Filosofia para crianças - 1.º ciclo

Durante o mês de maio, o projeto de Filosofia para crianças, leva pelas Escolas Básicas do Agrupamento uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 3º ano, no âmbito dos temas: Quem Sou Eu? (identidade e mudança) e Igualdade de Género. A exposição itinerante pode ser visitada, desde o dia 10 de maio, na Escola Básica da Abelheira e, para a semana, irá viajar até à Escola Básica da Fonte Santa, terminando a sua viagem, na última semana do mês, na Escola Básica de Quarteira.

Poderão ser vistas atividades finais que tiveram por base diferentes obras e histórias infantis: o "Camaleão Confuso", de Eric Carle (tradução de Hélder Rocha), "A Formiga Horripilante", de Liz Pichon, "Espelho" de Suzy Lee e "O Livro dos Porquinhos" de Anthony Browne.       

Com as atividades desenvolvidas e o tratamento destes e de outros temas, as professoras dinamizadoras do projeto de Filosofia para crianças, visam fortalecer, para além da paixão pela leitura, capacidades de análise, síntese e espírito crítico, potenciar a comunicação e as capacidades lógicas, argumentativas e criativas.

Os trabalhos realizados nas aulas têm sempre como ponto de partida a história infantil que suscita o diálogo promotor da autoconfiança e autoestima dos alunos. Assim como atitudes e comportamentos eticamente responsáveis e esclarecidos, tendo em conta o nível etário e a maturidade das crianças.

As dinamizadoras do projeto agradecem a participação e o empenho dos alunos e a infinita dedicação e colaboração dos colegas do 1º ciclo, nomeadamente os professores: Alexandra Marquilhas, José Faísco, Maria Catarina Rodrigues, Maria Genoveva Varela, Marta Melo e Patrocínia Fonseca, sem os quais nada podia ser feito. Não esquecendo quem, nas escolas, nos disponibilizam pacientemente os espaços e o seu tempo para a montagem da exposição. A todos, o nosso sincero, muito obrigado.

Redação: Maria Isabel Marçalo

Revisão: Cátia Cabrito

20220510 113112 20220510 113131 20220510 113208
20220510 113243 20220510 113340 20220510 113444
20220510 113511 20220510 113525 20220510 113533
20220510 113700 20220510 114129

 

 

Edição fotográfica: Cátia Cabrito

Please publish modules in offcanvas position.