O projeto INTERACT, é um projeto de voluntariado, apoiado pelos Rotários (AIRC- Almancil International Rotary Club), tem sede na ESLA e já vai no seu 9º ano de funcionamento. É presidido por um aluno e tem a professora Lurdes Seidenstricker, como Conselheira (Interact Club Advisor). Devido à pandemia, muitas foram as atividades que tiveram de ser adiadas mas que este ano, felizmente, puderam ser levadas a cabo. São exemplo disso a recolha e doação de tampas (com os pontos de recolha espalhados pela escola, a ser melhorados este ano); recolha de 250 kg de ração animal em 3 lojas (Tibi, Intermarché e Jaffers),  que foram doados ao Canil de São Francisco de Assis, com o qual já têm colaborado em anos anteriores; celebração do dia de São Valentim, com venda de rosas, em colaboração com a Associação de Estudantes, tendo comprado alimentos com o dinheiro angariado, que entregaram ao projeto SOS Fome. Os membros do clube puderam voltar a fazer formação, participar em Congressos e encontros de clubes e colaboraram com os Rotários em atividades de solidariedade para ajudar pessoas necessitadas, como o Torneio de Golfe. Pelo empenho, participação e exemplo em iniciativas de benefício social, comunitário, de expressão de solidariedade na escola e na comunidade, foram propostos 10 alunos deste grupo para o prémio de valor.

Aqui vai a lista dos alunos propostos para quadro de valor que participaram ativamente no INTERACTlogo-interact.jpg

12C

Alexandre Protean

Ruben Pinto

Rafael Lobo

12E

Ivan Bazhan - atual Presidente

Barbara Raposo

Teresa Guerreiro

12F

Mariana Batalha

Norraylanne Breusin

12H1

Carina Botinas

Núria Lisboa
1

Nas aulas do 4º ano, ao discutir o problema “Porquê fazer o bem?”, adaptamos algumas das atividades propostas no livro “A Máquina dos Ses” de Peter Worley.

Começamos por analisar a experiência mental, proposta por Platão na “República”, “O anel de Giges”:

Imagina que encontras um anel que tem o poder de te tornar invisível. Com ele podias fazer o que quisesses e não serias apanhado nem castigado. O que farias se tivesses esse anel?

As respostas a esta questão foram entregues fechadas e de modo anónimo. Depois de misturadas foram registadas no quadro pelos alunos.

Neste contexto, analisamos e debatemos as opiniões dos alunos acerca das seguintes questões:

- O que deverias fazer com o anel da invisibilidade?

- Se soubesses que não ias ser apanhado, não seria errado fazer coisas más? Podias fazer o que te apetecesse?

A atividade final sobre este tema foi a seguinte:

Imagina que és um super-herói. Como seria o teu disfarce?

Que tipo de super-herói serias?

Que poderes terias?

Como poderiam ser usados esses poderes?

Como deveriam ser usados esses poderes?

Seguem-se alguns dos trabalhos realizados pelos alunos de diferentes turmas do 4º ano.

1 2  3 4 
 5  6 7  8
9   10 11  12 
13 14 15 16
17 18 19 20
21 22 23 24

Esta proposta de trabalho foi realizada com as turmas do 9º B, C, E, F e G, na disciplina de Educação Visual tendo tido como tema a Identidade Visual.

Os alunos tiveram de escolher uma marca e retratá-la graficamente num outro suporte, respeitando as cores, lettering e grafismo original.

Foram diversas as etapas que tiveram que percorrer: desde os primeiros esboços, estudos de cor/forma e composição gráfica.

De seguida distribuíram os elementos, tendo em conta a melhor maneira para proporcionar um equilíbrio com mais ou menos movimento, não esquecendo a importância dos espaços vazios ou brancos que proporcionam o arejamento dos produtos gráficos, pois são os “silêncios” que destacam os restantes elementos.

Por fim, e para chegar ao produto final, concluíram o trabalho, executando maquetas finais que estiveram em exposição na sala de Educação Visual.

Miguel Taxa

IMG 7685 IMG 7687 IMG 7688
IMG 7689 IMG 7691 IMG 7692

 

“Muros com vida” é uma atividade inserida no Projeto Eco-Escolas, que visa alertar e mobilizar toda a comunidade para a prevenção e inversão do processo de degradação dos ecossistemas, com repercussões nas alterações climáticas e na extinção de várias espécies.

A Escola Básica de Quarteira do 1.º ciclo abraçou o desafio com o propósito de promover um novo olhar sobre o seu recinto escolar, centrado na arte, sublinhando a importância da preservação/recuperação do ecossistema terrestre. Escolheu a Floresta e representou alguns animais e plantas da nossa região tais como o Bufo Real, a Bela dama, o Verdilhão, os Cogumelos, Marias, Hortênsias e Borboletas.

O resultado é fantástico e ficará à vista de toda a comunidade escolar. Sendo fruto de muito empenho e dedicação, deve ser enaltecido o trabalho da Coordenadora de Estabelecimento, Professora Dina Contreiras, das assistentes técnicas e operacionais Inês Sousa e Ana Maria Siva (inserindo esta atividade na Componente de Apoio à Família), da Professora Marta Melo (3.º D) e Professoras Vanessa Matias e Susana Mendes que pertencem às Atividades de Enriquecimento Curricular. Um agradecimento muito especial à Professora Vanda Vale que esteve desde o primeiro momento disponível para trabalhar a expressão artística, explorando o potencial criativo dos alunos e proporcionar novos espaços de partilha e convívio no nosso agrupamento nas diversas atividades ligadas a este Projeto.

Professora Sónia Pires

MurosComVida mini

No final do ano letivo, e com apenas um ano de língua, os alunos de 12º de Alemão, disciplina de opção fizeram apresentações orais a partir dum trabalho projeto intitulado "Eine Stadt im DACH" (Uma cidade num país de língua alemã), abordando aspetos culturais, gastronómicos, desportivos ou até metereológicos duma cidade à sua escolha. 
Foi uma atividade interdisciplinar de Alemão e Cidadania, no âmbito das temáticas Interculturalidade (Cidadania) e Landeskunde (Alemão). Os trabalhos podem ser consultados neste padlet. Viel Spaß!
 padlet

Vídeos de divulgação da disciplina de CineCiência. É o mesmo vídeo, mas com texto em português, inglês, russo e ucraniano.

Português Inglês
1 cineciencia 2 cineciencia
Russo Ucraniano
3 cineciencia 4 cineciencia

 

image 6483441  
À semelhança dos anos anteriores, foi atribuído o prémio de melhor aluno de alemão. O prémio para atribuição é enviado pelo Goethe Institut de Lisboa, no âmbito do projeto PEPA, rede de escolas piloto de alemão, da qual o nosso Agrupamento faz parte.
Desta vez o aluno contemplado foi o João Salvador Lopez, da turma A do 8° ano. 
Gratuliere, lieber João! Mach weiter! 

 

 

PRÉ-INSCRIÇÃO - Cursos Profissionais (2022/2023) - AQUI

PRÉ-INSCRIÇÃO - Cursos de Educação e Formação (2022/2023) - AQUI (link atualizado)

ESLA cartaz 2022 23

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

video4
video4
video4                                                              
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Please publish modules in offcanvas position.