas a alguns dos referidos ODS e à temática da “Aliança pela Água”, que os interpela para a necessidade de poupança da água no Algarve, ao mesmo tempo que foi dada a conhecer a serra de Monchique e a importância dos seus recursos naturais no contexto regional, com enfoque nos recursos hídricos.

A Escola Básica 2/3 São Pedro do Mar, participou com 7 turmas e conseguiu obter os seguintes resultados:

- 1º lugar - 6ºA (trabalho do grupo: Larissa, Laurência, Carolina, Heloísa e Martim), no escalão do 2º ciclo

- 2º lugar - 6º C (trabalho do grupo: Carolina Correia e Vitória Correia), no escalão do 2º ciclo

- 3º lugar - 6º A (trabalho do grupo: Vivien, Mariana, Angelina, Tomás, Robert), no escalão do 2º ciclo

- 3º lugar - 6º D (trabalho do grupo Vitória e Kemi com o apoio da Luciana, Rita, e Tiago), no escalão dos Alunos com Medidas Educativas

20230604 172339 20230604 172359 20230604 172416 20230604 172423

https://drive.google.com/file/d/1F4obEKr-Inuw07trM87eiQRRnzo7pRz5/view

 Parabéns à organização e seus associados e um hiper mega parabéns a todos os alunos participantes.

Somos ESLA.

Nos dias 29 e 30 de maio, realizou-se a sessão nacional do Parlamentos dos Jovens, programa dedicado, este ano, à temática da Saúde Mental nos Jovens – Que desafios? Que respostas?

1Os alunos Marcos Mestre, do 12º E e André Ribeiro, do 12º B foram eleitos para representar o círculo eleitoral de Faro, assim como os dois primeiros deputados efetivos das escolas Secundária de Loulé e da Nobel International School Algarve.

Todos os  objetivos deste programa foram integralmente cumpridos face ao primor das intervenções do círculo de Faro no suprarreferido programa, a saber: “incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política; sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político; incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria”, prerrogativas também da estratégia da escola para a Cidadania e Desenvolvimento.

Este é o link com as intervenções do círculo de Faro (Comissões e Plenário).

https://drive.google.com/drive/folders/1N65wzR7ZQMZKtS22igAtm7lCBr-WjebW?usp=sharing

Estão todos de parabéns!

Imagem PCPS1O programa de Treino de Competências Pessoais e Sociais realizou-se nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2022, com as seis turmas do 4º ano e também com a turma mista do 3º/4º ano, dos três estabelecimentos de ensino do agrupamento. As sessões foram dinamizadas pela educadora social do GAAF, Cátia Cabrito e pela psicóloga, Ana Cristina Alves, do PAPE da Câmara Municipal de Loulé.
O programa teve como objetivos principais, a melhoria das competências socioemocionais dos alunos e a prevenção e/ou minimização de situações de indisciplina e insucesso escolar. As sessões realizadas centraram-se no saber ser, saber estar, saber fazer e na importância da reflexão.
 
O nosso agradecimento a todos os alunos que participaram nas sessões e aos docentes envolvidos na atividade.

FcCpCA atividade "Filosofia com Cinema para Crianças" realizou-se entre os meses de abril e maio de 2023,em formato de ação pontual, com as turmas do 6ºano da EB 2/3 de Quarteira. As sessões foram dinamizadas pela educadora social do GAAF, Cátia Cabrito. Esta atividade teve como objetivo principal desenvolver o pensamento crítico e filosófico da criança, através da curta metragem  "Daisy Chain" do produtor Galvin Scott Davis. O tema destaque foi o Bullying.

Agradeço a participação de todos os alunos e também dos professores envolvidos na atividade.

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No dia 23 de maio, entre as 10h e as 12h, a Escola E.B.1/J.I da Abelheira acolheu, num enorme abraço, várias turmas de todo o Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres.
O dia amanheceu pardo, sem luz, mas rapidamente a energia de 380 alunos fez dissipar as nuvens que teimavam ofuscar o SOL!
O céu cinzento vestiu-se de azul e veio comemorar o Dia do MAR connosco!
Brindámos à alegria e ao trabalho colaborativo, realizado ao longo do ano.
Desde o pré-escolar ao ensino secundário, foram sendo explorados assuntos importantes e urgentes, no âmbito da temática do MAR.
Todos fizeram descobertas e foram sensibilizados para questões ambientais, culturais e estéticas, tendo sempre por base aquele que nos sustenta e que vive aqui ao lado.
Temos de aprender a respeitar o planeta e temos de aprender a ser mais conscientes!
Assim sendo, os alunos reuniram-se para partilharem as aprendizagens que realizaram, juntamente com os seus professores, assistentes operacionais e famílias.
A manhã foi de festa e os sorrisos esboçados denunciaram o agrado e a curiosidade dos que ali estiveram!
Obrigada a todos pelo empenho e dedicação, no projeto Nós e o Mar!

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 Podem aceder à publicação:
- no site do clube em  http://cc.esla.edu.pt/atividades/nos-e-o-mar-ii
- da notícia no Sul Informação em https://www.sulinformacao.pt/2023/05/quarteira-trabalha-para-criar-cidadaos-mais-conscientes-e-alerta-para-os-temas-do-mar/

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