Mákina de Cena

Makina de Cena mOs alunos embarcaram numa viagem inspiradora pela liberdade com os atores residentes da companhia de teatro “Mákina de Cena” inserido no Plano Nacional das Artes. As turmas do 8ºG e do AllIncluded (artes plásticas e artes performativas/teatro) do 2º/3ºciclos mergulharam em temas como tolerância, empatia e liberdade, explorando-os através de diferentes atividades criativas. A partir de fotografias sobre liberdade, multiculturalidade e amizade, os alunos  transformaram-se  em estátuas vivas, recriando os momentos retratados. Com criatividade, imaginaram o antes, o durante e o depois de cada imagem, dando vida à história por trás delas.

Nas atividades subsequentes os alunos foram atores muito interventivos no jogo "O futuro Presidente é...", os alunos defenderam os seus pares num debate construtivo, aprendendo sobre confiança, autoconhecimento e a importância de ouvir o outro.

As atividades foram um sucesso, surpreendendo alunos e professores com a criatividade, o entusiasmo e a reflexão gerada.

A colaboração dos artistas residentes da “Mákina de Cena” são uma mais valia/parceria que enriquece a educação. As terças-feiras na escola Básica tornaram-se dias de partilha e aprendizagem, com os artistas residentes da companhia de teatro “Mákina de Cena” proporcionando experiências únicas e enriquecedoras para os alunos. As atividades  conectam-se com a comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, incentivando os alunos a refletir sobre a importância da liberdade e da democracia. Os artistas e os professores convidam a que todos participem dessa jornada pela liberdade, valorizando a arte como ferramenta de transformação social. “Teatro que educa, emociona e inspira!”

Eis alguns “rebuçados fotográficos” que seguem em anexo e que refletem apenas um pouco dos momentos vividos com as turmas envolvidas em paralelo com os artistas residentes da companhia “Mákina de Cena”, inserido no Plano Nacional das Artes.

p/Equipa do Plano Nacional das Artes do Agrupamento Dra Laura Ayres