2A biblioteca escolar é um espaço fundamental para a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. Para além de disponibilizar um vasto acervo de livros, revistas e recursos digitais, a biblioteca promove o gosto pela leitura, essencial para o enriquecimento cultural e o crescimento intelectual. Ler não apenas estimula a imaginação, como também melhora a capacidade crítica, a escrita e a compreensão do mundo. Ao levar os alunos a elaborarem trabalhos na biblioteca, incentivamos a pesquisa autónoma, o pensamento crítico e o sentido de responsabilidade, proporcionando-lhes um ambiente propício ao estudo e à reflexão, onde podem adquirir conhecimentos de forma aprofundada e diversificada. Assim, a biblioteca torna-se um pilar indispensável no processo educativo, cultivando competências que se revelam fundamentais ao longo da vida.

Durante o mês de outubro, as turmas de Português Língua Não Materna (PLNM) do 2º ciclo (Allincluded, 5.ºF, 6.ºE e 6.ºB) desenvolveram atividades no âmbito do tema “Bibliotecas Escolares: a ligar comunidades”. 

foto1No passado dia 24 de outubro, os alunos das turmas F e H do 11.º ano fizeram, no âmbito da disciplina de MACS, quatro sessões de esclarecimento sobre as eleições nos Estados Unidos que decorrem no dia 5 de novembro.

A apresentação contemplou aspetos relativos ao sistema de votação norte americano e comparou-o com o sistema português. Referiram-se vários tópicos, nomeadamente a composição do congresso, aspetos históricos, as diferenças entre os diversos estados em termos de afinidade política e os votos eleitorais.

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Dando cumprimento ao estipulado nos artigos 14º e 15º do Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de abril, com a redação que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 137/2012, de 2 de julho e na sequência do estabelecido na reunião do dia 10 de outubro de 2024 do Conselho Geral, declara-se aberto, com efeitos a contar do dia imediatamente a seguir ao da publicação do edital, o processo para a eleição dos membros do Conselho Geral.

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MONARQUIA E REPUBLICAApesar do feriado da Implantação da República ter ocorrido no sábado passado, dia  5 de outubro, a turma do 11ºA não deixou a data passar despercebida. 
Na terça-feira, dia 8 do mesmo mês, com o apoio e orientação da professora de HCA, os alunos encenaram a visita da própria "República" a algumas turmas do 10º ano. 
Com trajes e uma encenação envolvente, a "República" e todos os alunos do 11º explicaram, de forma didática e divertida, a importância da Revolução de 1910 que pôs fim à Monarquia e instaurou o regime republicano em Portugal. 
A iniciativa foi um sucesso, não só pela criatividade, mas também pelo envolvimento dos alunos. Uma aula inesquecível, onde não faltou a presença de ilustres convidados para a foto: D.Manuel II e Manuel de Arriaga. 
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IMG 20241016 WA0001No dia 15 de outubro, as turmas 6.ºG e 6.ºE tiveram o prazer de receber a escritora Mafalda Cordeiro, para a realização de um atelier de escrita criativa, “A tua voz importa – Política para Crianças”, inspirado no livro da escritora.

A escritora começou a sua carreira a escrever para séries, filme e telenovelas, como os Morangos com Açúcar, mas é a escrever livros para crianças e a dinamizar oficinas de escrita criativa que se sente mais feliz.

No atelier, os alunos tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o que é isto da política e da democracia; perceber que estas estão presentes no nosso dia a dia, sempre que tomamos decisões, fazemos escolhas e até quando votam para eleger o delegado de turma. Partindo deste tema, brincaram com palavras em sopas de letras, construíram anagramas; refletiram sobre o que é a liberdade e qual a sua importância na nossa vida; de que forma podem usar a sua voz para resolver problemas e exploraram o conceito de corrupção. Foi uma sessão na qual os alunos puderam usar a sua voz, debater ideias e aprender como ser um cidadão interventivo no contexto em que se inserem.

Deixámos um grande agradecimento à escritora Mafalda Cordeiro e à Associação DeVIR/CAPa por nos terem proporcionado um ótimo momento de aprendizagem e partilha.

As turmas 6.ºG e 6.ºE

As professoras Andreia Fernandes e Eunice Carvalho

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 Os alunos da Escola Básica de São Pedro do Mar celebraram o Dia Mundial da Resolução de Conflitos com realização e colocação de uma instalação artística que promove a tolerância e a empatia realizada nas aulas de Educação Visual. A atividade contou com a participação da mediadora Dra. Susana Fernandes, que conduziu debates sobre a resolução pacífica de conflitos. A representação visual de um jovem ajudando outro reforçou a mensagem central do evento.

