Dia Mundial da Diversidade Cultural

AESLA celebra o Dia Mundial da Diversidade Cultural com atividades em todo o agrupamento

No próximo dia 21 de maio, o Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres irá assinalar o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, com um conjunto de atividades que pretendem promover o respeito pela diferença, valorizar as várias culturas presentes na comunidade educativa e reforçar a importância da interculturalidade.
A Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres assinalará este dia com um conjunto diversificado de atividades, distribuídas ao longo do dia:
Exposição na Galeria ESLA sobre literatura e curiosidades de várias nacionalidades;
9h55–10h15: Dinamização de jogos tradicionais do Nepal (Gotta), Venezuela (Metra) e Colômbia (jogo de palavras novas), pelos alunos. Durante o intervalo, serão reproduzidos áudios de alunos a declamar poemas nas suas línguas maternas, gravados nas aulas de PLNM;
11h45 – 11h50: Difusão de uma playlist com músicas de vários países;
14h20 – 15h20 – Biblioteca Humana:
Mohamed Monsour, cidadão egípcio, partilhará a sua experiência em Portugal, nomeadamente a adaptação à cultura e ao sistema de ensino, o ingresso no ensino superior e a criação do seu próprio negócio.
Rúben André, de nacionalidade brasileira, irá relatar a sua experiência enquanto estudante universitário em Engenharia Mecânica e a posterior abertura de um stand automóvel.
15h30 – Futebol Intercultural: Com o apoio de Miguel Rodrigues, treinador adjunto da equipa sénior do Campinense, será dinamizado um jogo de futebol com os alunos de PLNM.
A comemoração estende-se às outras escolas do agrupamento:
Na EB1, os alunos irão criar um mural com as suas mãos e o nome do seu país de origem, como forma de evidenciar e valorizar a diversidade cultural;
Na EB 2,3, as turmas do projeto All Included irão elaborar um trabalho com as bandeiras dos seus países de origem e as suas opiniões sobre a diversidade cultural, expressas em português e nas suas línguas maternas.
Esta iniciativa pretende celebrar a diversidade cultural como uma riqueza e reforçar o compromisso do agrupamento com os valores da inclusão, respeito e diálogo intercultural.