Além das atividade práticas, realizadas em Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 10º C também responderam a esta questão na disciplina de Filosofia, aplicando as teorias éticas (de Kant e Mill) e expressando as suas próprias ideias.

Uma das atividades consistiu na construção de cartazes que promovessem junto dos outros alunos a prática do voluntariado. 

1 Voluntariado Cartaz para a exposição 001 2 My project 1 3 ISTO NÃO É UM TESTE SOCIAL PDF 001
4 IMG 20230613 194958 1 5 My project 001 6 Poster Adriana Carlos Diogo e Filipa 001
  7 poster filosofia 0017-poster_filosofia_002.png

 

Saída de Campo à Fábrica de Transformação de alfarroba Chorondo & Filhos, Lda. (Boliqueime)

No dia 31 de maio de 2023 a turma do Curso de Educação e Formação Operador de Distribuição realizou uma saída de campo à Fábrica de Transformação de Alfarroba, sediada no lugar da Tenoca, Boliqueime. É composta por 13 colaboradores e labora em duas estruturas, esta que visitamos, e outra em São de Alportel. Esta empresa iniciou atividade em 1988, sendo a sua principal atividade a transformação industrial de alfarroba, nomeadamente à extração da semente e à transformação de alfarroba em triturados. Daqui resulta a separação da polpa e da semente. A polpa da alfarroba, que representa 90%, é toda a parte da alfarroba exceto a semente, representando esta 10% do peso total. A polpa de alfarroba é triturada de forma mais grosseira, para ser utilizada na composição de rações para animais (mercado interno), e de forma mais fina para produção de farinha de alfarroba, sendo 50% desta para exportação. No ano de 2022 a empresa laborou 3.500 ton de alfarroba. Os formandos tiveram a oportunidade de observar a chegada de alfarroba por parte de agricultores. A viatura é pesada em balança própria antes e depois de descarregada para se apurar o peso da alfarroba e posteriormente passa-se à faturação e pagamento da mesma. Observaram também as máquinas e todos engenhos envolvidos do processo de transformação da alfarroba, nomeadamente a zona de secagem, trituração e ensacamento. O preço da arroba (15kg) de alfarroba neste momento encontra-se a 11€, sendo que no ano transato chegou a atingir o valor de 50€, valor mais elevada até à data, mercê de um conjunto de circunstâncias que conduziu à escassez de produto no mercado. A empresa exporta mais de 50% da sua produção, tendo como principal destino os seguintes países: Reino Unido, Espanha, Bélgica, Holanda, Suíça e Turquia.

WhatsApp Image 2023 06 06 at 13.23.10 WhatsApp Image 2023 06 06 at 13.23.10 1 WhatsApp Image 2023 06 06 at 13.23.10 2
WhatsApp Image 2023 06 06 at 13.23.10 3 WhatsApp Image 2023 06 06 at 13.26.52 WhatsApp Image 2023 06 06 at 13.26.52 1
WhatsApp Image 2023 06 06 at 13.26.52 2 WhatsApp Image 2023 06 06 at 13.26.53 WhatsApp Image 2023 06 06 at 13.26.53 1
WhatsApp Image 2023 06 06 at 13.26.53 2 WhatsApp Image 2023 06 06 at 13.26.53 3  

 Agradecemos, na pessoa do Sr. Engenheiro Ismael Chorondo, a amabilidade de nos receber e pacientemente nos conduzir através do processo de transformação da alfarroba, além de nos traçar de forma ampla o panorama atual do setor.

Autor do texto: professor Rui Rocha

Professores acompanhantes: Felismina Faustino/Rui Rocha

Calendário das Provas e Exames 2022/2023  - Ensino Básico - Ensino Secundário

Despacho nº3232-B/2023 - Altera o Despacho n.º 8356/2022, de 8 de julho, que aprova o calendário escolar, para os anos letivos de 2022-2023 e de 2023-2024, dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, dos estabelecimentos particulares de ensino especial, bem como o calendário de provas e exames.

Informações

  • Informações Prova - Provas de aferição, provas finais do 9º ano e exames nacionais do secundário.  

Informações das Provas de Equivalência à Frequência(novo) 

Básico ALM-09 CC-97 CD-96 CN-10 EF-26 ESP-15 ET-97 EV-14 FQ-11
FRC-16 GEO-18 HST-19 ING-21 MAT-82 PORT-81 PR-97 TIC-24  
Secundário API-303 BIO-302 DIR-329 ECONC-312 EF-311 FIS-315 GREG-322  OFA-316  OFMB-318
PSIB-340 QUI-342   

 

Prazo de inscrição: entre 04 e 17 de abril

Instruções para a inscrição nas Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário

  • Para se inscrever nas Provas Finais e Exames Nacionais
  1. A inscrição nas provas e exames é realizada, obrigatoriamente, através de formulário eletrónico. 

