Espreitar a Escola, auf Deutsch!
![]() |
![]() |
![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
|
![]() |
![]() |
|
No dia 11 de novembro comemora-se o dia de São Martinho (Martinstag). Em Portugal essa celebração é sinónimo de castanhas e vinho, mas nos países de língua alemã esta tradição apresenta algumas diferenças.
Na Alemanha o dia de São Martinho é vivido de forma muito intensa. No passado acendiam-se fogueiras (Martinsfeuer) com o objetivo de simbolizar a luz que o santo levou aos pobres, atualmente são mais vulgares as procissões com lanternas (Martins-Umzüge), protagonizadas essencialmente por crianças que desfilam ao anoitecer pelas ruas, entoando cânticos de São Martinho (Martinslieder).
No que toca à gastronomia, o ganso e o porco assado (Gänse und Schweinebraten) são reis. Os pequenotes deliciam-se com guloseimas (Süβigkeiten) e bolos tradicionais de pão doce em forma de massa entrelaçada e de bonecos com cachimbo (Martinsbrezel/Weckmänner), enquanto os adultos degustam o vinho quente, característico do inverno (Glühwein).
Para entender mais sobre a celebração desta data na Alemanha, os alunos do clube de línguas e das turmas de alemão extracurricular, assistiram a vídeos que contam a lenda de São Martinho (Martinsgeschichte), ouviram a canção tradicional “Laterne, Laterne, Sonne, Mond und Sterne” e realizaram trabalhos alusivos à data, que podem ser vistos numa pequena exposição na EB 2,3 de São Pedro do Mar.
![]() |
|
![]() |
___________________________________________________________________________________________________________________
Teve lugar no passado dia 22 de outubro o Encontro das escolas-piloto de alemão, no Goethe Institut de Lisboa, retomando o formato presencial. Contou com a presença dos diretores e professores coordenadores da rede de escolas e agrupamentos PEPA, professores de alemão e parceiros no projeto – Goethe Institut, Embaixada alemã, APPA, DGE e DGEST, bem como do representante da Associação São Bartolomeu dos Alemães.
Durante a manhã, foram divulgados os dados atualizados relativamente ao número de alunos/turmas/professores envolvidos neste projeto, que neste ano letivo conta com um total de 2715 alunos (504 nas escolas PEPA do Algarve). De seguida, os diretores reuniram com os parceiros do projeto, e os coordenadores e professores reuniram separadamente, para balanço das atividades desenvolvidas, troca de experiências e partilha de iniciativas inovadoras, bem como para planear atividades conjuntas para este ano letivo. Devido à situação de recessão que vivemos, algumas atividades foram suspensas, nomeadamente o teatro e o jornal digital. Outras terão continuidade e poderemos, a seu tempo, inscrever os nossos alunos/turmas.
Seguiu-se um almoço convívio e, durante a tarde, uma formação para os professores de alemão.
O próximo encontro dos professores de alemão terá lugar na nossa escola, a 3 e 4 de março - Encontro Nacional APPA/GI, um evento formativo, acreditado pelo CCPF.
As inscrições estão abertas. São todos muito bem-vindos!
___________________________________________________________________________________________________________
Prémio melhor aluno alemão e atribuição de bolsa de estudo
Projeto PEPA:
- Prémio de melhor aluno de Alemão
- Bolsa de Estudo para aluno de Alemão
Como já vem sendo habitual, todos os anos se atribui, no âmbito do projeto PEPA (Escolas-Piloto de Alemão), o prémio de melhor aluno a um aluno de 3º ciclo e de secundário, que no ano transacto se tenham distinguido na disciplina de Alemão. Não tendo havido nenhuma turma de secundário com Alemão no passado ano lectivo, foi apenas premiada a aluna Cristiana Gonçalves Parsotamo, que no ano letivo 2019-20 frequentou o 8º A.
A situação pandémica não nos permitiu realizar algumas actividades que implicavam deslocações e actividades presenciais. Mesmo assim, foi atribuída uma bolsa de estudo pelo Goethe Institut a um aluno de Alemão – Artur Araújo Ferreira. O curso de verão – Jugendsprachkamp - decorrerá de 12 a 23 de julho, em formato online e terá a duração de 40 horas.
Ambos os alunos integram no presente ano lectivo a turma do 9ºA.
Coordenadora de Alemão e do projeto PEPA
Lurdes Seidenstricker
Fotos dos alunos premiados:
Melhor aluno de Alemão no ano lectivo 2019-20 – Cristiana Parsotamo
Bolsa de estudo – Artur Ferreira
____________________________________________________________________________________________________________________________________
Na disciplina de alemão também se celebrou o “Valentinstag”. Os alunos elaboraram um cartaz com corações onde expressaram os seus
sentimentos, escrevendo pequenas frases ligadas à temática “Ich liebe...” (Eu amo... / Eu adoro...).
Esta atividade foi realizada no âmbito da disciplina de alemão e do Projeto de Escolas Piloto de Alemão (PEPA) e envolveu os alunos do 7.º A, do 8.ºA e dos 6.ºs anos de alemão extracurricular).
Digitale Klicke - OUTUBRO DE 2019
Nos dias 11 e 12 de Outubro decorreu em Lisboa, no Goethe Institut, mais um encontro da Digitale Klicke - Jornal escolar online em alemão - que desta vez contou com a participação dos alunos de alemão do 9ºE. esta atividade insere-se no projeto PEPA - Escolas-Piloto de Alemão - do qual a nossa escola faz parte. Os alunos participaram no workshop "
Trabalho jornalístico com Instagram", da responsabilidade de dois formadores alemães, e contribuíram com uma "story", para a organização da redação e planeamento temático do jornal alemão online "Digitale Klicke". O tema foi Umwelt /Meio Ambiente e a o sub-tema escolhido pelos alunos foi "Ozean in Gefahr/Oceano em Perigo". Os trabalhos foram publicados no canal pasch_digitaleklicke e no blogue do jornal. Também estão publicados na página da escola. O próximo encontro está já agendado para março.
|
|
|
|
Alemão em Cena 2019 - Die Südperlen (Quarteira)
Alemão em Cena 2019
Entre os dias 15 e 18 de maio, o grupo de teatro “Die Südperlen” (as pérolas do sul) composto por 7 alunos da turma de alemão do 9.º D, participou no 9.º festival “Alemão em Cena” em Almada, promovido e apoiado pelo Goethe-Institut, no âmbito do Projeto de Escolas Piloto de Alemão (PEPA).
Os alunos do grupo de teatro da ESLA criaram e ensaiaram ao longo do ano letivo, sob orientação da professora de alemão, a peça de teatro “Urlaub offline” (férias offline) subordinada ao tema “Ohne Netz” (sem rede). O nosso grupo de teatro foi um dos doze apurados a nível nacional para a apresentação da peça no Fórum Romeu Correia, em Almada.
Além disso, os alunos desenvolveram a sua perceção corporal em workshops de dança, circo e música.
O festival terminou com a exibição dos resultados trabalhados, incluindo os do workshop das professoras.
Os alunos também visitaram um exposição de street art em Almada.
O festival permitu aos jovens atores conhecerem-se melhor, trocarem impressões e experiências no âmbito do teatro e terem uma abordagem nova e criativa da língua alemã.
![]() |
![]() |
![]() |
|
![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |