Entre os dias 13 e 17 de outubro de 2025, a Escola Básica 2,3 de Quarteira assinalou o Dia Mundial da Resolução Pacífica de Conflitos, comemorado todos os anos na 3.ª quinta-feira de outubro, com uma iniciativa especial que envolveu alunos e docentes do 2.º e 3.º ciclos. Sob o lema “Sim ao Diálogo! Não ao Conflito!”, foi criado um mural coletivo no espaço denominado de “Cantinho da Escuta”, situado à entrada da escola.
Esta ação teve como objetivo sensibilizar toda a comunidade escolar para a importância do diálogo, da empatia, do respeito e da resolução não violenta de conflitos no dia a dia escolar. Durante a semana, cada turma teve a oportunidade de visitar o mural, deixando a sua marca através de uma palavra ou frases que simbolizassem o seu compromisso com uma convivência mais harmoniosa.
O mural tornou-se, assim, um símbolo da voz dos alunos e da vontade coletiva de construir pontes em vez de muros, reforçando valores essenciais como o respeito, a cooperação e a compreensão mútua. Com esta iniciativa pretendeu-se, mais uma simples atividade decorativa, criar um momento de educação para a cidadania, onde se promoveu a construção de uma cultura de paz dentro e fora da sala de aula.
Susana Fernandes – Mediadora Escolar Professora Lia Lamarão de Educação Visual com as turmas 7ºC, 7ºD, 7ºF e 7º e 8º do AllIncluded




