Fevereiro 2022
|
KA201: All In School - Analysis- Leaded approach of Levels of Inclusivity in School to reduce early school leaving
Website: https://allinschool.eu/
|
No seguimento do Seminário All in School - Escola Inclusiva, realizou-se no passado dia 22 de fevereiro um workshop que pretende ser um espaço de reflexão e análise, cujo objetivo é a implementação de um inventário de perguntas para a produção final de um questionário, de forma a avaliar o nível de inclusão na escola. O objetivo foi recolher opiniões sobre o Inventário, analisando a sua correspondência com os objetivos do projeto educativo, a clareza da linguagem e terminologia, a sua consistência interna e a sua utilidade. Foram criados grupos de trabalho, nos quais participaram vários professores do agrupamento.
Durante o evento trabalhou-se com uma das ferramentas do projeto, o índice de inclusão. Este instrumento consiste numa ferramenta de referência europeia de diagnóstico e autoanálise das unidades orgânicas. O objetivo foi criar uma ferramenta conjunta de avaliação do nível de inclusão da escola.
O Workshop foi estruturado em três partes: 1ª Parte: Apresentação do Inventário de Questões; 2ª Parte: Grupos de trabalho para reflexão e avaliação de propostas de questões; 3ª Parte: Apresentação das reflexões em grupo e balanço final.
As conclusões serão apresentadas num relatório e permitirão redirecionar as ações e testar a validade dos resultados obtidos.
O workshop foi acreditado pelo Centro de Formação do Litoral à Serra, como ação de curta duração.
Agradecemos às colegas Dalila, Cátia e Felismina, que colaboraram no planeamento e na apresentação dos trabalhos no workshop, bem como aos colegas que participaram no mesmo.
Por Hugo Mártires