Exposição: “Filosofia com Cinema para Crianças”

A Filosofia para Crianças aliada ao Cinema tende a desenvolver o pensamento crítico e filosófico da criança através dos filmes de animação e das curtas-metragens. As imagens, sons, cores e personagens levam os alunos a pensar de forma autónoma, incentivando à interrogação e à clarificação de conceitos. Neste sentido surge o programa de Filosofia com Cinema para Crianças.

As sessões decorreram durante o segundo período, nas seis turmas do 5ºano e foram dinamizadas pela educadora social do GAAF, Cátia Cabrito. No final do programa, as turmas e os respetivos diretores de turma foram desafiados a elaborarem um trabalho coletivo sobre as temáticas trabalhadas nas sessões.

Deste modo surge a exposição dos trabalhos de Filosofia com Cinema para Crianças que pode ser visitada na Escola Básica 2/3 de Quarteira.

Por fim, um agradecimento especial a todos os alunos e alunas do 5ºano pela participação, empenho, criatividade e por tornarem esta iniciativa possível, e também aos docentes do 5º ano: Ivo Faleiro, Eunice Carvalho, Sílvia Queimado, Diana Silva, Daniela Maia e Rute Santos, pela colaboração e disponibilidade.

Texto: Cátia Cabrito.

5A  5 B  5 D