No dia 29 de março, foi realizada uma sessão excecional, via eletrónica Teams, da eleição dos deputados à Sessão Nacional, uma vez que na sessão distrital do dia 21 de março, na fase de eleição dos deputados à Sessão Nacional, dever-se-ia ter repetido a votação das escolas empatadas, nomeadamente entre a escola secundária Tomás Cabreira e a escola secundária Dr.ª Laura Ayres, e só em caso de dois empates consecutivos é que poderia ser eleita a escola que tivesse maior número de listas no ato eleitoral. Erradamente foi assumido o segundo critério, negligenciando o primeiro critério e, como tal, foi eleita indevidamente a escola secundária Tomás Cabreira.

Mesmo tendo sido alertadas as entidades competentes para esta situação, quer pelos professores coordenadores da escola secundária Dr.ª Laura Ayres, quer pelos deputados eleitos à supracitada sessão distrital, a resolução do problema apenas se concretizou a posteriori e culminou na repetição da votação na data inicialmente referida, numa sessão excecional. O resultado desta votação corroborou as expetativas dos deputados da escola secundária Dr.ª Laura Ayres, dado o facto não só de a escola ter sido eleita para a sessão nacional, juntando-se assim à Escola Secundária de Loulé e à escola Nobel International School Algarve, todas elas representando o círculo de Faro, como também ter sido eleito como porta-voz um deputado da nossa escola, mais especificamente, o deputado Marcos Mestre.

Os parabéns merecidos a estes ilustres deputados, a saber, André Ribeiro, Marcos Mestre, Carlos Silva e Rodrigo Brito pela defesa de ideias e de direitos tão próprios de uma cidadania ativa e democrática.

Os professores coordenadores

Inês Aguiar

Gabriel Almeida

IMG 20230330 WA0001 IMG 20230330 WA0005
IMG 20230330 WA0008

 

unnamed

 

A proposta vencedora foi a C: "De agora em diante, uma escola mais radiante". 

Venceu a proposta de aquisição de duas pérgolas de alumínio para tornarem mais proveitoso e aprazível o lado direito do polivalente, aumentando-se, assim, um espaço útil de convívio entre os estudantes.

(Ler proposta vencedora completa AQUI)

 

 

 

 

Começamos a PRIMAVERA com uma “vistoria” aos espaços escolares, cuidando de uma “casa” que nos diz muito. Os alunos do CAA acompanhados pelas professoras e auxiliares, enalteceram esta atividade, colaborando na recolha de resíduos que se encontravam espalhados e a requerer a nossa atenção. E a PRIMAVERA……é sempre o equinócio que todos desejamos e para isso, devemos sempre zelar por um espaço que nos permite viver em COMUNIDADE.

E de coisas pequenas, ficam estas palavras que te dedicamos….

A PRIMAVERA…
Uma música simples e singular,
Uma fase que desalinha a lua e o mar,
Uma metáfora que rejeita sonhar,
Num sopro pela atmosfera.
 
A PRIMAVERA…
Esta magia que suporta a melodia,
Uma aurora de noite e de dia,
Num sorriso que brota a simpatia,
Do tamanho de uma cratera.
 
A PRIMAVERA…
A felicidade é um rasgo de pintor,
E será sempre o caminho para o amor,
Sem distância, saudade ou pudor,
A gravitar na troposfera.
 

EQUIPA ECO-ESCOLAS

Recolha_Resíduos_01.jpg Resíduos 02
Resíduos 03 Resíduos 04 Resíduos 05
                                   Resíduos 06

 

Palavras com História recebeu no passado dia 22, o professor, músico, escritor Pedro Inocêncio. O convite partiu da docente Patrícia Jesus que conhece de há longa data o escritor.
Na sua simplicidade, o homem multifacetado levou-nos a deambular nos meandros dos seus romances onde impera o romantismo.
Numa breve e entusiasmante partilha de momentos, de fases da sua vida, fez questão de informar a atenta plateia que nem sempre o que planeamos, acontece. Nem sempre os sonhos se concretizam. Há que fazer escolhas e para o escritor, a família pesou muito naquelas que fez. É preciso batalhar, é preciso aproveitar todos os momentos bons e maus e mais importante ainda, não desistir.
Sempre acompanhado da esposa, sua musa inspiradora, Pedro Inocêncio encantou todos os que o ouviram. No final, respondeu a questões de alunos e colegas de profissão.
Obrigada, Pedro Inocêncio. 
IMG 1353  IMG 1358  IMG 1360 

A Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA, sob a Coordenação nacional de Teresa Fernandes, em conjunto com a Águas do Algarve SA, a Câmara Municipal de Loulé, a Junta de Freguesia de Quarteira, o Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres e o Agrupamento de Escolas D. Dinis, sob a coordenação dos professores Telma Brás, Sónia Pires, e Aníbal Soutinho, desenvolveram no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, no âmbito do Movimento H2Off e do Programa Eco-Escolas, uma Marcha Pela Água.

