"Palavras com História" - Cátia Montes, Educadora Social de etnia cigana

No final da primeira semana do mês de março, "Palavras com História" - histórias (con) Vida, levou à escola, Cátia Montes, Educadora Social de etnia cigana. Cátia foi exemplarmente ouvida por uma plateia de jovens que "beberam" cada uma das suas palavras sobre o tema "Sou cigana e depois?".
A palestra começou numa mistura de verdades e mentiras que os alunos tiveram de descodificar, dando início a uma interação constante entre a palestrante e a plateia.
Assistiram-se assim a momentos de descontração, reflexão e consternação, nomeadamente sobre situações vividas por Cátia no mundo do trabalho pela sua condição cultural e social. Cátia tem orgulho em ser cigana, mas tem  ainda mais  orgulho em ter conseguido sob condições adversas impostas por uma sociedade injusta e tantas vezes "cega"  formar-se numa área que considera a ideal para ela, o social, o poder com a sua perseverança, mudar preconceitos sobre a comunidade cigana, daí assumir-se como ativista, defensora dos direitos dos ciganos. Há muito ainda a fazer para a inclusão dos ciganos nas escolas. O agrupamento de escolas Dra. Laura Ayres é um dos bons exemplos dessa inclusão, mas também é preciso que as comunidades ciganas a aceitem e vejam nestas instituições uma mais valia  para o futuro dos seus jovens. Cátia desconstruiu mitos, apelou ao respeito que devemos ter uns pelos outros.
A plateia manteve-se uma hora e meia, sem fadiga e com vontade que o tempo não passasse.
Obrigada, Cátia.
 Maria Fael