Durante o mês de maio, o projeto de Filosofia para crianças, leva pelas Escolas Básicas do Agrupamento uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 3º ano, no âmbito dos temas: Quem Sou Eu? (identidade e mudança) e Igualdade de Género. A exposição itinerante pode ser visitada, desde o dia 10 de maio, na Escola Básica da Abelheira e, para a semana, irá viajar até à Escola Básica da Fonte Santa, terminando a sua viagem, na última semana do mês, na Escola Básica de Quarteira.
Poderão ser vistas atividades finais que tiveram por base diferentes obras e histórias infantis: o "Camaleão Confuso", de Eric Carle (tradução de Hélder Rocha), "A Formiga Horripilante", de Liz Pichon, "Espelho" de Suzy Lee e "O Livro dos Porquinhos" de Anthony Browne.
Com as atividades desenvolvidas e o tratamento destes e de outros temas, as professoras dinamizadoras do projeto de Filosofia para crianças, visam fortalecer, para além da paixão pela leitura, capacidades de análise, síntese e espírito crítico, potenciar a comunicação e as capacidades lógicas, argumentativas e criativas.
Os trabalhos realizados nas aulas têm sempre como ponto de partida a história infantil que suscita o diálogo promotor da autoconfiança e autoestima dos alunos. Assim como atitudes e comportamentos eticamente responsáveis e esclarecidos, tendo em conta o nível etário e a maturidade das crianças.
As dinamizadoras do projeto agradecem a participação e o empenho dos alunos e a infinita dedicação e colaboração dos colegas do 1º ciclo, nomeadamente os professores: Alexandra Marquilhas, José Faísco, Maria Catarina Rodrigues, Maria Genoveva Varela, Marta Melo e Patrocínia Fonseca, sem os quais nada podia ser feito. Não esquecendo quem, nas escolas, nos disponibilizam pacientemente os espaços e o seu tempo para a montagem da exposição. A todos, o nosso sincero, muito obrigado.
Redação: Maria Isabel Marçalo
Revisão: Cátia Cabrito
Edição fotográfica: Cátia Cabrito
No âmbito do Projeto Eco-Escolas, os Professores do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria, Margarida Rodrigues e Ricardo Bernardo, foram convidados juntamente com um grupo de seis alunos, a criar ementas equilibradas, saudáveis, sustentáveis e saborosas, tendo como base a Dieta Mediterrânica. Os critérios deste desafio eram rigorosos, entre eles, estas ementas deveriam ser exequíveis em matéria de preço final, da disponibilidade local, do valor nutricional e da confeção em cantinas escolares.
As escolas E.B. 2, 3 de Quarteira e a Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres concorreram às Eco-Ementas, sendo selecionadas para a fase em que deveriam colocar em prática as suas ementas, ao vivo, perante um júri exigente. Os nossos alunos, venceram as provas regionais na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal em março e classificaram-se para as finais.
A 28 de abril, decorreram as Provas Finais ao vivo na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste – Caldas da Rainha, fazendo o nosso Agrupamento representar-se pelas duas escolas, mas desta vez a concurso no mesmo escalão – o Profissional (de maior dificuldade). A Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres conquistou a 1.ª posição e a E.B. 2, 3 de Quarteira classificou-se na honrosa 3.ª posição, deixando para trás grandes equipas em prova, tais como a da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão; a da Escola Profissional Amar Terra Verde – Vila Verde; a da Escola Profissional de Odemira; a equipa da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes; a da Escola Hotelaria e Turismo de Coimbra e a equipa da Escola Prof. Infante D. Henrique.
Parabéns às duas equipas de alunos que representaram as escolas do nosso Agrupamento bem como aos Professores que coordenaram e acompanharam todas as etapas destas atividades!
No dia 5 de maio celebrou-se o Dia Internacional da Língua Portuguesa, reconhecimento internacional que, decerto, nos deixará orgulhosos 🥰
A final decorre até dia 8 de maio.
Link para o projeto, na página do Clube Ciência Viva ESLA: http://cc.esla.edu.pt/
Os alunos do 5º,6º e 7º anos inseridos no projeto ALL INCLUDED estudaram e interpretaram “A Lenda da Moura Encantada de Salir". Este trabalho permitiu que os alunos estrangeiros contactassem com um pedaço de nós e da nossa identidade cultural e patrimonial. “As lendas são como o poeta popular António Aleixo diz serem as mentiras que trazem sempre à mistura, qualquer coisa de verdade. Todas elas retratam climas de encanto e magia, misturados com heroísmo e valentia. Isso faz-nos sentir bem, porque elas relatam histórias antigas de gente que em princípio nos deu o nome e por isso nos sentimos também heróis, centenas de anos depois.” Todos esses valores e imagética pictórica foram sendo cronologicamente transmitidos aos nossos alunos estrangeiros neste tipo de trabalho, aguçando-lhes o interesse e curiosidade não só pela língua como por uma cultura diferente, através do divertido “jogo” que é representar a identidade do país que os acolhe numa outra língua que não a sua. Parabéns aos alunos que tão entusiasticamente tentaram ultrapassar a barreira linguística, querendo sempre aprender mais e melhor a nossa Língua Portuguesa. Parabéns aos professores responsáveis que se uniram para ajudar/realizar este projeto tão desafiante e enriquecedor. Os Alunos intervenientes foram Nandini 6ºG (Narradora); Sofia 7ºH (Moura Encantada); Nicolas 7ºD ( Alcaide); Lea 6ºG ( Dom Gonçalo Peres); Michaela 5ºC (Dom Paio Peres); Mayckhendson 7ºH (soldado 1) e Alexandre 8ºC (soldado 2), Os professores responsáveis: Lia Lamarão (EV), Carla Gonçalves (TIC), Diana Silva (PORT), Maria Lúcia Gomes (PQLNM), Maria Meira (ET), Almiro Lemos (HIST) Sónia Aleixo (MAT). |
A Filosofia para Crianças aliada ao Cinema tende a desenvolver o pensamento crítico e filosófico da criança através dos filmes de animação e das curtas-metragens. As imagens, sons, cores e personagens levam os alunos a pensar de forma autónoma, incentivando à interrogação e à clarificação de conceitos. Neste sentido surge o programa de Filosofia com Cinema para Crianças.
As sessões decorreram durante o segundo período, nas seis turmas do 5ºano e foram dinamizadas pela educadora social do GAAF, Cátia Cabrito. No final do programa, as turmas e os respetivos diretores de turma foram desafiados a elaborarem um trabalho coletivo sobre as temáticas trabalhadas nas sessões.
Deste modo surge a exposição dos trabalhos de Filosofia com Cinema para Crianças que pode ser visitada na Escola Básica 2/3 de Quarteira.
Por fim, um agradecimento especial a todos os alunos e alunas do 5ºano pela participação, empenho, criatividade e por tornarem esta iniciativa possível, e também aos docentes do 5º ano: Ivo Faleiro, Eunice Carvalho, Sílvia Queimado, Diana Silva, Daniela Maia e Rute Santos, pela colaboração e disponibilidade.
Texto: Cátia Cabrito.