Esta contou com mais de 500 alunos, desde o 1.º ciclo ao secundário, tendo ponto de encontro dos dois Agrupamentos a Praça do Mar, em Quarteira. Através do movimento H2Off, com mensagens, cartazes, coreografias, poemas, músicas e dinâmicas sobre esta temática, pretendiam estender a sua capacidade de contágio numa mensagem única para a proteção da água. Todos juntos seremos mais fortes nesta promoção de uma reflexão consciente sobre os problemas que ameaçam este recurso essencial à vida junto de toda a nossa comunidade de todas as faixas etárias e de diferentes classes sociais, apelando à necessidade da valorização da água enquanto recurso escasso e indispensável à vida.

Os alunos criaram um conjunto valioso de posters com mensagens alusivas a esta temática, que partilhamos alguns em anexo. Para além dos vários participantes nesta marcha, marcaram presença especial os dois Embaixadores da água da Águas do Algarve – a Clarinha e o Salpico, incontornáveis presenças destas temáticas ambientais junto do público mais jovem.

Usar a água com inteligência e responsabilidade é uma necessidade imperativa para a garantia de um futuro sustentável no atual contexto de alterações climáticas. É fundamental falar na valorização da água e no seu uso consciente. A hora de fechar a torneira - H2Off, é um Movimento de sensibilização promovido pela CECEA da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) que este ano vai na sua 3ª Edição, tendo um alcance já internacional. Esta iniciativa, nasceu em 2021 e, pela sua dinâmica muito abrangente, com o apoio do público, já conseguiu angariar um leque significativo de Embaixadores que desde a primeira hora se associaram ao H2Off. A Sustentabilidade não se deve limitar a algumas esferas especializadas e à proteção do ambiente, o combate às alterações climáticas e a escassez é uma missão global na qual todos podemos e devemos assumir responsabilidades para proteger o futuro do nosso Planeta.

1 3 5

 

No dia 18 de março, os formandos de Português Língua de Acolhimento (PLA) participaram numa atividade cultural em Loulé e Quarteira.

A atividade teve início, às 10h, no Mercado Municipal de Loulé. O nosso périplo pela cidade teve como guia a Sr.ª Ricardina Inácio, da divisão de Mediação Cultural do Museu Municipal de Loulé, que nos acolheu com simpatia e partilhou os seus conhecimentos sobre a história da cidade. A primeira paragem deu-se na Ermida de Nossa Senhora da Conceição. Depois de uma breve introdução ao monumento, os formandos puderam visitar este pequeno templo cujas origens remontam ao século XVII. De seguida, as portas do Museu Municipal de Loulé abriram-se para que os formandos pudessem usufruir do património arqueológico e cultural que compõe as diversas salas do museu. Terminada a visita dirigimo-nos para o edifício dos Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barretos. Aqui, foi possível visitar uma casa do século XV, cujo estudo revelou ter pertencido à família Barreto e um bem preservado complexo de banhos públicos de época islâmica. Após a visita, fizemos uma breve paragem na XIII Edição da Feira de Chocolate que decorreu na Cerca do Convento Espírito Santo. A manhã terminou com um almoço no Parque Municipal (Mata de Loulé).

À tarde, rumamos a Quarteira para visitar a Exposição “Com os pés na terra e as mãos no mar – 6000 anos de história de Quarteira”, na Antiga Lota. Nesta visita fomos recebidos e acompanhados pelas assistentes Jéssica Botelho e Sameiro Fernandes que nos proporcionaram uma excelente visita.

Terminada a visita os formandos foram-se despedindo e rumaram a casa.

Organizadores: Formadores de Português Língua de Acolhimento (PLA)

1 2
3 4
5 6

7

Please publish modules in offcanvas position.