No âmbito do concurso aMAR a Leitura, inserido no projeto de articulação vertical Nós e o Mar, foram premiadas as melhores fotografias dos alunos do nosso agrupamento de escolas. 
Um júri, constituído por sete elementos, votou e realçou que todas as fotografias apresentadas tinham grande valor expressivo. Porém, apenas três delas subiram ao pódio, e os alunos vencedores foram:
Catarina Relvas 4º ano Dinis Garcias nº8 5ºA 11 anos Foto 19 Diego Martins CEF2 16 anos 1
- Catarina Relvas, 4ºD, 9 anos
- Dinis Garcias, 5ºA, 11 anos
- Diego Martins, CEF 2, 16 anos
Os três vitoriosos receberam prémios patrocinados pelo Aquashow, pela Joca Desporto, pela Junta de Freguesia de Quarteira e pela Associação de Pais. 
O CCVESLA agradece a colaboração de todos os alunos participantes e respetivas famílias, realçando, também, o contributo e disponibilidade dos patrocinadores, pois, sem eles, a conclusão deste trabalho não teria sido tão gratificante. 
Podem aceder à publicação no site do clube em  http://cc.esla.edu.pt/atividades/amar-a-leitura-vencedores

IMG_20230523_124734_773.jpg
 
A atividade "As Emoções vão à escola" realizou-se entre os meses de fevereiro e março de 2023, tendo como equipa organizadora as técnicas do GAAF, a Educadora Social Cátia Cabrito e a Psicóloga, Andreia Mateus. Esta foi dirigida aos alunos que frequentam o 1º ano e o 2º ano de escolaridade das escolas do 1º ciclo do agrupamento. 
Esta ação visou trabalhar e reforçar a importância das emoções e da empatia junto das nossas crianças, de modo a melhorar alguns dos comportamentos desadequados e desafiantes observados em sala de aula. 
Agradecemos a participação de todos os alunos e também dos professores envolvidos na atividade.

IMG 20230522 161640 184 1

A atividade “Entre Escolas” realizou-se entre os dias 03 e 10 de maio de 2023, tendo como equipa organizadora as técnicas do GAAF, a Educadora Social Cátia Cabrito e a Mediadora Escolar, Susana Fernandes, e a Psicóloga Ana Cristina Alves do PAPE da Câmara Municipal de Loulé. A ação teve como objetivo promover uma melhor adaptação na transição dos alunos do primeiro ciclo, 4º ano, para o segundo ciclo, 5º ano através do acolhimento realizado pelos alunos do 5º ano. Esta consistiu numa visita à escola básica 2/3 de Quarteira, na qual os alunos de 4º ano foram recebidos pelos alunos do 5º ano e convidados a assistir a uma palestra sobre o funcionamento da escola, seguida de uma visita guiada pela mesma.

Agradecemos a participação de todos os alunos e também dos professores envolvidos na atividade.

Nos dias 26, 27 e 28 de abril as turmas do 9ºF, 9ºG, 11ºB/B1, 11º E e11º F participaram na visita a Madrid. Uma viagem há muito desejada e planeada.

Saímos da escola por volta da uma da manhã rumo ao nosso destino.

Após algumas paragens, chegamos a Madrid, ansiosos por descobrir o que esta cidade 1 parqueencantadora nos reservava.

Começámos por realizar um pequeno piquenique no Parque do Retiro. Pudemos desfrutar das sombras oferecidas pelas árvores centenárias e, alguns de nós, passear em barco pelo lago que existe.

2-reina_sofia.jpgApós o almoço, num dos vértices do Paseo del Arte visitámos o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia. Este museu alberga uma importante coleção de arte moderna e contemporânea espanhola, de reconhecido valor internacional, que inclui obras de Salvador Dalí, Juan Miró e Juan Gris, além da obra que constitui a principal atração deste museu, El Guernica, um dos mais importantes quadros do pintor e escultor malaguenho Pablo Picasso, que recorda a dor das vítimas do bombardeamento de Guernica no dia 27 de abril de 1937, durante a Guerra Civil Espanhola.

De seguida, visitámos o famoso Museu do Prado. Localizado num lugar privilegiado e rodeado de 3 pradoárvores, monumentos e lugares emblemáticos de Madrid, o Prado conta com uma valiosa coleção de 8600 quadros e mais de 700 esculturas. museu. Além de As Meninas de Velázquez e de Os Fuzilamentos de 3 de maio de Goya, nas suas salas é possível ver obras-primas das escolas espanhola, italiana e flamenca.

 Prosseguimos o nosso passeio em direção à animada Gran Via, com passagem pela Fuente de Neptuno e pela Fuente de Cibeles. A Gran Vía é a avenida mais conhecida de Madrid.

