Dia 8 de fevereiro, Palavras com História – histórias (Com) Vida, convidaram a docente da ESLA, Isabel Marçalo, a dar uma palestra sobre a “A Cor das Emoções”.
O desafio foi aceite, e o tema despertou em todos os que assistiram um interesse emocional.
As cores estão intimamente ligadas às nossas ações, à forma de vestir, à decoração de uma casa, elas regem o nosso estado de espírito. Como afirmou, Isabel Marçalo, "os nossos sentimentos são privados, mas as emoções, essas são públicas e são exteriorizadas através das nossas expressões e reações, das formas mais variadas, sendo de base biológica elas são necessárias à nossa sobrevivência partilhamos, esse aspeto, com outros animais, que tal como nós se adaptaram aos estímulos do mundo, através delas. Estão também na base das nossas decisões e são definidas pelas nossas experiências. Tomam "cor" nas nossas memórias..."
Visita de Estudo a Lisboa de Turmas do 12º anos do Ensino Profissional, no passado dia 7 de fevereiro:
O dia começou cedo, mas os nossos alunos estavam presentes para a visita de estudo a Lisboa.
A manhã distribuía os alunos entre o Auditório de Santa Joana Princesa para assistirmos à peça de teatro interativo em inglês “The Invisible Man” e a visita à Calouste Gulbenkian nomeadamente ao seu jardim, obra-prima dos arquitetos António Barreto e Gonçalo Ribeiro Teles, construído na década de 60, assim como as esculturas subtilmente distribuídas pelos seus recantos. Foi neste espaço mágico de floresta encantada que teve lugar a atividade lúdico-pedagógica “Luz e sombra”.
Esta convidava os alunos à descoberta das subtilezas escondidas no jardim, que se iam revelando paulatinamente, numa dança de reflexos, tonalidades, luzes e sombras. Tecnicamente falando, a atividade consistiu na revelação fotográfica usando as plantas tanto como motivo a imortalizar assim como componente do químico revelador.
Tomaram posse, no dia oito de fevereiro de dois mil e vinte e quatro, os órgãos sociais eleitos da Associação de Estudantes da Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres.
Com a presença dos professores Inês Aguiar e Gabriel Almeida, e sob presidência da diretora Dalila Afonso, houve lugar a cerimónia simples e breve. As fotos documentam a sessão e ficam para a memória até pelo comprometimento de todos os alunos na prossecução e melhoria do agrupamento com as iniciativas em preparação.
Bom trabalho e boa representatividade dos alunos da escola secundária Dr.ª Laura Ayres.
Os alunos João Custódio, Lia Palma, e Mariana Gonçalves, do 12ºA - Artes Visuais, venceram o concurso para o logotipo do projeto Erasmus + "Climate Fighters" criado na disciplina de Desenho A. Este logotipo foi o mais votado entre as várias propostas dos países participantes: Portugal, Turquia e Polónia e será o rosto do projeto em todos os meios de divulgação.
O aluno Musah Avalhaes, do 11ºB - Artes Visuais, venceu o concurso para o logotipo do projeto Erasmus + "Skills Without Frontiers" criado na disciplina de Desenho A. Este logotipo foi o mais votado entre as várias propostas dos países participantes: Portugal, Espanha, Grécia, Áustria, Chéquia e Polónia e será o rosto do projeto em todos os meios de divulgação.
Os alunos embarcaram numa viagem inspiradora pela liberdade com os atores residentes da companhia de teatro “Mákina de Cena” inserido no Plano Nacional das Artes. As turmas do 8ºG e do AllIncluded (artes plásticas e artes performativas/teatro) do 2º/3ºciclos mergulharam em temas como tolerância, empatia e liberdade, explorando-os através de diferentes atividades criativas. A partir de fotografias sobre liberdade, multiculturalidade e amizade, os alunos transformaram-se em estátuas vivas, recriando os momentos retratados. Com criatividade, imaginaram o antes, o durante e o depois de cada imagem, dando vida à história por trás delas.
Nas atividades subsequentes os alunos foram atores muito interventivos no jogo "O futuro Presidente é...", os alunos defenderam os seus pares num debate construtivo, aprendendo sobre confiança, autoconhecimento e a importância de ouvir o outro.
As atividades foram um sucesso, surpreendendo alunos e professores com a criatividade, o entusiasmo e a reflexão gerada.
A colaboração dos artistas residentes da “Mákina de Cena” são uma mais valia/parceria que enriquece a educação. As terças-feiras na escola Básica tornaram-se dias de partilha e aprendizagem, com os artistas residentes da companhia de teatro “Mákina de Cena” proporcionando experiências únicas e enriquecedoras para os alunos. As atividades conectam-se com a comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, incentivando os alunos a refletir sobre a importância da liberdade e da democracia. Os artistas e os professores convidam a que todos participem dessa jornada pela liberdade, valorizando a arte como ferramenta de transformação social. “Teatro que educa, emociona e inspira!”
Eis alguns “rebuçados fotográficos” que seguem em anexo e que refletem apenas um pouco dos momentos vividos com as turmas envolvidas em paralelo com os artistas residentes da companhia “Mákina de Cena”, inserido no Plano Nacional das Artes.
p/Equipa do Plano Nacional das Artes do Agrupamento Dra Laura Ayres