O anel da invisibilidade

Nas aulas do 4º ano, ao discutir o problema “Porquê fazer o bem?”, adaptamos algumas das atividades propostas no livro “A Máquina dos Ses” de Peter Worley.

Começamos por analisar a experiência mental, proposta por Platão na “República”, “O anel de Giges”:

Imagina que encontras um anel que tem o poder de te tornar invisível. Com ele podias fazer o que quisesses e não serias apanhado nem castigado. O que farias se tivesses esse anel?

As respostas a esta questão foram entregues fechadas e de modo anónimo. Depois de misturadas foram registadas no quadro pelos alunos.

Neste contexto, analisamos e debatemos as opiniões dos alunos acerca das seguintes questões:

- O que deverias fazer com o anel da invisibilidade?

- Se soubesses que não ias ser apanhado, não seria errado fazer coisas más? Podias fazer o que te apetecesse?

A atividade final sobre este tema foi a seguinte:

Imagina que és um super-herói. Como seria o teu disfarce?

Que tipo de super-herói serias?

Que poderes terias?

Como poderiam ser usados esses poderes?

Como deveriam ser usados esses poderes?

Seguem-se alguns dos trabalhos realizados pelos alunos de diferentes turmas do 4º ano.

1 2  3 4
 5  6 7  8