speak out 2023mO concurso  Speak Out foi uma experiência muito boa uma vez que tivemos a oportunidade de falar para uma plateia desconhecida e proporcionou-nos a coragem de falar em público sem medo, o que, na nossa opinião é bastante útil é importante nos dias de hoje. Cada vez mais exige se falar em público, o que é bastante importante e o Speak Out foi um bom "ponto de partida" para isso.
Foi muito bom ouvir toda a gente a se expressar principalmente sobre temas que marcam a atualidade (alguns pouco falados) e seria muito bom se toda a comunidade colaborasse e expressasse o que sente que e o que é preciso melhorar para o futuro falando em público.

Após o Workshop realizado na escola, três alunos do 9.º A e 9.º C passaram para a semifinal do concurso "Speak Out" que se realizou no dia 24 de março na Escola Básica 2,3 Dr António Sousa Agostinho em Almancil e uma aluna do 9.º A passou para a Grande Final a se realizar no Pavilhão Municipal de Albufeira, no dia 26 de maio, pelas 18 h.

Gostámos bastante desta experiência e recomendamo-la a quem tem aspirações em falar em público.

Com os melhores cumprimentos!!

Vladeslava Privilean e João Lopez, alunos do 9.º A e Guilherme Valente do 9º C

SABES MÃE!

Sabes MÃE!
Pergunto-me
Vale a pena estar distante?
E como te posso valer?
Certamente
Foi o que me ensinaste
Mas nem sempre
Te posso ver

Mas
Para que saibas
Respiro
O que aprendi
E ao Sol
Abraço o momento
E do arrepio
Somo a esperança
Que nunca perdi

E nesta indecisão
Muitos
São aqueles que o fazem
Uma pausa
É a lembrança
Que luta
Na coragem
De despertar
O coração

Obrigado, MÃE!

José Miguel Araújo
(Geografia)
06.05.2023

As turmas do 7.º ano da escola EB 2,3 S. Pedro do Mar, nos dias 4 e 18 do mês de abril, realizaram uma Visita de Estudo/Aula de Campo ao Centro de Ciência Viva do Lousal, inserida no projeto Ciên@ia em Ação no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química.

O Centro de Ciência Viva do Lousal resultou de um projeto de reabilitação da antiga mina de pirite do Lousal. A mina do Lousal situada no concelho de Grândola, teve a sua atividade extrativa, compreendida entre 1900 e 1988, fundamentalmente dedicada à exploração de pirite para o aproveitamento de enxofre, matéria-prima destinada à produção de ácido sulfúrico utilizado no fabrico de adubos. No final dos anos 80, a produção de ácido sulfúrico a partir de pirite deixou de ser economicamente viável, originando o encerramento da mina.

Durante a realização da visita de estudo, os alunos tiveram a oportunidade de entrar numa galeria da mina, a galeria Waldemar, que tem cerca de 300 metros de extensão . Durante a visita, ficaram a conhecer aspectos relacionados com a atividade mineira, visualizaram o recurso mineral extraído e os seus produtos. Durante o percurso à superfície da mina, visualizaram as escombreiras de ganga e os lagos de água ácida resultante da lixiviação causada pelas águas da chuva. Puderam, ainda, explorar o Museu Mineiro e os módulos do Centro de Ciência Viva.

342364918 6879178388775364 5638823680764280969 n 342513242 1710896662676370 2380017432543502303 n 342539324 469497072031580 1324932213674190514 n
342371484 218783987524746 9169733225102906106 n 342602325 210478865032238 7991989317317114497 n 342703908 630934498878689 3701053922683175251 n

Sendo a E.B. 2,3 de Quarteira palco de imensas iniciativas simbólicas com o intuito de comemorar efemérides Eco-Escolas, o Dia Mundial da Árvore não foi exceção. Os alunos das turmas 6.ºE e 6.ºF assinalaram esta data no espaço exterior da Escola plantando um Carvalho Português (quercus farginea) numa manhã de atividades de campo, na disciplina de Ciências Naturais. Esta atividade só se tornou possível com a preciosa colaboração e orientação do professor Rui Rocha. Este Carvalho Português embeleza agora o nosso espaço exterior onde irá crescer e ser cuidado por todos, fazendo parte da biodiversidade da nossa escola e de toda a comunidade.                              

