O mundo das Abelhas

image0No dia 20 de maio comemorou-se o Dia Mundial da Abelha, uma iniciativa da ONU que teve início em 2018 e que tem por objetivo sensibilizar a população sobre o papel essencial das abelhas e dos outros polinizadores para a saúde humana e do planeta, assim como sobre os muitos desafios e ameaças que estas espécies enfrentam.

Para comemorar o Dia Mundial das Abelhas, dia 20 de maio, os alunos do 6º ano organizaram a exposição "O Mundo das Abelhas". Este evento educativo foi o resultado de várias pesquisas e trabalhos práticos, onde os alunos exploraram a vida das abelhas e a sua importância vital para a Natureza.

A exposição contou com diversas maquetas e desenhos criativos que retrataram o trabalho das abelhas, a estrutura de uma colmeia, as várias fases da vida das abelhas, e cartazes informativos que explicavam o papel crucial das abelhas na polinização e na manutenção da biodiversidade. Na exposição estiveram presentes duas colmeias de abelhões utilizadas na agricultura, uma colmeia “viva” e uma colmeia inativa que permitiu a observação da sua constituição.

image0 1 image1 image1 1 image2

Além de destacar a beleza e a complexidade do mundo das abelhas, os trabalhos também abordaram as diversas ameaças que estas enfrentam nos dias de hoje, como o uso excessivo de pesticidas, a perda de habitat, as espécies invasoras predadoras, a poluição e as alterações climáticas. Os alunos enfatizaram a importância das abelhas para a sustentabilidade do planeta, lembrando a todos que mais de um terço dos alimentos que consumimos depende da polinização realizada por abelhas e outros polinizadores.

image2 1 image3 image5 image6

A exposição "O Mundo das Abelhas" não só educou e encantou os visitantes, como também reforçou a consciência sobre a necessidade de proteger estes insetos indispensáveis para o equilíbrio dos ecossistemas.

Cláudia Melo