No dia 17 de maio, os formandos de Português Língua de Acolhimento (PLA) participaram numa atividade cultural em Quarteira e Loulé.
A atividade teve início, às 10h, em Quarteira, e fomos recebidos e acompanhados pelos assistentes do Museu de Loulé. O assistente Daniel Giebels proporcionou-nos uma excelente visita à exposição “Com os pés na terra e as mãos no mar – 6000 anos de história de Quarteira”, na Antiga Lota, e a assistente Jéssica Botelho levou-nos a explorar os “Percursos que contam – Quarteira Antiga”. De seguida, rumamos a Loulé e a manhã terminou com um piquenique no Parque Municipal (Mata de Loulé).
Após o piquenique, a Sr.ª Ricardina Inácio, da divisão de Mediação Cultural do Museu Municipal de Loulé, e a assistente Jéssica Botelho acolheram-nos com simpatia e partilharam os seus conhecimentos sobre a história da cidade. A primeira paragem deu-se na Ermida de Nossa Senhora da Conceição. Depois de uma breve introdução ao monumento, os formandos puderam visitar este pequeno templo cujas origens remontam ao século XVII. Depois, dirigimo-nos para o edifício dos Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barretos. Aqui, foi possível visitar uma casa do século XV, cujo estudo revelou ter pertencido à família Barreto, e um bem preservado complexo de banhos públicos da época islâmica.
De seguida, as portas do Museu Municipal de Loulé abriram-se para que os formandos pudessem usufruir do património arqueológico e cultural que compõe as diversas salas do museu. Após a visita, fizemos uma breve paragem na Feira Social de Loulé que decorreu na Cerca do Convento Espírito Santo. Um dos grupos teve ainda a oportunidade de visitar a exposição “A Revolução da Esperança: Memórias do 25 de abril no concelho de Loulé”.
Terminada a visita os formandos foram-se despedindo e rumaram a casa.
Formadores de Português Língua de Acolhimento