       1         2

  Equipa Eco-Escolas

No passado dia 20 de abril, a Diretora do Agrupamento foi desafiada a participar no nosso projeto "Palavras com História".
 "A escola e os desafios do século XXI" foi o tema para a sua intervenção que qualificou não como uma palestra, mas como uma conversa entre ela e os alunos.
Partilhou momentos da sua vida pessoal e da sua vida profissional. Confessou ser professora por paixão.
Deixou no ar, um conjunto de desafios como a responsabilidade de todos perante a escola, a importância da inclusão e sobretudo apelou ao sentido de respeito que todos, em especial os alunos, devem ter para com eles próprios.
A plateia escutou com atenção. Alguns alunos intervieram de forma pontual e no final colocaram a questão sobre a inexistência de uma Associação de Estudantes.
A Diretora revelou que a porta para um novo processo está aberta, revelou também que termina o seu mandato, não para se retirar para um sofá, mas para outros afazeres, ficará sempre ligada ao mundo do ensino, o mesmo que lhe deixará saudades!
Manifestou vontade de voltar à conversa.
Cá a esperamos, Senhora Diretora!
--------------------------------------
IMG 1560 IMG 1562 IMG 1563
IMG-1580.jpg IMG-1583.jpg IMG-1584.jpg
--------------------------------------
Palavras com História - Histórias (Con) Vida termina o mês de abril com uma palestra em forma de conversa sobre "A importância de uma Associação" com a intervenção do fundador da Associação Môçes", Mário César, um ex-aluno da Laura Ayres.
Iniciou a sua intervenção, traçando o seu percurso académico e profissional, aquele que lhe abriu o horizonte e o fez optar por aquilo que o fazia mais feliz: dar o seu contributo na preservação do meio ambiente. A formação da Associação foi fundamental para os projetos que tem desenvolvido, como a produção de tijolos ecológicos com o plástico. A forma de trabalho recorre muito ao voluntariado e aqui entra a nossa outra convidada, Raquel Ribeiro, uma psicóloga que viu a sua vida completamente alterada através do voluntariado nacional e internacional. Desenvolve, paralelamente, um trabalho profissional como nómada digital. Consegue assim, conciliar estas formas de vida convicta que escolheu o caminho certo.
Ambos relataram experiências de vida fantásticas e como se pode ser feliz com tão pouco.

Felizes, aqueles que os puderam escutar!

Celebramos o 49º ano sobre o dia 25 de abril de 1974, o dia da Liberdade. A turma de Artes, 10º A, quis assinalar este dia tão importante da História do país com a realização de alguns trabalhos (expostos na biblioteca). Os desenhos desta página (em anexo) são da autoria de Isménia Pereira e de Rafaela Lima.20230425 083023m

A canção…

A canção
Que liberta a magia para a liberdade
Outrora uma festa que gritava na saudade
De quem o tempo corria a toda a velocidade
Para garantir a união

A canção
Que soprava nas letras e nas eternas melodias
Com guerreiros escondidos em guerras fugidias
Artistas da paz com timbres de esperança(s) e alegria(s)
Uma “guerra” de guitarras na mão

A canção
Certamente uma marca que fica no Céu da lembrança
A quem devemos a liberdade em cravos de uma criança
Talvez a beleza de uma Sociedade sempre na perseverança
De ter PORTUGAL no coração.

José Miguel Araújo
(Geografia)
25.04.2023

https://youtu.be/lGE0nV0QW10

 

No âmbito do projeto “Palavras com História”, decorreu na passada sexta-feira, 21 de abril, uma palestra sobre “A importância do voluntariado”, na Biblioteca da EB2,3 do nosso Agrupamento.

Sílvia Assis, voluntária na Associação Mãozinhas Solidárias, falou sobre a sua motivação para o voluntariado, sobre a sua experiência de vida e incentivou os jovens destinatários das suas palavras – alunos do 5ºB, do 6ºA e do 6ºB - à prática desta ação ao longo das suas vidas.

Foi, certamente, uma manhã enriquecedora para todos os intervenientes.

20230421 102506 20230421 102626 20230421 111112

 

Please publish modules in offcanvas position.