"Set Up Your Future"

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Apresentação de Projeto

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Temática

Como sabemos, os jovens de hoje serão obrigados a mudar de profissão mesmo algumas vezes na sua vida, devido a constantes mudanças de mercado. É por isso que têm de ser flexíveis. De acordo com a Estratégia de Lisboa (estabelecida no início do ano 2000), a Europa deve priorizar o conhecimento e a inovação, promover uma cultura mais empreendedora e adotar atitudes e valores culturais favoráveis à capacidade e iniciativa para a realização de negócios. Analisando as necessidades de todas as escolas parceiras, acreditamos que este projeto ajudará os alunos a desenvolver as competências básicas necessárias para os seus desafios e objetivos futuros e talento empresarial.

Ser empreendedor é uma competência valiosa para os cidadãos da UE, tanto para o seu desenvolvimento pessoal como profissional. A educação para o empreendedorismo desempenha um papel fundamental na competitividade da Europa e no crescimento contínuo da economia europeia. A promoção do empreendedorismo na educação como competência-chave incentiva os cidadãos da UE a serem empreendedores e a formularem soluções inovadoras para os problemas sociais e para a conceção de produtos de valor socioeconómico acrescido.

Este projeto surgiu derivado de duas problemáticas principais, sendo a primeira a taxa de desemprego e a segunda, a evolução do mundo do trabalho e as suas exigências no presente.

Relativamente à primeira problemática, um novo relatório constata que a taxa de desemprego mundial baixou para 5%, o nível mais baixo desde a crise económica global de 2008. A Organização Internacional do Trabalho informa, no entanto, que os postos de trabalho criados são empregos de má qualidade que mantêm a maioria dos trabalhadores do mundo atolados na pobreza.

Quanto à segunda problemática enunciada, hoje é claro que a tecnologia está a mover-se a um ritmo cada vez mais rápido, com todas as facetas das nossas vidas agora ligadas intrinsecamente aos microchips de uma forma ou de outra. Embora tudo isto possa surgir em nome do progresso, está também a ter um efeito negativo em muitas carreiras tradicionais, que se estão a tornar cada vez mais automatizadas. Por isso, é importante evitar a escolha de uma indústria constituída por empregos com tendência a desaparecer. Já há sinais de alerta. Um estudo recente da Fundação para Jovens Australianos (FYA) concluiu que quase 60% dos jovens do país estão atualmente a formar carreiras que serão de dois terços automatizadas nos próximos 10 a 15 anos. É um enorme desperdício de competências e um desinvestimento pessoal.

Queremos que os nossos alunos estejam preparados para enfrentar os novos desafios decorrentes do progresso tecnológico, e por isso, graças a este projeto, tentamos ajudá-los a criar o seu futuro, tal como o autor Martin Ford recomenda a prossecução de uma carreira num dos 3 grupos seguintes: Empregos Criativos, Empregos Baseados em Relacionamentos e Empregos Imprevisíveis.

 

Objetivos

A abordagem seguida no projeto, centra-se na promoção de competências-chave através do i) proporcionar educação, formação e aprendizagem de alta qualidade para todos; ii) apoiar o pessoal educativo na implementação de abordagens de ensino e aprendizagem baseadas em competências; iii) incentivar uma variedade de abordagens e contextos de aprendizagem para a aprendizagem contínua; e iv) explorar abordagens para avaliar e validar competências-chave.

O projeto tem definidos os seguintes objetivos:

  • Encontrar soluções para as questões sociais, culturais ou ambientais através do empreendedorismo social.
  • Desenvolver a capacidade empreendedora dos nossos alunos através da criação de uma Empresa Social Internacional
  • Identificar o papel do fator humano na Empresa Social.
  • Saber quais os documentos necessários para o comércio internacional e para estar atento aos valores éticos.
  • Para evitar que os grupos sociais, culturais e financeiros desfavorecidos sejam privados do seu direito de aprender, evitar ou reduzir o absentismo, e abandonar a escola.
  • Aumentar o conhecimento das competências digitais.
  • Melhorar e desenvolver as diferentes competências de comunicação em inglês.
  • Fazer uma comunidade multicultural e desenvolver a capacidade de trabalho em equipa...

Para alem disso pretende também:

  • Dar aos alunos a oportunidade de aprenderem como fazer negócios num ambiente internacional, aumentar a consciencialização dos alunos a nível internacional, bem como educá-los sobre os conhecimentos básicos da gestão, criar uma empresa, trabalhar com sucesso nos mercados internacionais.
  • Envolver os alunos de forma criativa e inovadora para aprender sobre as implicações práticas e possibilidades de estar envolvido em todos os aspetos do negócio, marketing e venda de produtos, para lhes dar a oportunidade de serem criativos e inovadores usando as suas próprias ideias.
  • Ajudar os alunos a aprender os vários graus a que uma empresa deve passar para produzir um produto, ou como criar um CV e candidatar-se a um emprego a nível internacional.
  • Aumentar a confiança e as capacidades de apresentação dos alunos.
  • Oferecer a oportunidade de criar laços entre estudantes de diferentes países através de intercâmbios.
  • Ganhar confiança em falar e aprender inglês, bem como aprender a trabalhar em ambientes multilíngues.
  • Desenvolver competências tecnológicas dos alunos, utilizando técnicas de marketing digital modernas e inovadoras.

 

Atividades

O projeto tem dois tipos de atividades: i) atividades realizadas em 6 países com um total de 120, com 20 atividades por país durante 5 dias de trabalho colaborativo; ii) atividades locais, onde os grupos de alunos nas escolas parceiras realizarão atividades que serão enviadas para a plataforma etwinning e Twinspace partilhando-as com os restantes alunos envolvidos no projeto noutros países.

O projeto irá concretizar as seguintes atividades na fase de preparação;

  • Comunicar a ideia do projeto aos alunos e professores das escolas envolvidas;
  • Identificar a necessidade de fazer este projeto de acordo com a realidade escolar local;
  • Selecionar os parceiros e assegurar os recursos humanos disponíveis para o projeto,
  • Estabelecer planos para a implementação, monitorização, avaliação e divulgação do projeto.
  • Partilhar as ideias sobre o empreendedorismo e carreiras futuras determinadas pelo âmbito do projeto e fazer um anúncio de preparação sobre estes temas.
  • Coordenação com as organizações envolvidas.

Todas as escolas parceiras irão organizar atividades sobre as temáticas do projeto, tais como:

  • exposições internacionais,
  • intercâmbio de grupos de alunos,
  • reuniões transnacionais,
  • videoconferências,

 

Resultados esperados

Como resultado, queremos que os nossos alunos estejam plenamente conscientes de que podem criar o seu futuro desenvolvendo as suas competências, pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração entre redes, agilidade e adaptabilidade, iniciativa e empreendedorismo, comunicação oral e escrita eficaz, acesso e análise de informação, curiosidade e imaginação.

Graças a este projeto, como o autor Martin Ford refere, espera-se que os alunos possam prosseguir uma carreira num dos 3 grupos seguintes: i)Empregos Criativos; ii)Empregos Baseados em Relacionamentos; e iii)Empregos Imprevisíveis.

No final, este projeto ajudará a promover uma mentalidade empresarial entre os cidadãos, empresas e organizações dos países parceiros, que é um objetivo político fundamental para a UE e os seus Estados-Membros.

Intercâmbios

Os intercâmbios de alunos e/ou professores (Short-term exchanges of groups of pupils) irão decorrer ao longo do projeto de acordo com o calendário previsto apresentado na tabela seguinte:

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Localização das escolas parceiras   

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