Concurso "Água Jovem 2023 e Fórum Água Jovem 2023"

A Agência Portuguesa do Ambiente, IP – ARH do Algarve promoveu no dia 31 de maio a décima terceira edição do Fórum Água Jovem, dirigido aos jovens do Algarve que participaram no Concurso Água Jovem 2023 e frequentam o pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino para alunos com medidas educativas seletivas e adicionais.

O Concurso Água Jovem promovido em parceria com as empresas Águas do Algarve SA, Mundo Aquático SA (Zoomarine), Internacional Water Technology S.A e o apoio da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - DSR Algarve, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, IP, teve como principais objetivos sensibilizar os jovens do Algarve para o conhecimento e a preservação do património água e incentivar a serem Embaixadores da Água na região.

A “Serra de Monchique – A importância da água e dos seus ecossistemas aquáticos” foi um dos temas do Concurso no ano escolar 2022/2023, razão pela qual o Fórum Água Jovem 2023 aconteceu este ano em Monchique, com o apoio da Câmara Municipal de Monchique, da Junta de Freguesia de Monchique, da Associação A Nossa Terra, da Associação Sê + Sê Melhor, do Centro de Ciência Viva de Tavira, do Centro de Ciência Viva de Lagos, da Algar, da Associação Lilaz e Projeto GEA, da OIKOS e do Centro Europe Diret Algarve.

O grande desafio do Fórum foi o de sensibilizar os jovens participantes para a importância dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) constantes da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, convidando-os a participar em várias atividades associadas a alguns dos referidos ODS e à temática da “Aliança pela Água”, que os interpela para a necessidade de poupança da água no Algarve, ao mesmo tempo que foi dada a conhecer a serra de Monchique e a importância dos seus recursos naturais no contexto regional, com enfoque nos recursos hídricos.

A Escola Básica 2/3 São Pedro do Mar, participou com 7 turmas e conseguiu obter os seguintes resultados:

- 1º lugar - 6ºA (trabalho do grupo: Larissa, Laurência, Carolina, Heloísa e Martim), no escalão do 2º ciclo

- 2º lugar - 6º C (trabalho do grupo: Carolina Correia e Vitória Correia), no escalão do 2º ciclo

- 3º lugar - 6º A (trabalho do grupo: Vivien, Mariana, Angelina, Tomás, Robert), no escalão do 2º ciclo

- 3º lugar - 6º D (trabalho do grupo Vitória e Kemi com o apoio da Luciana, Rita, e Tiago), no escalão dos Alunos com Medidas Educativas

20230604 172339 20230604 172359 20230604 172416 20230604 172423

Parabéns à organização e seus associados e um hiper mega parabéns a todos os alunos participantes.

Somos ESLA.