OFERTA FORMATIVA
2025/2026

Cursos Científico – Humanísticos

Artes Visuais

Ensino Secundário

Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilitem o desenvolvimento das capacidades de representação, de expressão gráfica e plástica, de comunicação visual e de análise das obras de arte.

Artes, Design e Comunicação — 2024/2027

Ensino Secundário — Percurso Formativo Próprio

Curso Científico-Humanístico de Artes, Design e Comunicação — Percurso Formativo Próprio foi criado no âmbito do Plano de Inovação 2024-27 e tem como base a matriz curricular base do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais. Nos 10º e 11º Anos, na formação específica criamos uma nova disciplina – Representação Técnica e Digital, de frequência obrigatória, que substitui a disciplina de Geometria Descritiva A do CCH de Artes Visuais. A segunda disciplina será a História da Cultura e das Artes.
No 12º Ano, além das disciplinas que constam nos atuais planos curriculares do CCH de Artes Visuais, oferecemos duas novas disciplinas anuais: Oficina de Representação Plástica e Design de Comunicação.

Ciências e Tecnologias

Ensino Secundário

Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias constitui uma oferta educativa vocacionada para o prosseguimento de estudos de nível superior, universitário ou politécnico.
Tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilitem observar e organizar o espaço envolvente, bem como compreender a ciência e a tecnologia e reconhecer e relacionar as suas implicações na sociedade contemporânea.
Este curso permite desenvolver, melhorar e aprofundar os conhecimentos na área das ciências e das tecnologias, e habilita para o tratamento e representação do espaço, assim como para o desenvolvimento da capacidade de visualização mental e representação gráfica de formas reais ou imaginárias.

Ciências Socioeconómicas

Ensino Secundário

Curso Científico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes que lhe possibilite o conhecimento e compreensão do mundo contemporâneo e dos seus principais problemas socioeconómicos.
Este curso permite compreender os conceitos básicos de ciência económica, normas básicas da contabilização da atividade económica das sociedades e aspetos relevantes da sua organização económica, conhecer os aspetos fundamentais das economias portuguesa e da União Europeia, e compreender as dinâmicas históricas, geográfica, económica e social.

Programação — 2025/2028 — NOVO

Ensino Secundário — Percurso Formativo Próprio
A partir de 2025/2026, o CCH de Informática (Percurso Formativo Próprio) passa a designar-se CCH de Programação (Percurso Formativo Próprio).

Curso Científico-Humanístico de Programação — Percurso Formativo Próprio foi criado no âmbito do Plano de Inovação 2024-27 e tem como base a matriz curricular base do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias.
Nos 10º e 11º Anos, na formação específica criamos uma nova disciplina – Pensamento Computacional e Programação, de frequência obrigatória, que substitui uma das disciplinas bienais da matriz curricular – base do CCH de Ciências e Tecnologias. Podes optar por substituir a Biologia Geologia ou a Física e Química A por esta nova disciplina.
No 12º Ano, além das disciplinas que constam nos atuais planos curriculares do CCH de Ciências e Tecnologias, oferecemos quatro novas disciplinas anuais – na área de informática (consulta a matriz curricular). A frequência deste curso permite, desde o 10º Ano, um contato com as ferramentas digitais e com a programação, fundamentais para o mercado de trabalho e para os cursos de ensino superior das diversas áreas.

Línguas e Humanidades

Ensino Secundário

Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes que lhe possibilitem estabelecer relações entre passado e presente, a interpretação do mundo atual e a intervenção sobre a realidade e sobre o espaço em que ela se inscreve.
Este curso permite aprender a formular hipóteses explicativas da evolução das sociedades no tempo e no espaço; desenvolver a perceção de fenómenos históricos e geográficos tendo em conta as transformações económicas, demográficas, sociais, políticas, culturais e ambientais; adquirir conhecimentos de realidades históricas e geográficas que possibilitem fundamentar opiniões e intervir na solução de problemas atuais.

Cursos Profissionais

Ação Educativa — NOVO

Ensino Secundário

O/A Técnico/a de Ação Educativa está apto/a a cuidar, apoiar, vigiar e acompanhar crianças e jovens sob a orientação de outros profissionais, apoiando o planeamento, organização e execução de atividades do quotidiano, de tempos livres e ou pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento integral e bem-estar das crianças e jovens, no respeito pelos princípios de segurança e deontologia profissional.

Auxiliar de Farmácia — NOVO

Ensino Secundário

O/A Técnico/a Auxiliar de Farmácia assegura a execução de todos os atos inerentes ao exercício de funções de coadjuvação na área farmacêutica, sob o controlo e supervisão do diretor técnico da farmácia, em conformidade com a regulamentação aplicável e as normas de segurança e saúde no
trabalho e de qualidade.

Cozinha/Pastelaria — NOVO

Ensino Secundário

O/A Técnico/a de Cozinha/Pastelaria está apto/a a planear, coordenar e executar as atividades de cozinha/pastelaria, respeitando as normas de higiene e segurança, em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras, com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente.

Desporto — NOVO

O/A Técnico/a de Desporto está apto/a a participar no planeamento, na organização e no desenvolvimento do treino de modalidades desportivas, individuais ou coletivas, bem como organizar e dinamizar atividades físicas e desportivas em contexto de ocupação de tempos livres, animação e lazer.

Gestão de Equipamentos Informáticos — NOVO

O/A Técnico/a de Gestão de Equipamentos Informáticos é o profissional qualificado apto a instalar equipamentos e redes, bem como a fazer a sua manutenção e administração. Este profissional tem competências para realizar atividades de conceção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas e de tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações.

Multimédia — NOVO

Ensino Secundário

O/A Técnico/a de Multimédia está apto/a a conceber e desenvolver sistemas e produtos multimédia através de criação de ecrãs em 2 e 3 dimensões da captação, e digitalizar, tratar e integrar sons e imagens, fixas e animadas, tendo em vista soluções de informação e comunicação.

Operações Turísticas — NOVO

Ensino Secundário

O/A Técnico/a de Operações Turísticas tem como objetivo dotar os/as jovens profissionais de competências técnicas para conceber, organizar, promover e vender produtos e/ou serviços turísticos e prestar informação sobre recursos turísticos.

Restaurante/Bar — NOVO

Ensino Secundário

O/A Técnico/a de Restaurante/Bar está apto/a a planear, coordenar e executar as atividades de Restaurante/Bar respeitando as normas de higiene e segurança, em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras, com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente.