Atenção alunos de Inglês, do Ensino Secundário!
Vamos dar início ao processo de candidaturas para os intercâmbios/Summer Camps para o próximo verão. 
Assim sendo, estão convidados a estar presentes no próximo dia 6 de dezembro (3ª feira), pelas 18:00h, no auditório e podem trazer os pais. A divulgação será feita por membros dos Rotários, alunos que já participaram e a professora responsável pelo projeto na escola. 
Caso estejam interessados, poderão, desde logo, fazer a inscrição, preenchendo  o formulário - application form. As entrevistas serão no início de janeiro. Ficam aqui algumas imagens cedidas pelos alunos que foram no verão passado:
 

https://www.canva.com/design/DAFRqXxY23U/9fH-bEV8ZEGr1JctH0GDnA/edit

https://docs.google.com/presentation/d/1l5OEpaTwHj0Bio-VUxdSP_pvMkuOrVie/edit?usp=sharing&ouid=105644838967643274859&rtpof=true&sd=true

https://docs.google.com/presentation/d/1vfdwIGJASmWp95cwK-QSw2dos6eML-aV/edit?usp=sharing&ouid=105644838967643274859&rtpof=true&sd=true

Nos dias 22, 23 e 24 de novembro na Escola Básica 2,3 de São Pedro do Mar esteve presente o Veículo de Educação Ambiental, disponibilizado pela ALGAR. Este veículo é uma unidade móvel que percorre a área de abrangência geográfica da empresa e está equipado com painéis expositivos, interativos e vários jogos multimédia de cariz ambiental, que entre outras temáticas aborda a importância dos “3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar os resíduos”. Esta atividade está inserida nas atividades dinamizadas pelas docentes de Ciên@A (Físico-Química e Ciências Naturais) das turmas do 7º ano e devido à pertinência do tema, a atividade abrangeu outros ciclos de ensino, em articulação com o Projeto Ecoescolas.

Nesta visita houve a consciencialização das atividades de recolha, triagem e valorização dos resíduos urbanos e os alunos puderam refletir sobre as consequências ambientais caso os processos dos “3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar os resíduos” não forem implementados por toda a comunidade.

1 2
3 4

 

Anabela Machado, Judite Rebelo, Ana Cavaco, Ana Rita, Carla Silva, Mónica Amaro

Jornal A Voz de Loule mA turma CEF-2 Operador/a de Distribuição acompanhada dos professores Maria Fael e José Marques visitaram dia 8 e 15 respetivamente o jornal "A Voz de Loulé" e a Junta de Freguesia de Quarteira. Estas atividades foram realizadas no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Atividades Económicas. Foi bastante interessante contactar diretamente com jornalistas, saber como se processam a recolha de notícias, identificar a sua fonte, a sua seleção, tratamento, edição e publicação. Também tivemos a oportunidade de ver o arquivo do jornal, IMG 0881podendo mesmo manusear um dos primeiros exemplares, datado de 1954.
A receção na Junta de Freguesia de Quarteira, não podia ser melhor. Contámos com a presença do Presidente, Telmo Pinto que para além de fazer uma visita guiada ao Centro Autárquico, explicando todas as suas valências, partilhou algumas das suas experiências enquanto Presidente e falou-nos da elaboração do Boletim Informativo. e da sua importância para a comunidade local.

A  boa comunicação e a informação correta e verdadeira são fundamentais na sociedade frenética em que vivemos.

No dia 09 de novembro do presente ano, reuniu pelas 14:30, o Conselho Eco-Escolas no auditório da Escola Secundária Drª. Laura Ayres. A apresentação do projeto ficou ao cargo do representante da equipa Eco-Escolas, ao serviço do agrupamento na Escola Secundária, José Miguel Araújo. Nesta sessão inicial, estiveram presentes os Eco-Embaixadores, Docentes, a representante do Órgão de Gestão e os representantes da Junta de Freguesia. Com este propósito, foi apresentada a proposta de ação para a concretização dos projetos, (já do conhecimento da Comunidade Escolar); os sete passos para a implementação do Eco-Escolas, e o regulamento que viabiliza toda a ação, validará a monitorização e a avaliação, assim como a pertinência dos projetos a desenvolver na Escola Secundária. O trabalho colaborativo fundamentado na Educação Ambiental é uma “rotina desejada”, sem desgaste emocional e capaz de olhar para o presente como uma forma de ganhar o futuro. A missão é simples, criar as condições para uma Escola Sustentável, des(construir) o adquirido e abraçar o desafio emergente. Não tenhamos receio de deixar um caminho em que possamos todos caminhar.

José Miguel Araújo

(representante da Equipa Eco-Escolas no Agrupamento).

1 Conselho Eco Escolas 09 11 22 1m 1 Conselho Eco Escolas 09 11 22 2m

 

Tivemos o privilégio de, na nossa escola, assistir a algo mais que uma palestra e pouco menos que um show.
Para isso contámos com o matemático Rogério Martins, professor e investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade NOVA de Lisboa, e também autor e apresentador do programa “Isto é Matemática”.
“Isto é Matemática” é um programa de divulgação científica que aborda tópicos da Matemática de forma descontraída e divertida, tornando-se assim um excelente recurso em sala de aula. É um programa que já vai na 12ª temporada e que é transmitido na SIC e SIC Notícias.
Foram 5 as sessões apresentadas, sob o tema: “Os maiores segredos do Mundo”. Viajámos pelo desconhecido e espreitámos o mundo das coisas que sabemos… que não sabemos.

No final, foi ainda possível conversar e colocar questões ao professor Rogério Martins.

Porque… isto é Matemática…

6 7
8 9
2 3
4 5
1

No dia 11 de novembro comemora-se o dia de São Martinho (Martinstag). Em Portugal essa celebração é sinónimo de castanhas e vinho, mas nos países de língua alemã esta tradição apresenta algumas diferenças.

Na Alemanha o dia de São Martinho é vivido de forma muito intensa. No passado acendiam-se fogueiras (Martinsfeuer) com o objetivo de simbolizar a luz que o santo levou aos pobres, atualmente são mais vulgares as procissões com lanternas (Martins-Umzüge), protagonizadas essencialmente por crianças que desfilam ao anoitecer pelas  ruas, entoando cânticos de São Martinho (Martinslieder).

No que toca à gastronomia, o ganso e o porco assado (Gänse und Schweinebraten) são reis. Os pequenotes deliciam-se com guloseimas (Süβigkeiten) e  bolos tradicionais de pão doce em forma de massa entrelaçada e de bonecos com cachimbo (Martinsbrezel/Weckmänner), enquanto os adultos degustam o vinho quente, característico do inverno (Glühwein).

Para entender mais sobre a celebração desta data na Alemanha, os alunos do clube de línguas  e das turmas de alemão extracurricular, assistiram a vídeos que contam a lenda de São Martinho (Martinsgeschichte), ouviram  a canção tradicional  Laterne, Laterne, Sonne, Mond und Sterne”  e realizaram trabalhos alusivos à data, que podem ser vistos numa pequena exposição na EB 2,3  de São Pedro do Mar. 

laterne Martinsgeschichte
Martinslied  8 m

 

Please publish modules in offcanvas position.