Alimentação Mediterrânica e Saúde

Nos dias 21 e 29 de novembro, os alunos das turmas do 9º ano, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, assistiram à palestra “Alimentação Mediterrânica e Saúde” dinamizada pela Professora Doutora Maria Palma Mateus, docente da Universidade do Algarve. 
image2
Nesta palestra, foram abordados os conceitos de dieta e alimentação mediterrânica; as características alimentares e nutricionais da alimentação mediterrânica e seus benefícios para a saúde. Foi realizada, igualmente, uma abordagem à alimentação mediterrânica e tradições alimentares do Algarve.
A dieta mediterrânica é originária dos países banhados pelo mar Mediterrâneo e os que são por ele influenciados. O padrão alimentar mediterrânico, mais conhecido por Dieta Mediterrânica, é um dos que melhor combina a sustentabilidade ambiental e económica e a saúde, pelo que tem sido amplamente estudado. 
A Dieta mediterrânica é nutricionalmente adequada, sendo caracterizada pelo elevado consumo de produtos hortícolas, frutas frescas, frutos secos e oleaginosas, leguminosas; utilização do azeite como principal gordura de adição; ingestão moderada a elevada de pescado; consumo moderado de carne de aves, ovos e produtos lácteos, como o iogurte e o queijo; consumo reduzido de carne vermelha; e ingestão regular e moderada de bebidas alcoólicas, principalmente vinho, durante as refeições (adultos). 
Este estilo de vida, definido como uma herança cultural, foi reconhecido pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade e caracteriza-se também pela convivialidade, socialização, estimulação sensorial, biodiversidade, sazonalidade dos produtos, sustentabilidade, tendo sido associado ao bem-estar, à qualidade de vida e envelhecimento saudável. Simultaneamente, este padrão alimentar tem sido implicado na prevenção de diversas doenças.
Ana Rita, Carla Silva e Célia Nobre, Docentes de Ciências Naturais do 9º ano, em colaboração com o PES.

Please publish modules in offcanvas position.