Comemoração do Dia Mundial da Água

A Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA, sob a Coordenação nacional de Teresa Fernandes, em conjunto com a Águas do Algarve SA, a Câmara Municipal de Loulé, a Junta de Freguesia de Quarteira, o Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres e o Agrupamento de Escolas D. Dinis, sob a coordenação dos professores Telma Brás, Sónia Pires, e Aníbal Soutinho, desenvolveram no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, no âmbito do Movimento H2Off e do Programa Eco-Escolas, uma Marcha Pela Água.

Esta contou com mais de 500 alunos, desde o 1.º ciclo ao secundário, tendo ponto de encontro dos dois Agrupamentos a Praça do Mar, em Quarteira. Através do movimento H2Off, com mensagens, cartazes, coreografias, poemas, músicas e dinâmicas sobre esta temática, pretendiam estender a sua capacidade de contágio numa mensagem única para a proteção da água. Todos juntos seremos mais fortes nesta promoção de uma reflexão consciente sobre os problemas que ameaçam este recurso essencial à vida junto de toda a nossa comunidade de todas as faixas etárias e de diferentes classes sociais, apelando à necessidade da valorização da água enquanto recurso escasso e indispensável à vida.

Os alunos criaram um conjunto valioso de posters com mensagens alusivas a esta temática, que partilhamos alguns em anexo. Para além dos vários participantes nesta marcha, marcaram presença especial os dois Embaixadores da água da Águas do Algarve – a Clarinha e o Salpico, incontornáveis presenças destas temáticas ambientais junto do público mais jovem.

Usar a água com inteligência e responsabilidade é uma necessidade imperativa para a garantia de um futuro sustentável no atual contexto de alterações climáticas. É fundamental falar na valorização da água e no seu uso consciente. A hora de fechar a torneira - H2Off, é um Movimento de sensibilização promovido pela CECEA da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) que este ano vai na sua 3ª Edição, tendo um alcance já internacional. Esta iniciativa, nasceu em 2021 e, pela sua dinâmica muito abrangente, com o apoio do público, já conseguiu angariar um leque significativo de Embaixadores que desde a primeira hora se associaram ao H2Off. A Sustentabilidade não se deve limitar a algumas esferas especializadas e à proteção do ambiente, o combate às alterações climáticas e a escassez é uma missão global na qual todos podemos e devemos assumir responsabilidades para proteger o futuro do nosso Planeta.