Visita da Embaixadora de França em Portugal

Na passada sexta-feira, dia 2 de junho, o nosso Agrupamento de Escolas recebeu a visita da Embaixadora de França, Madame Hélène Farnaud-Defromont, acompanhada pelo Diretor do Institut Français au Portugal, Monsieur Dominique Depriester e pelo Cônsul Honorário de França no Algarve, Monsieur Patrick Agostini.

Num breve encontro com os alunos do 9ºE, Secção Europeia de Língua Francesa (SELF) e do 12º E, a Embaixadora de França, Hélène Farnaud-Defromont falou da importância e da utilidade da língua francesa no dia-a-dia, quer em termos profissionais, quer em termos pessoais e respondeu gentilmente a algumas perguntas do jovem público, abordando temáticas como a carreira diplomática, as funções e os desafios de um embaixador nos dias de hoje, mas também algumas questões de caráter mais pessoal. Foi um encontro bastante agradável no decorrer do qual a diretora do Agrupamento, professora Maria Conceição Bernardes e a representante da DRealg, Dra. Maria do Carmo Medeiros, sublinharam a importância da visita não só junto do público presente, alunos e docentes, como também de toda a comunidade educativa.

Seguiu-se uma pequena cerimónia no decorrer da qual a embaixadora inaugurou, na companhia da diretora do Agrupamento, a professora Maria Conceição Bernardes, a placa Label France Education. O encontro terminou com um beberete organizado pelos alunos do curso profissional de Cozinha-Pastelaria (10ºano) e servido pelos alunos do CEF de Restaurante-Bar, sob a supervisão dos formadores Margarida Rodrigues e Rui Caetano, nas instalações do Restaurante Pedagógico.

Esta visita enquadrou-se num conjunto de iniciativas levadas a cabo junto das escolas com o Label France Education, com o intuito de valorizar e reconhecer a qualidade do ensino bilingue nas secções europeias em língua francesa (SELF) que, no nosso Agrupamento, existem desde 2011. O Institut Français du Portugal já tinha oferecido às bibliotecas do AESLA, um conjunto de livros que irá enriquecer as bibliotecas da Escola Secundária e da EB2,3 S. Pedro do Mar, permitindo aos alunos de faixas etárias e níveis de língua distintos, contactar com a língua e cultura francesas através da leitura.

Agradecemos aos nossos ilustres convidados a sua presença que marcou positivamente todos os presentes, principalmente os nossos alunos que, sem dúvida, recordarão este encontro como uma experiência única. Para os alunos do 9ºE e para as suas docentes de Francês e de Matemática (DNL), esta foi a melhor forma de fechar um ciclo de três anos em Secção Europeia de Língua Francesa.

Veja as imagens da visita captadas pelas nossas fotógrafas do 9º ano do CEF de Fotografia do AESLA.