No dia 8 de janeiro, de 2024, esteve presente na escola secundária Dr.ª Laura Ayres, a deputada Jamila Madeira, no âmbito do programa Parlamento dos Jovens para os ensinos básico e secundário, sob a égide de se Viver Abril na Educação e respetivos caminhos para uma escola plural e participativa. As turmas B e D, do 9º ano, assim como as turmas A, A1 e G, do 11º ano e respetivos professores acompanhantes deleitaram-se com a contextualização histórica, com a referência às conquistas na igualdade de género, na igualdade equitativa de uma educação plena, inclusiva e não discriminatória, logo mais plural e participativa, subjacentes à Revolução de Abril e respetivos valores democráticos, aludindo aos desafios atuais da educação e necessidade de respostas céleres de combate aos diferentes níveis de iliteracia promotoras da igualdade de oportunidades e da justiça social. Apenas faltou haver mais tempo para o debate e muito mais haveria para pensar e argumentar dialogicamente.
Os coordenadores do Programa: Inês Aguiar, Gabriel Almeida, Ana Dias e Patrícia Tavares
Projeto Palavras com História – Histórias (Com)Vida
Com a presença do escritor Tomé Vieira, ex-professor de Português, o auditório da escola EB23 Quarteira foi o espaço para tanta curiosidade sobre o seu percurso de vida e apresentação da sua obra Palácio da Especiarias – brevíssima história de Portugal, em que o nome de Portugal foi o tema em destaque.
O escritor deu-nos a conhecer como o nosso país não é tão pequeno como muitas vezes se afirma, pois histórica e culturalmente foi uma importante potência para o mundo. Apresentou grandes nomes que contribuíram para que acontecesse, como o sr. Aristides Sousa Mendes, que ajudou muitos judeus, o Papa João XXI de nome Pedro Hispano, no ano 1276, e lembrou-nos do sr. António Guterres, atual secretário-geral da ONU e, não se podia esquecer, do célebre famoso futebolista Cristiano Ronaldo. Transmitiu-nos uma lição de vida: “a mudança de vida, de rumo, por vezes, leva-nos a outros caminhos, mesmo que essas alterações sejam “pesadas”, haja sofrimento, torna-nos mais fortes.” Também nos motivou a não desistir perante os desafios e “nós” temos a capacidade de sermos o que queremos, mas para isso é necessário adquirir conhecimento através da leitura e questionarmos a informação que nos é dada.
[Ler mais e ver mais fotos...]
Ler mais...
No âmbito do projeto "De pedrinha em pedrinha ... desenhamos o Natal", os alunos das turmas PIEF 2 e 3, na disciplina de Homem e Ambiente, da responsabilidade das professoras Ana Rita e Esmeralda Campos, elaboraram presépios. Neste projeto os alunos foram sensibilizados para os valores inerentes à quadra natalícia e poderam desenvolver a sua criatividade e as relações interpessoais.
As turmas do Ensino Profissionalizante produziram de forma colaborativa textos poéticos e criaram as suas próprias árvores, apelando assim à imaginação e criatividade natalícias.
Apelamos à comunidade escolar que leiam os textos produzidos, os quais contemplam a contribuição e esforço de todos os alunos.
A Equipa Pedagógica