Inscreva-se aqui

  1. O encarregado de educação ou o aluno quando maior é o único responsável pelos dados introduzidos no processo de inscrição.
  1. Antes de proceder à inscrição, leia atentamente o Manual da Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE) e certifique-se que tem toda a documentação necessária.
  1. Todo o aluno que não seja portador de cartão de cidadão nacional tem de solicitar junto da escola de inscrição a atribuição de um número interno. O número interno deve ser solicitado aos serviços administrativos, através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., com a indicação do NOME DO ALUNO, ANO E TURMA.
  1. Eventuais dúvidas devem ser remetidas ao Diretor de Turma do seu educando ou, no caso de alunos externos à escola, através do endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

MUITO IMPORTANTE: Concluída a inscrição, esta é submetida à escola para validação. Deve estar atento à sua caixa de correio eletrónico caso a escola o contacte para proceder a alguma retificação. O prazo de retificação das inscrições efetuadas através da plataforma, quando solicitadas pela escola, é de dois dias úteis após o pedido de retificação.

Acesso ao Ensino Superior 2023

1. DGES

2. Pedido de Atribuição de Senha      

 bandeira-alemanha.png Aprender línguas é sempre um desafio que vale a pena ser levado a sério, porque abre portas no mercado de trabalho, nos estudos e, principalmente na nossa mente! Uma nova língua permite-nos conhecer outra cultura, outra forma de ver o mundo, estabelece pontes e, na minha opinião, dá imenso prazer!

Já sabes Inglês, talvez já tenhas aprendido Francês ou Espanhol, porque não agora experimentar Alemão?

Sabias que, no nosso Agrupamento, podes escolher Alemão no 7º, no 10º ou no 12º ano? No 10º podes fazê-lo na Formação Geral, de qualquer curso Científico-Humanístico, ou na Formação Específica, no curso de Línguas e Humanidades.  No 12º ano, a disciplina de Alemão Iniciação integra a lista de oferta das disciplinas de opção e, como tal, pode ser escolhido por qualquer aluno, independentemente do CCG que estejam a frequentar, desde que nunca tenha tido a disciplina. É a última oportunidade de aprenderes mais uma língua viva antes de terminar o ensino secundário!

A nossa escola integra uma rede de escolas-piloto de Alemão – PEPA – que permite aos alunos participar em atividades muito variadas financiadas pelo Goethe Institut (Instituto Alemão de Lisboa), tais como o jornal digital, workshops de música, bolsas de estudo na Alemanha, prémio de melhor aluno, exames de certificação do Alemão com direito a diploma, entre outros!

Porquê escolher Alemão?

O Alemão é a língua mais falada na Europa, abre muitas portas a quem quer estudar ou trabalhar em Portugal ou no estrangeiro, é muito importante na área do Turismo e da Hotelaria, da Ciência e da pesquisa. Sabias que o alemão é a 2ª língua mais importante da Ciência e a língua para a qual mais se traduz?

É a língua de Goethe, Kafka, Mozart, Beethoven, Freud, Nietzsche, …

O Alemão é difícil? Muitas vezes existe esta opinião. O que te posso dizer é que a língua alemã não é tão difícil como parece. Com um pouco de perseverança, otimismo e coragem, aprender alemão torna-se tão fácil como aprender as outras línguas.

Se aprenderes duma forma lúdica, com jogos, música, metodologias e apps modernas, vais ver que encontras a motivação necessária para enfrentar este desafio!

Also, los!

Vamos aprender ALEMÃO!

Lurdes Seidenstricker

(Professora e Coordenadora de Alemão, Coordenadora do projeto PEPA)

Na passada sexta-feira, dia 2 de junho, o nosso Agrupamento de Escolas recebeu a visita da Embaixadora de França, Madame Hélène Farnaud-Defromont, acompanhada pelo Diretor do Institut Français au Portugal, Monsieur Dominique Depriester e pelo Cônsul Honorário de França no Algarve, Monsieur Patrick Agostini.

Num breve encontro com os alunos do 9ºE, Secção Europeia de Língua Francesa (SELF) e do 12º E, a Embaixadora de França, Hélène Farnaud-Defromont falou da importância e da utilidade da língua francesa no dia-a-dia, quer em termos profissionais, quer em termos pessoais e respondeu gentilmente a algumas perguntas do jovem público, abordando temáticas como a carreira diplomática, as funções e os desafios de um embaixador nos dias de hoje, mas também algumas questões de caráter mais pessoal. Foi um encontro bastante agradável no decorrer do qual a diretora do Agrupamento, professora Maria Conceição Bernardes e a representante da DRealg, Dra. Maria do Carmo Medeiros, sublinharam a importância da visita não só junto do público presente, alunos e docentes, como também de toda a comunidade educativa.

