Percursos que contam no AlgarMat 23

Um projeto concretizado no ano letivo de 2022/2023, em parceria com o Clube de Ciência Viva do Algarve e do agrupamento de escolas Dra. Laura Ayres, com a Associação de Professores de Matemática (Núcleo do Algarve) e com a Junta de freguesia de Quarteira, com o intuito de se construir um guia turístico pedestre para a cidade de Quarteira, para famílias nacionais e estrangeiras. Coordenado pela professora Nélida Filipe e sob a égide da professora Susana Fernandes da UALG, este projeto envolveu um conjunto de professores que proficuamente colaborou e entusiasmou as suas turmas a fazer parte do mesmo, envolvendo, deste modo, a comunidade educativa e algumas entidades externas. Foram trabalhados os patrimónios histórico, social e natural em articulação com as disciplinas de Matemática, História, Português, Biologia, Cidadania e Desenvolvimento, entre outras de igual relevância.

Dialogicamente, os alunos consolidaram: a pesquisa e aquisição de informação e conhecimento; a colaboração com outros; o envolvimento em tarefas de síntese, de planificação, de revisão e de monitorização; o desenvolvimento da criatividade, o aprofundamento do pensamento crítico, analítico e matemático e a assunção de responsabilidades adequadas ao que lhes foi pedido. Estas competências permitiram-lhes, igualmente, explorar a parte da cidade velha de Quarteira, fazer a apologia dos pequenos detalhes que encontraram pelo caminho, despertando a curiosidade de quem se aventura, ou seja, a sua própria curiosidade partilhada no famigerado roteiro final deste projeto.

A concretização profícua deste projeto, subjacentemente as articulações inter e transdisciplinares, as parcerias com algumas entidades externas e o envolvimento significativo da comunidade educativa, culminaram na apresentação do relato desta experiência, protagonizado pelas professoras Nélida Filipe, Inês Aguiar e Diana Santos, no AlgarMat 23, no Encontro Regional dos Professores de Matemática, realizado na escola secundária Pinheiro e Rosa, no dia 16 de setembro.

Professoras Nélida Filipe e Inês Aguiar

WhatsApp Image 2023 09 16 at 15.11.23 WhatsApp Image 2023 10 16 at 21.02.31