Oficina de Arte "Explosão de Cor”

5

No passado dia 10 e 11 de abril, a Oficina de Arte "Explosão de Cor”, pela companhia KBB -Kind of Black Box, levou aos alunos da Escola Eb 2/3 São Pedro do Mar do Agrupamento de escolas Dra. Laura Ayres, das turmas do ALLIncluded do 2º ciclo e o 3ºCiclo com o 8ºB, 7ºC  e 6ºC  uma aventura artística inesquecível.1

A iniciativa, apresentada pelo Cine Teatro Louletano no âmbito do Plano Nacional das Artes, em colaboração com o Departamento de Educação da Câmara Municipal de Loulé, visou transformar uma parede exterior da escola numa tela gigante.

A missão era clara:

Pintar um mural vibrante e original que representasse a visão dos alunos sobre o mundo, perante a data comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril;

Desenvolver novas habilidades artísticas e técnicas de pintura;

Colaborar em equipa e fortalecer o espírito de união dos envolvidos.

2A equipa da organização e acompanhamento das atividades contou com a 3.pngparticipação de vários artistas, destacando-se o artista plástico Élsio Menau, que atua na linha de trabalho da StreetArt: Pintura mural, desenho e instalação. Um dos fundadores do coletivo de artistas Policromia de Quarteira.

O processo da atividade iniciou-se numa carrinha preparada para o efeito, onde houve, previamente, uma sessão de esclarecimento sobre a Revolução do 25 de Abril de 1974 pelo ator Tobias. De seguida foi apresentado um pequeno filme sobre a temática “A Revolução do 25 de abril de 1974”, seguido de um debate moderado pelo já referido ator. Posteriormente, os alunos dividiram-se em grupos e realizaram estudos e elaboraram os esboços sobre as suas ideias/expectativas do que ouviram.

4Com a valiosa colaboração do artista Élsio Menau, os esboços foram tomando corpo na parede escolhida.

A explosão de ideias culminou num momento fantástico de fusão entre as várias turmas e o artista Élsio Menau.

O projeto final resultou num mural fantástico, criativo e muito emblemático alusivo aos 50 anos do 25 de abril.

Os alunos das turmas 11º B e 12º A, fizeram uma visita na 5ª feira de manhã à Escola São Pedro do Mar e tiveram uma conversa com os organizadores e com o artista Élsio Menau. Tiveram ainda a oportunidade de darem o seu contributo a convite do ator e do artista.

Foram projetadas ideias de esperança, multiculturalidade, respeito, amor, solidariedade numa linguagem que é universal: A Arte!

Um agradecimento muito especial a toda a equipa que ajudou a materializar esta iniciativa e que nos acolheu com muita simpatia e ARTE.

Fica o convite…

Registo fotográfico do processo….