Seguiu-se uma pequena cerimónia no decorrer da qual a embaixadora inaugurou, na companhia da diretora do Agrupamento, a professora Maria Conceição Bernardes, a placa Label France Education. O encontro terminou com um beberete organizado pelos alunos do curso profissional de Cozinha-Pastelaria (10ºano) e servido pelos alunos do CEF de Restaurante-Bar, sob a supervisão dos formadores Margarida Rodrigues e Rui Caetano, nas instalações do Restaurante Pedagógico.

Esta visita enquadrou-se num conjunto de iniciativas levadas a cabo junto das escolas com o Label France Education, com o intuito de valorizar e reconhecer a qualidade do ensino bilingue nas secções europeias em língua francesa (SELF) que, no nosso Agrupamento, existem desde 2011. O Institut Français du Portugal já tinha oferecido às bibliotecas do AESLA, um conjunto de livros que irá enriquecer as bibliotecas da Escola Secundária e da EB2,3 S. Pedro do Mar, permitindo aos alunos de faixas etárias e níveis de língua distintos, contactar com a língua e cultura francesas através da leitura.

Agradecemos aos nossos ilustres convidados a sua presença que marcou positivamente todos os presentes, principalmente os nossos alunos que, sem dúvida, recordarão este encontro como uma experiência única. Para os alunos do 9ºE e para as suas docentes de Francês e de Matemática (DNL), esta foi a melhor forma de fechar um ciclo de três anos em Secção Europeia de Língua Francesa.

Veja as imagens da visita captadas pelas nossas fotógrafas do 9º ano do CEF de Fotografia do AESLA.

1 2 3  
4 5 6  
7 8 9  
10 11 12  

 

No dia 30 de maio, os alunos do 11ºG, do curso profissional de Desporto, orientados pela professora Verónica Paulo, conseguiram animar cerca de 135 alunos das diferentes escolas do 1º ciclo, do Agrupamento Dra. Laura Ayres.
Mar Desportivo, nome com o qual a atividade fora batizada, foi mais uma das dinâmicas inerentes ao projeto de articulação vertical Nós e o Mar.
Otávio, o polvo mais famoso do Algarve e arredores, também se mostrou ativo e cooperou com as diversas crianças que brincavam e se divertiam no areal da praia do Forte Novo.
A manhã foi dedicada à atividade física, realizada ao ar livre, tendo os protagonistas sido os alunos das nossas escolas.
No final da manhã, com os bolsos cheios de areia e o corpo a pedir o merecido descanso, todos se despediram do MAR, com a certeza de que, em breve, regressarão para uma nova visita!
20230530 102229 20230530 102257 20230530 110751
20230530 110920 20230530 112845
Que o MAR possa continuar a ser um lugar encantado e encantador!
Abraços e beijinhos a todos.
🐡 🐚 🐠 🐟 🐙 🦀

No dia 29 de maio do corrente ano, a turma 10.ºC deslocou-se, na companhia das professoras Patrícia Jesus e Lídia Santos, ao Lar de Idosos do Centro Paroquial de Quarteira.
A ideia partiu dos discentes que pretendiam, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, fazer voluntariado. Assim, ao longo de semanas, os alunos selecionaram a instituição e prepararam diversas atividades lúdico/desportivas para realizar com os utentes do lar, proporcionando momentos de diversão e convívio intergeracional ao mesmo tempo que trabalhavam a atividade física adequada a diferentes limitações.
Como marca desta visita, os alunos prepararam um cartaz com pequenos poemas dedicados aos nossos séniores.
Um momento diferente na vida deste jovens e menos jovens! Profícuo para uns e para outros! Se no início estavam um pouco envergonhados, no final os sorrisos no rosto das várias gerações diziam tudo!

1 2 3
4 5 6
7 8 9
10  11  12

 

IMG 20230607 110526 462A atividade "Vamos falar sobre bullying?" realizou-se entre os meses de maio e junho de 2023, com todas as turmas do 1º, 2º, 3º e 4º anos dos três estabelecimentos de ensino do agrupamento. Nos 1º, 2º e 3º anoIMG 20230607 110602 814s utilizamos, como recurso lúdico, o livro "Há uma raposa na minha escola" dos autores Lola Dupin, Olivier Dupin e Ronan Badel. Contamos também com a ajuda dos fantoches Max e Xana para melhor abordarmos o tema do Bullying. Nos 4º anos foi utilizada uma história original elaborada pelas técnicas promotoras da atividade, "A história das 3 Y´s". A mesma foi contada com a ajuda dos três fantoches, a Anny, a Caty e a Paty.
As sessões tiveram como principais objetivos: sensibilizar os alunos para o tema; levá-los a compreender o que é o bullying e quais as suas consequências e prevenir e combater o bullying nas escolas. Estas foram dinamizadas pela educadora social do GAAF, Cátia Cabrito e pela psicóloga do GAAF, Andreia Mateus. Nas turmas do 4º ano contaram com uma participação especial da psicóloga, Ana Cristina Alves, do PAPE da Câmara Municipal de Loulé.
 
Um bem-haja aos alunos e aos professores que participaram na atividade.

Please publish modules in offcanvas position.