Os bicharocos da ribeira

Bicharocos 1No passado dia 14 de Outubro, as turmas 11ºB e 11ºB1 foram a Loulé, mais especificamente Bicharocos 3à Ribeira do Cadouço, para participar na actividade de voluntariado ambiental “Os Bicharocos da Ribeira!”, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

Tendo como pano de fundo a histórica via romana de Loulé, percorremos a estrada ao longo da ribeira do Cadouço até chegar ao local onde nos esperavam dois técnicos do Centro Ambiental da Câmara Municipal de Loulé. De galochas prontas, rede e outros acessórios, iniciámos a recolha de animais, nomeadamente pequenos seres como larvas e insetos, do leito da ribeira, para posterior identificação e contabilização. Deste modo, podemos aferir a qualidade da água deste local bem como a diversidade ambiental aqui existente. Vimos libelinhas e libélulas assim como as suas larvas que podem viver neste estado até dois anos, imagine-se! E ainda encontrámos sanguessugas, mas não daquelas dos filmes; estas somente se agarram às rochas para não serem arrastadas pelas correntes.

Podemos ainda ver a ponte romana que data, pelo menos à época medieval, e fazia parte Bicharocos_5.jpgda via que ligava Faro a esta cidade (Loulé), bem como a cascata que assim que descemos até à sua base nos deslumbra, não só pela beleza natural mas pela surpresa de naquele recôndito lugar surgir uma imponente queda de água.

Regressámos mais sábios, mais conscientes e seguramente mais conhecedores do meio que nos rodeia e da importância dos nossos recursos hídricos.Bicharocos 6

Podem seguir o Centro Ambiental e as atividades desenvolvidas em:

https://www.facebook.com/cambientaloule/

ou https://www.instagram.com/centroambiental_loule/

Ercília Ramos (Professora de Inglês e Cidadania e Desenvolvimento)

Please publish modules in offcanvas position.