Começa na rua de Alcalá e termina na praça da Espanha e possuimuitas lojas, restaurantes e alguns dos edifícios mais icónicos da capital espanhola. Após algum tempo livre, jantámos e rumámos ao nosso hotel. 
6-wanna1.jpg

O segundo começou com a visita ao estádio do Atlético de Madrid, 4-wanna2.jpgo estádio Civitas 5-wanna.jpgMetropolitano, anteriormente designado por Wanda Metropolitano.  Através de diversas atividades de ócio e entretenimento, incluindo divertidas experiências de imersão interativas, foi possível conhecer melhor a história e os valores do clube.

 

 7 warner2O resto do dia foi dedicado ao parque de diversões Warner.  O Parque Warner Madrid é um parque temático único com super-heróis, desenhos animados da Warner Bros  e personagens de Hollywood. É composto por cinco áreas temáticas, nas quais o fio condutor é o mundo do cinema, dos desenhos animados e dos super-heróis.  9 warner8 warner3

Além das inúmeras diversões, como montanhas russas, é possível também assistir a espetáculos como o famoso espetáculo da Academia de Polícia, onde são feitas acrobacias com motas, carros e artistas excecionais.  Este foi, sem dúvida, um dia espetacular!

No terceiro dia, começámos por visitar a Plaza Mayor e a Puerta del Sol.

A Plaza Mayor de Madrid mede 129 metros de comprimento por 94 metros de largura e está rodeada por pórticos e construções de três andares. A Plaza Mayor foi historicamente um lugar de encontro, anúncios, comemorações de caráter civil. Além disso, possui várias placas comemorativas, lugares históricos e outros símbolos de grande valor.

10 km0A poucos metros da Plaza Mayor encontramos a Puerta del Sol, uma das praças mais famosas 11 ursode Madrid e o ponto de encontro por excelência dos madrilenhos e turistas. Além disso, descobrimos o km 0 e a icónica estátua “O Urso e o Medronheiro”, símbolo de Madrid.  Também passámos pela famosa Chocolateria San Ginés.

 

Depois do almoço visitámos o Palácio Real e a Catedral de la Almudena.

O Palácio Real de Madrid, também conhecido como Palácio de Oriente, foi construído no século XVIII e é a residência oficial da Família Real Espanhola. Hoje em dia, o palácio é usado exclusivamente para recepções, cerimônias e atos oficiais, já que os reis da Espanha moram no Palácio da Zarzuela. 12 palacio real

A Catedral da Almudena é o edifício religioso mais importante de Madrid. No dia 15 de junho de 1993 foi consagrada pelo Papa João Paulo II, sendo a primeira catedral consagrada fora de Roma.

Ao final da tarde, iniciámos a viagem de regresso a Portugal.

Foi, sem dúvida, uma viagem inesquecível, repleta de novos conhecimentos e de novas amizades ¡Hala Madrid!

As alunas do Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial, organizaram durante o presente ano letivo um conjunto de atividades com o objetivo de facilitar uma Ação de Voluntariado à Associação Nacional de Futebol de Rua no Bairro Padre Cruz em Lisboa. 

A Associação Nacional de Futebol de Rua, utiliza o desporto, em particular a modalidade Futebol de Rua, como estratégia de inovação social, através da intervenção sociopedagógica e cultural, com os objetivos de promover a mudança social, o desenvolvimento humano e a inclusão social dos cidadãos e cidadãs.
 
Durante os dias 26, 27 e 28 de abril, as alunas deslocaram-se ao Bairro Padre Cruz, onde foi possível conhecerem a realidade local, integraram também as atividades da Associação e desenvolveram as suas próprias atividades com as crianças e jovens que frequentam o espaço associativo. 
 
Desta forma, neste que é o seu último ano de curso, as alunas vivenciaram uma experiência única no terreno, onde foi possível aplicar muitas das aprendizagens que tiveram no decorrer dos 3 anos anteriores. 
1 2 3
4 5 6
7 8
9 10

À semelhança dos anos anteriores, e no âmbito do projeto PEPA (Projeto Escolas Piloto Alemão) foram atribuídos prémios, oferecidos pelo Goethe Institut de Lisboa, aos alunos que se destacaram no ano letivo 2021/2022 pelo seu desempenho, interesse e motivação na aprendizagem da língua alemã. Os alunos contemplados frequentam este ano o 8ºA. São eles: Dmitry Bashkirov;  Nalini Silva e Isabelli Klaffke, que recebeu o prémio posteriormente, por se encontrar ausente no dia da entrega dos prémios.

Parabéns aos alunos e continuação de um bom trabalho!

Alles Gute!

As professoras de alemão

1 2

 

Please publish modules in offcanvas position.