 

 

 

ASTRONAUTA_RETRATOS_077.jpgNo final de setembro, eu e a professora Patrícia Jesus tivemos a oportunidade excecional de participar no projeto da Agência Espacial Portuguesa denominada “Astronauta por um dia”.

Depois de toda a antecipação que seguiu o longo processo de seleção dos finalistas, o dia em que nós, alunos, nos encontrámos pela primeira vez em Beja pareceu surreal.

Nos dias que precederam o voo parabólico, participamos em várias atividades dinâmicas de team-building de modo a conhecermo-nos melhor uns aos outros, e outras atividades como visitar uma esquadra da força aérea; ver procedimentos dos bombeiros da FAP; explorar a torre de radar de base; observar as estrelas e alguns planetas à noite com poluição luminosa muito reduzida e um telescópio avançando, que nos deixava ver imagens encantadoras; assistir a palestras interessantes com um comunicador de ciência, Fábio Silva, e até com o ex-astronauta Jean-François Clervoy, entre muitas outras aventuras. De facto, todos nós “astronautas” concordámos que já valia a pena ter ido só por estas atividades, mas não sabíamos o quão memorável a experiência que nos faltava viria a ser.

No dia antes do voo, tivemos a oportunidade de ver o avião da Novespace a chegar à base aérea, depois recebemos os fatos e as instruções de segurança, antes de podermos entrar no avião e perceber como é que o voo ia funcionar no dia seguinte.

 

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Alguns alunos das turmas 12° C/D do Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres tiveram a oportunidade de participar na atividade Hackthon “Exoplanetas em Bytes” realizada no Pavilhão do Conhecimento e dinamizada pelo ESERO Portugal. Esta atividade contou com a presença de diversos astrofísicos coordenados pelo professor Pedro Mota Machado e de especialistas em inteligência artificial coordenados por Luís Simões da ML Analytics (https://www.mlanalytics.pt/#aboutus).

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Os alunos puderam analisar dados simulados da missão ARIEL, da Agência Espacial Europeia, que irá observar as atmosferas de planetas externos ao Sistema Solar na banda do infravermelho. Esta atividade desafiou os alunos a aplicar a Inteligência Artificial ao estudo de exoplanetas de modo a que cada aluno tivesse consciência de como funciona um algoritmo inteligente, de como criar e aplicar em situações simples ou complexas.

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Em síntese, é indescritível o que cada aluno teve oportunidade de experienciar: a convivência e o trabalho colaborativo contribuíram positivamente para o desenvolvimento académico dos estudantes, resultando numa agradável aprendizagem, na qual com certeza permutará por toda a vida.

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Um sincero obrigado.

Os alunos.

Mais informações em: https://www.esero.pt/hackathon_exoplanetas/2024

https://www.facebook.com/share/p/MTuzMWMkCZgpinet/

aviso 1 003

 

Por motivos técnicos, a secretaria da Escola
Secundária Dra. Laura Ayres passará a estar

encerrada ao público, nas quartas-feiras, no
período da tarde (a partir das 13h00m).

Ler aviso (AQUI)

 

               

 

 

       
                                                                                    Grace A Grace Emily, aluna do 11º ano do nosso Agrupamento, foi um dos alunos escolhidos, a nível nacional, para participar na atividade da Agência Espacial Portuguesa "Astronauta por um dia".        
              Patty 1  A professora Patrícia de Jesus também vai integrar a equipa de jovens “astronautas” portugueses que irá realizar um voo parabólico no dia 29 de setembro, em Beja.        

A iniciativa “ Astronauta por um Dia ”, que vai na sua 3.ª edição, seleciona anualmente 30 estudantes do ensino secundário para participar nesta missão e vivenciar as condições de microgravidade semelhantes às dos astronautas no Espaço. Este ano, a Ciência Viva convidou pela primeira vez uma professora para acompanhar os alunos e a professora espAcial do nosso agrupamento foi a escolhida para tomar parte nesta oportunidade única.

O “Astronauta por um Dia” é um projeto da  Agência Espacial Portuguesa  em colaboração com a Ciência Viva e outras entidades.

Mais informações em:

https://www.instagram.com/ccvnesla/

https://www.esero.pt/noticias-eseropt/2024/professora-espacial-astronauta-por-um-dia

https://www.astronautaporumdia.pt/

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